Mito ou realidade: alimentos com pouca gordura engordam menos?

Por , em 1.02.2012

As pessoas que estão tentando perder peso sempre apelam para porções estritas de gordura, carboidratos e proteínas, mas, de acordo com um novo estudo, a fonte das calorias não importa tanto quanto o número delas.

Os pesquisadores descobriram que não há diferença na redução de peso ou gordura em quatro dietas, com diferentes proporções de gordura, carboidratos e proteínas.

“O maior fator para a perda de peso foi a ‘adesão’. Os participantes que aderiram melhor a dieta perderam mais peso”, afirma George Bray, pesquisador do estudo.

Pesquisas anteriores descobriram que certas dietas – em particular aquelas com pouca quantidade de carboidratos – eram melhores do que outras, mas não há consenso geral entre os cientistas.

Bray e seus colegas indicaram aleatoriamente, para centenas de pessoas obesas ou acima do peso, quatro dietas: proteínas normais, pouca gordura e muito carboidrato; muita proteína, pouca gordura, muito carboidrato; proteínas normais, muita gordura e pouco carboidrato; ou muita proteína, muita gordura e pouco carboidrato.

Cada dieta foi estipulada para cortar 750 calorias por dia. Após seis meses e depois de dois anos do começo da dieta, os pesquisadores checaram o peso, gordura corporal e massa magra dos participantes.

Com seis meses, as pessoas tinham perdido mais de 4,1 quilogramas de gordura, e perto de 2,3 quilogramas de massa magra, mas ganharam um pouco de peso na marca dos dois anos.

No fim, eles conseguiram manter uma perda de peso maior do que 3,6 quilogramas após dois anos. Nesse percentual, estavam quase 1,4 quilogramas de gordura abdominal, o que corresponde a mais de 7%.

Mas muitos dos que começaram acabaram desistindo, e a alimentação dos que completaram o estudo não terminou exatamente do modo aconselhado.

Por exemplo, os pesquisadores esperavam que dois dos grupos tirassem 25% das calorias de proteínas e os outros dois, 15%. Mas os quatro terminaram com 20% do montante de calorias originado de proteínas.

“Se você está feliz com uma dieta de pouca gordura, ou uma de pouco carboidrato, esse estudo diz que não importa. São igualmente boas”, afirma Christopher Gardner, de Stanford, que não esteve envolvido no estudo. No fim, afirma o pesquisador, as pessoas devem escolher a dieta mais fácil de ser mantida por elas. [MSN]

6 comentários

  • gloria:

    Comer 750 calorias por dia é passar fome ,credo! Ninguem saudavel aguenta!Se uma dieta normal p\ um ser humano é de 2000 p\ mulheres e 2500 p\ homens.O q engorda são;açucar refinado e trigo q enibe a insulina p\ qualquer pessoa, tirando esses dois subistituindo o açucar por frutas doces e o trigo por batata doce,mandioca, abóbora madura, arroz, emagrece sim, e comer moderadamente, eu emagreci de 80 k para 64k ,numa dieta de 1600 a 1800 calorias p\ dia, sendo q quando eu consumia açucar e trigo minhas calorias diarias eram de 2200 a 2300.Claro q ñ emagrece p\corpinho de modelo,(tenho 60 anos) mas emagrece p\ ser saudavel e manter a massa corporal dentro do limite aceitavel.

    • Isabel:

      A teoria de que o teor calórico ingerido diariamente deva ser de 2000 ou 2500 Kcal não é válida. Isso vai depender de vários fatores, como Taxa Metabólica Basal, fator atividade, idade, peso, altura. Por isso, que a “dietas da moda” não resolvem, pois para cada pessoa há uma dieta específica, que será estudada e criada por um profissional nutricionista.

    • Ricardo Lima:

      não é a qualidade do alimento que emagrece, e sim a quantidade de calorias, principalmente as de fonte de carboidrato, não é o tipo de carboidrato ou gordura que engorda, e sim a quantidade ingerida, não é o horário da refeições que te engordam e sim a quantidade, resumindo, nosso corpo é muito próximo a uma conta bancária, matemática, os mitos permanacem e passam de geração em geração, mais não passam de mitos!

    • Ricardo Lima:

      verdade, porém NÃO RECOMENDO PROFISSINAIS DA MEDICINA ou nutricionistas para uma eficácia no ganho de músculo e perda de gordura, a maioria partem de princípios conservadores aondem acreditam que a qualidade do alimento está ligada ao saúde e perda ou ganho de peso, estudos da área do fisiculturismo já provam cientificamente que a saúde esta muito mais ligada a sua genética e estress do que alimentação e o ganho de gordura ligada a falta de conhecimento e excesso de caloria, e não a QUALIDADE DO ALIMENTO, tmb o outro mito que se mantem é comer carbo a noite egorda, não é o horário e sim a quantidade de calorias total do dia que te faz engordar ou emagrecer, principalmente as da fonte de carboidrato, no caso a dieta da proteína ou dieta dos pontos dos vigilantes do peso, demonstra que você perde gordura comendo porcaria frituras gorduras e lixo, e pode engordar comendo peito de frango e peru com pão integral.

    • Elson Sartori Junior:

      Acho que houve um erro de interpretação do texto. Alí em cima diz: “Cada dieta foi estipulada para cortar 750 calorias por dia”, ou seja diminuir 750 calorias do consumo atual de calorias dos pparticipantes, e não uma dieta de 750 calorias…. 😉

  • Alessandro:

    Aqui tem um outro artigo muito interessante sobre a obesidade, recomendo a leitura:

    http://www.umaoutravisao.com.br/artigos2/Obesidade.html

Deixe seu comentário!