Meteoro é observado por telescópio e atinge a Terra em seguida

Por , em 2.07.2019

Um meteoroide do tamanho de uma geladeira foi identificado por telescópios do Havaí no sábado (29) às 18h30 (horário de Brasília), momentos antes de entrar na atmosfera da Terra e se transformar em uma bola de fogo. Isso aconteceu sobre a região sul de Porto Rico.

O astrônomo Peter Brown da Universidade Western (Canadá) afirmou que o impacto foi equivalente à explosão de 4,5 mil toneladas de TNT.

A rocha foi chamada de 2019 MO. De acordo com a NASA, nossa atmosfera só é atingida uma vez por ano por um meteoro deste tamanho ou maior. O mais interessante sobre o 2019 MO, porém, é que ele foi observado por telescópios antes de entrar na atmosfera. Isso só aconteceu quatro vezes na história, de acordo com o astrônomo amador Ernesto Guido.

As outras três vezes foram observadas nos últimos 12 anos. Isso não significa que houve um aumento de meteoros na Terra nos últimos anos, e sim que tem acontecido um grande avanço na tecnologia dos equipamentos de astrônomos, que permite estas visualizações. [CNET]