Mineiros presos no Chile vão receber PSPs para “escapar à realidade”

Por , em 31.08.2010

Ontem mesmo, publicamos uma matéria expondo o drama dos mineiros no Chile, presos debaixo da terra, sem poder sair, e que devem passar mais de três meses lá até que possam ser resgatados. Levando em conta o tédio que deve ser ficar lá por cem dias sem nada fazer, a equipe de resgate resolveu dar uma alegria aos trabalhadores: estão fornecendo PSPs (aqueles pequenos aparelhos da Sony que funcionam como mini-computadores, tendo música, livros virtuais, videogames, etc.) para o pessoal lá de baixo.

Os aparelhos chegam às mãos dos mineiros através de uma sonda, que corre através de um duto com menos de 10 cm de diâmetro (o duto que está sendo cavado para resgatá-los terá pouco menos que um metro de diâmetro), pelo qual eles estão recebendo água, comida e outros suprimentos básicos.

Não é novidade que o ócio contínuo, ainda mais em um lugar fechado, relativamente escuro e cheio de homens (são 33 trabalhadores de mina – um boliviano e os demais chilenos – sem nenhuma mulher, obviamente), pode ser mais nocivo e perigoso do que se imagina. Por essa razão, as pequenas máquinas PSP fornecem uma ampla gama de distrações. No caso dos videogames, a mais curiosa: o jogo deve ajudar os mineiros a escapar à realidade.

E convenhamos: quando a realidade se trata de estar preso em uma mina de cobre por mais de três meses, qualquer panorama de vida que o videogame oferecer vai parecer mais agradável. [Daily Tech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

16 comentários

  • MATEUS:

    SOU MOCAMBICANO SINTO MUITO DO SUCEDIDO MAS DESEJO MUITA FORCA TANTO A FAMILIA ASSIM COMO OS PROPRIOS MINEIROS. FORCA MAS MUITA FORA

  • LUIZ MARIO A.ROGRIGUES:

    Será que há como enviar uma mulher para esses mineiros por esse duto?

  • Manuel Bravo:

    Na realidade é um duro jogo entre a certeza de sair e a incerteza, só de pensar nisso já é dolorozo.

  • Pablo Praxedes:

    Vai ser muito bom para eles, eles merecem todo apoio agora e ainda mais quando todos tiverem de volta ah nós!

  • Ananias:

    Desde que os PSPs não disponham jogos que contenham mineração blz! :p
    Mais falando serio tiveram uma boa ideia a equipe de resgate!

  • Davvi:

    e se eles forem nintendistas?

  • Jin:

    Vão transformar mineiros em nerds? Duvido. A não ser que o aparelho venha recheado de pornografia, não terá utilidade pra eles. Pode ser que escutem uma musiquinha…

  • comentarista:

    Para amenizar o problema de falta de mulheres, seria aconselhável distribuir bonecas infláveis.
    Brincadeiras aparte, espero que eles consigam sair o mais rápido possível.

  • Laboceta:

    se eles descobrirem que ficarão presos embaixo da terra até o ano que vem… acho que vão ficar perturbados e começar a matar uns aos outros, muitas brigas… então boa ideia o Play Station pra eles, pois assim eles se matam no jogo que não surte efeito na vida real!

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Concordo com o Hedeson. Não se sabe o efeito que teria se os mineiros tivessem informações sobre sua situação, apesar de eu achar que eles sabem mas a longo prazo não se sabe os efeitos que isto poderia ter.
    Por exemplo, poderia ter alguns que manteriam o otimismo, centrados e focados na sobrevivência – outros, ao contrário, poderiam desenvolver uam forte ansiedade, pela proximidade da hora do resgate. Manter esta situação sob controle, num ambiente confinado, é complicado mas torçamos para que tudo dê certo !
    Abraços a todos !
    🙂

  • Hedeson:

    Artur: Energia acabar? Eles não estão no escuro lembra? Tem energia lá! Cesar: Eu também preferiria, internet e tudo mais, porém o problema é passar pelo cano, 10cm, depois, eles teriam conhecimento da situação deles próprios, será que isso faria ser mais tolerável os meses que virão?
    Acho que o video game foi brilhante no meu ponto de vista.

  • LUNA:

    é muito triste o que eles estão passando, a dificuldade de chegar até eles é muito grande. Se eles conseguirem sobreviver por esses 4 meses, ainda é grande o risco de não serem resgatados. Sem contar o risco de contaminação e doenças, a falta da luz solar gera carência de vitamina d, eles tem que conviver com o mal cheiro(dos excrementos, mesmo enterrando-os),o calor, ar rarefeito e abafado. Se alguém morrer, tem que ser enterrado imediatamente. É PRATICAMENTE impossível sobreviver.

  • Cesar:

    Eu preferiria um notebook ou netbook e conexão com a Internet.

  • Eduardo:

    Show de bola! Alguém já contou pra eles que só vão sair de lá no fim do ano se tudo der certo?

  • Artur:

    O problema vai ser quando a bateria acabar 🙂

  • gelrisjs:

    Daqui a pouco eles não vai mais querer sair…

Deixe seu comentário!