Moléculas de oxigênio são descobertas no espaço pela primeira vez

Por , em 4.08.2011

Agora sim os astrônomos podem respirar aliviados: pela primeira vez, foram descobertas moléculas de oxigênio no espaço, depois de uma busca de quase 230 anos.

Moléculas de oxigênio são encontradas no espaço

As moléculas foram detectadas pelo Telescópio Herschel, em uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA). Elas foram encontradas em uma região de formação estelar na nebulosa de Órion, cerca de 1.500 anos-luz da Terra.

Átomos individuais de oxigênio (chamados de oxigênio atômico) são comuns no espaço, particularmente em torno de estrelas. Mas o oxigênio molecular, que é formado por dois átomos de oxigênio ligados, e que constitui cerca de 20% do ar que respiramos na Terra, nunca tinha sido detectado.

O gás oxigênio foi descoberto na década de 1770, mas só agora – mais de dois séculos depois – os astrônomos puderam afirmar que essa molécula simples existe no espaço. As moléculas não foram encontradas em grandes quantidades, e ainda não se sabe o que há de tão especial nos pontos em que é possível encontrá-las.

Astrônomos sugerem que as moléculas estavam presas dentro de minúsculos grãos de gelo, que se aqueceram após a formação das estrelas, liberando água que foi convertida em oxigênio.

Os pesquisadores planejam continuar a busca por moléculas de oxigênio em outras regiões de formação estelar. O oxigênio é o terceiro elemento mais comum no universo, e astrônomos acreditam que a forma molecular também deve ser abundante no espaço.

“O Herschel está provando ser uma ferramenta poderosa para investigar este mistério sem solução. O observatório oferece aos astrônomos um poderoso meio de olhar para todo um novo conjunto de comprimentos de onda que revelam onde o oxigênio pode estar escondido”, afirma Bill Danchi, cientista da NASA.[LiveScience]

Leia mais em:

• Darlan rocha:

Tinha que ter descobrido a Origem da vída era no começo a vída e tão estranha o ser humanos foi bem criado e todo ser e muito esperto foi criado a vida aqui na terra já vi o demonio de verdade de olhos abertos como uma pessoa o demonio sorria de lingua pra fora e se mexia muito com o corpo com uma mochila e um pano sujo com os bracinhos no saco de mão tortas depois disso achei que usava chip a pessoa ver o demonio confersando no quarto não tenho duvida que essa coisa ruim támbem foi criada demonio abusado em vída real nois existe porque que o demonio não existe..

muito blá blá blá e vida nem uma,a não ser na sua cabeçinha.

• pk:

bom estamos evoluindo! estamos no caminho d encontrar varias vidas fora da TERRA…..
    “Se não existe vida fora da Terra, então o universo é um grande desperdício de espaço.”

• Tzar:

espera espera um momento o Oxigênio foi descoberto em 1771,como e que as pessoas respirava antes da descoberta ?

• alan:

O oxigênio não é encontrado apenas no ar que respiramos ou na camade de ozônio!
    Ele reage com várias substâncias para formar óxidos, ácidos e principalmente à água, fundamental para a vida na Terra!

Não, quiseram dizer no universo mesmo. A forma com que ele se apresenta ERA especial na Terra.

• zhor:

parece glaucoma

• Rafael Rodrigues:

Agora sim os astrônomos podem respirar aliviados: pela primeira vez

Piada infame bagarai.

Mas o pior é que eu ri.

“O oxigênio é o terceiro elemento mais comum no universo”

Quiseram dizer na Terra, né?

• Sr. Omar:

Hugo, é no Universo mesmo!
      Não é do gás oxigênio (O2) que foi escrito, foi da molécula oxigênio.

Terceiro elemento mais comum do Universo, mesmo. O elemento mais comum é o Hidrogênio, seguido do Hélio.

o sol hj sabemos que é uma grande bola de hidrogenio