Metamaterial para uniformes de super-heróis

Por , em 22.09.2008

Se você é um aspirante a super-herói vai considerar este material para o seu super uniforme.

O d3o é um metamaterial ou material de moléculas inteligentes — um composto químico que se comporta de maneira oposta do esperado — que é ainda mais flexível do que a massinha de modelar utilizada pelas crianças quando manipulado.

Mas quando sofre uma pancada o d3o endurece como pedra instantaneamente.

A flexibilidade do material permite que ele seja utilizado em roupas flexíveis para esportes de risco, pois dá muita liberdade de movimentos a quem o veste, pela sua característica fluídica quando não está sob pressão. Mas quando ocorre um choque contra qualquer superfície o d3o absorve o impacto ao endurecer em microssegundos para evitar ferimentos.

Vários fabricantes de artigos esportivos já estão interessados no material. Ele também é utilizado maletas de notebooks e capas para dispositivos portáteis. Capulet, um fabricante de sapatilhas de ballet de 300 anos, redesenhou seus calçados para incluir o d3o para ajudar na absorção de choques. A Puma está vendendo uma bola de futebol com o material e muitos outros produtos já estão disponíveis, mas nenhum varejista no Brasil parece estar comercializando produtos com o novo composto.

Ao lado você pode observar uma animação que mostra como este material se comporta quando está em repouso e logo que é submetido a uma pancada, criando pontes resistentes entre as moléculas. [d3o]

Uma entrevista com o inventor, com muitas (e fortes) ‘pazadas’

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

9 comentários

  • Habuhabi:

    achei tb legal

    http://www.youtube.com/watch?v=2o_xZJRkpv4

  • Gabriel:

    Será que fazem customizado com o design que pedirmos?

    aoauhao
    O que vai ter de gente pedindo emblemas de super-herois mesmo…
    Concatena esse traje com reforços de kevlar em pontos vitais como o peito e outros pqnos pontos de maior impacto como o cotovelo e o cara tem praticamente o traje do Bruce Wayne…
    Só não vale querer ficar como os Changeman! :p

  • mauricio alves:

    eu quero um destes, o q posso fazer para adquirir um?

  • mauricio alves:

    e uma das invençoes mais incriveis que ja vi .gostaria de saber como ou o que fazer para adquirir um fato completo com luvas e capus(para a cabeça),quero tambem saber quanto pode custar o kit (em dolares)e mais uma coisa,este fato pode um dia ser anti-bala?

  • Takeshi:

    Impressionante, eu já tinha visto isso no discovery uma vez. Que se não me engano colocaram na joelheira de um skatista e ele testou caindo tal muito legal.

    Isso é o verdadeiro para-choques.

    Acho que parar balas não para mas contra agressão deve ser a maior armadura mesmo.

  • Denis Lima:

    Cara, que doideira!

    Quero uma roupa dessa pra mim.

  • Eduardo:

    Seria interessante q o material absorvesse o impacto de uma bala… os policiais ficariam menos vulneráveis a ataques de bandidos… se bem que estes últimos também seriam beneficiados né… kkkkkkkkkk…

  • Andrew:

    Provavelmente eh alguma coisa baseada naquele fluido nao-newtoniano (aquela experiencia de agua com maizena que tem aparencia liquida mas se comporta como solido quando existe uma força externa), bem interessante…. mas essas noticias geralmente soh servem pra iludir a gente, afinal, se isso chegar por aqui, vai custar o olho da cara…

  • BrunoA:

    Realmente impressionante.
    Já tinha visto propriedas parecidas antes, mas nenhuma tão eficaz assim.

Deixe seu comentário!