Os Homens de Ferro da vida real (com vídeos)

Por , em 21.04.2008
Homem de Ferro e os super-exoesqueletos da vida real

“Iron Man” ou “O Homem de Ferro”, título em português, é um novo filme da Marvel Studios que irá estrear em algumas semanas nos cinemas. No filme, um homem de negócios genial inventa uma espécie de armadura com uma força extraordinária. Em todo o mundo, as pessoas que têm visto os trailers se perguntam “Quando surgirá o primeiro Homem de Ferro da vida real?”

Comparação entre o HAL (esquerda), o Sarcos e ficcional Homem de Ferro (centro)

Bem, fãs de exoesqueletos, nós temas alguns candidatos que já estão se esquentando.

O exoesqueleto Sarcos XOS é um dispositivo impressionante. O equipamento permite que o usuário levante uma quantidade infindável de peso; 500 flexões com cem quilos são para ele tão fáceis como é para nós carregar uma sacola de compras do carro até a cozinha de casa. O usuário do equipamento sente apenas um décimo do peso total sendo levantado. Levantar e mover recipientes de 30 kg é igualmente fácil.

O Orkut pode ajudar a encontrar emprego?

Como ele funciona? A máquina segue os movimentos do usuário copiando seu comportamento milhares de vezes por segundo. Um computador integrado faz o monitoramento e amplifica a força do usuário com o exoesqueleto robótico. Isso permite até que ele carregue um míssil em um avião. Os cientistas estão prevendo que, no futuro, poderão torná-lo autônomo no instante que o soldado sair de dentro dele, transformando-o em um robô… Continue lendo e assista ao Sarcos em ação…

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

14 comentários

  • Dinho Fonseca:

    Realmente é muito interessante essa matéria, mas ainda acho que há um longo caminho a se percorer. na realidade, ambos os trajes ainda são muito feios e desajeitados… mas quem sabe futuramente consigam fazer algo mais ergonômico e esteticamente mais apelativo. Eu nunca usaria nenhum desses dois trajes horrorosos, mas com modelos mais refinados, aí eu começaria a pensar a respeito…

  • tiago:

    queria os reais projetos

  • Athos:

    O ser humano só pensa em maldades mesmo…já colocaram uma imagem do esquipamento com uma pessoa com uma arma!

    Lembrei do filme MATRIX REVOLUTIONS ,eles utilizam uma maquina parecida com estas para evitar a destruição de ZION pelas sentinelas.

    O foda é se um cara desse ficar bravo com o chefe, ” e agora quem podera me defender”…já era!

    • rogerio727:

      não é maldade, é questão de sobrevivência. O ser humano precisa se defender desde que saiu das cavernas. Hoje em dia eu ando armado porque o Estado não me fornece segurança alguma.

  • Wanderson:

    O dos Japas parece ser mais legal e o objetivo também.

    Tudo que é bom em tecnologia vem do oriente.

  • ramires neto:

    olha eu aqui logo logo

  • Neto:

    hum… será que minha mãe vai me dar um desses de presente?

  • Dsuisso:

    Mto boa a materia !

    Excelente !

  • Rodolfo:

    Interessante q os americanos já querem carregar mísseis…….enquanto os japas desejam ajudar pessoas com problemas físicos………rsrsrsrs

  • hermano:

    Vou comprar um. Espetacular!

  • NELSON A.D.:

    Uma boa matéria de se ler e por conseguinte de se aprender. Gostaria de fazer um apelo aos tecnocientistas que quando tiverem mais matérias de qualquer tema e susgestão o favor de me enviar para o seguinte Email: nelsondumbo@hotmail.com.

  • Ignácio:

    Não é difícil imaginar que existirão travas e dispositivos de segurança para essa hipótese… o Exoesqueleto poderia endurecer, por exemplo, na hipótese da maquina travar o que evitaria que o peso levantado caia sobre a pessoa, ou mesmo no caso do descontrole provavelmente existiria uma forma de acionar um desligamento de emergência. Pelo menos é o que eu imagino…

  • EDSON:

    Imagine se o exo-esqueleto se descontrola… mata o sujeito no traje. A não ser, é claro que ele somente funcione a partir dos movimentos humanos…

  • EDSON:

    Muito interessante, porém, indago sobre a segurança do aparelho. Imagine se o sujeito está erguendo um grande peso, por exemplo, três ou cinco vezes, o seu próprio peso e o equipamento falhar. Pode causar um sério acidente…

    Ou a máquina trava? Neste caso, o acidente pode acontecer também…

Deixe seu comentário!