Assustador vídeo de turistas tentando fugir de explosão vulcânica no Japão
O Monte Ontake, no Japão, entrou em erupção no último sábado (27), causando as mortes de 36 pessoas e deixando mais 63 feridos, de acordo com as últimas estimativas dos grupos de socorro. As buscas por vítimas foram interrompidas hoje cedo (30), por causa de tremores vulcânicos.
A erupção ocorreu de forma totalmente inesperada, pegando de surpresa cerca de 300 excursionistas. Muitos deles conseguiram escapar, felizmente, e um até fez um vídeo mostrando seu grupo sendo ultrapassado por uma nuvem gigante de cinzas vulcânicas. Confira:
O Monte Ontake é um ponto turístico popular que fica a 200 quilômetros de Tóquio. Com 3.067 metros de altitude, contém cinco belos lagos de cratera e é o segundo maior vulcão do Japão. Seus lados apenas levemente inclinados tornam caminhadas pela região razoavelmente fáceis.
O momento da erupção foi particularmente trágico justamente por ter ocorrido pouco antes do meio-dia em um sábado, horário nobre para turistas. Não houve nenhum alerta sísmico significativo: antes de entrar em erupção, o Monte Ontake estava no nível 1 da escala de advertências para a atividade vulcânica (que vai até 5), o mais baixo, com apenas a possibilidade de algumas emissões, mas sem restrições para os visitantes da região.
Embora tivessem havido erupções menores no Ontake tão recentes quanto em 1991 e em 2007, a maior delas aconteceu em 1979. Esse foi o segundo despertar mais violento do vulcão.
A erupção foi descrita como uma explosão hidrovulcânica por geólogos, que atribuíram sua causa às águas subterrâneas do Monte sendo aquecidas até o ponto onde rapidamente viraram vapor, liberando cinzas e gases até três quilômetros para longe da cratera.
O vídeo abaixo mostra a erupção de uma distância mais segura: [IFLS, G1 e G1²]
1 comentário
Como se proteger das cinzas de um vulcão?