Vídeo: motorista dorme enquanto piloto automático do carro faz todo o trabalho

Por , em 30.05.2016

Considerando o rápido avanço da tecnologia, os motoristas devem poder ser capazes de adormecer em seu carro e acordarem no seu destino em um espaço relativamente curto de tempo. Atualmente, entretanto, não há nenhum sistema de condução autônoma disponível no mercado que permita ao motorista tão pouco controle sobre um veículo – mesmo o sistema autônomo bastante avançado do Tesla: o Piloto Automático.

No entanto, isso não impede que as pessoas abusem da tecnologia, como evidenciado por este motorista de um Tesla Model S, flagrado enquanto, aparentemente, dormia ao volante.

O Piloto Automático e o controle de cruzeiro ativo parecem estar movendo o veículo no tráfego pesado, enquanto o motorista é filmado no que parece uma profunda soneca.

Sempre alerta

O Piloto Automático do Tesla exige que o motorista sempre acompanhe o veículo e esteja pronto para assumir o controle. Se o sistema carece de dados para continuar a dirigir ativamente com segurança, irá mostrar um alerta no painel de instrumentos.

Se o motorista ignora o alerta por muito tempo, ele irá emitir um som e desacelerar ao ativar as luzes de perigo e mover o veículo para o lado da estrada. O veículo, basicamente, assume que o motorista está inconsciente se ele não pode assumir o controle depois de alertas visuais e sonoros. Neste caso, parece que o Piloto Automático ainda está totalmente no controle e, portanto, não está incomodando o motorista – que agora é um simples passageiro do veículo.

Há também a possibilidade de que o vídeo seja falso, mas a situação é altamente possível considerando que muitas pessoas adormecem ao volante, com ou sem piloto automático. Independentemente disso, o Piloto Automático do Tesla é sempre combinado com características de segurança ativa como autofrenagem de emergência e autodireção de emergência, que em baixa velocidade deve ser capaz de impedir que o pior aconteça. Ainda assim, o sistema não é seguro o suficiente para que o motorista durma ao volante.

Neste outro vídeo, feito de dentro de um Tesla, o motorista tenta vencer o tédio de estar em um carro com piloto automático jogando uma versão digital do Jogo da Velha:

Neste outro, um teste é feito com o sistema automático. A conclusão é que ele é “assustador e maravilhoso” (o vídeo está em inglês):

Já esta senhora achou somente assustador (vídeo em inglês também): [Boing Boing, Electrek]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!