Misterioso castelo antigo é encontrado no fundo de um lago na Turquia

Por , em 23.11.2017

Arqueólogos da Universidade Yüzüncü Yil encontraram um castelo de 3 mil anos escondido no fundo do Lago Van, na Turquia, centenas de metros abaixo da superfície.

A descoberta incrível foi preservada dentro do lago em uma qualidade surpreendente. O castelo abrange cerca de um quilometro, com paredes de até 3 ou 4 metros, mantidas em boas condições pelas águas alcalinas turcas.

Urartu

Os pesquisadores, liderados por Tahsin Ceylan, acreditam que a construção é uma relíquia da civilização Urartu, da Idade do Ferro, também chamada de Reino de Van, que prosperou na região dos séculos IX a VI aC.

O nível de água do lago flutuou de forma bastante dramática ao longo dos milênios, e os cientistas acreditam que era muito menor no auge da sociedade urartiana do que é hoje, aumentando lentamente ao longo do tempo até cobri-la parcialmente.

Os arqueólogos, inclusive, estão estudando outras partes do antigo assentamento, mesmo acima da linha da costa atual.

“Muitas civilizações e pessoas se instalaram em torno do Lago Van”, disse Ceylan. “Eles chamavam o lago de ‘mar superior’ e acreditavam que ele tinha muitas coisas misteriosas. Com esta crença em mente, estamos trabalhando para revelar seus ‘segredos’”.

Mistérios de Van

A equipe ainda não conseguiu verificar quão profundamente as paredes do castelo estão enterradas sob o sedimento no lago, e mais trabalho de campo será necessário para aprender mais sobre a estrutura, e as pessoas que viviam dentro dela.

No ano passado, a equipe de pesquisa também descobriu um campo de estalagmites de 4 quilômetros quadrados, que eles chamaram de “chaminés de fadas subaquáticas”, sob o lago. As lápides parecem ser da época dos seljuques, um povo nômade turco, de cerca de 1.000 anos atrás.

No início deste ano, anunciaram ainda a descoberta de um navio russo que deve ter afundado no lago em 1948.

Permanecemos curiosos para saber o que os pesquisadores vão desvendar das vidas e épocas registradas nesse incrível lago. [ScienceAlert, IFLS]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (19 votos, média: 4,95 de 5)

2 comentários

  • ENAX:

    Há 3 mil anos o lago não existia? E como passou a existir? As mudanças nos continentes foram a muitos milhares de anos atrás…

    • Cesar Grossmann:

      Não sei se é o caso deste lago, mas existem lagos que duram alguns milhares de anos, secam, e depois retornam, ficam cheios por milhares de anos e depois repete o ciclo. Tem que ver a história do lago e o que aconteceu.

Deixe seu comentário!