Água não previne desidratação na Europa

Por , em 6.12.2011

Não importa quantas garrafinhas de água você consumir, elas não irão prevenir a desidratação. Isso é o que afirmam burocratas de Bruxelas, considerada capital da União Europeia. O pronunciamento causou alvoroço entre produtores de água mineral em garrafa, que agora estão proibidos de estamparem na embalagem do produto que água ajuda na hidratação do corpo.

Embora especialistas insistam que não é provado que a água previna a desidratação, eles admitem que o líquido ajuda a regular a temperatura corporal e manter as funções físicas e mentais do corpo.

A decisão de que a água não hidrata feita semana passada pela Comissão Europeia (CE) foi descrita por deputados como uma “estupidez em larga escala”, enquanto empresas de água como a Highland Spring juraram que irão desprezar a norma “ridícula”.

A European Food Standards Authority (EFSA) afirma que a CE tem provas suficientes para afirmar que a água contribui para a manutenção das funções normais físicas e cognitivas e contribui para a manutenção da termorregulação normal.

Com a aprovação da EFSA, as empresas de água da União Europeia poderão fazer ambas as afirmações em suas embalagens no futuro.

O deputado inglês Roger Helmer se pronunciou contra a decisão. “Isso mostra não só a loucura da alegação, mas o grau de intromissão que a CA acha que deve exercer nos processos comerciais”, afirmou. [Telegraph]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Verssago DeLarge:

    Mas eles estão cobertos de razão! Eu mesmo, já sabia disso, não tomo água faz pelo menos 20 anos! Desde cedo, eu soube dessa máfia dos vendedores de água mineral, e hoje só tomo água da privada!

    Além de hidratar, a água da privada está sempre fresca! Basta dar uma descarga e pronto – água fresca e geladinha! Foi meu avô, que carinhosamente chamo de Seu Munchausen, quem fez essa descoberta ao observar como nosso labrador vivia alegre e saudável, enquanto nós éramos vitimas das garras inescrupulosas dos vendedores de água engarrafada, seja em plástico ou coco. Hoje todos nós tomamos água direto da privada, de conchinha! Não temos pia, torneiras, fazemos tudo lá! Lavar a louça é muito mais prático, e tomar banho, uma diversão!

    É isso minha gente, vamos desmascarar esses facínoras! Viva a conchinha, abaixo a garrafinha!

  • ALX:

    Acho q entendi o ponto de vista deles e ate concordo em certo ponto… Tipo, se tive uma dierraia e muito suor, apenas a agua não ira ajudar a acabar com a diarreia, no caso teria que ser um soro ou agua de coco que é praticamente soro, ou seja agua teria que ser ingerida com substancias que ajudam na hidratação do corpo!

    • Igor:

      Mesmo assim as substancias estão diluídas em água.

  • Dalton Andrade:

    Esses caras são estúpidos. No mundo inteiro é sabido que agua previne a desidratação sim e como consequência mantém as funções fisiológicas do corpo. De que mente doentia essa informação partiu? Deve ser um estúpido que pensa assim…

    Fala pra ele ficar 3 dias sem beber água (isso inclui bebidas e comidas que contém água – cerveja, melância, isototópicos, etc) pra ver se ele não vai ficar desidratado… e diz pra assim – Olha amigão… Se água não previne desidratação. Porque você está desidratado?

    Que sujeito Idiota pra falar uma dessa… Santa estupidez… Isso é um novo patamar de ignorância como diz o colega Miguel!

  • Igor:

    Eh só ele fazerem um teste, ficam uma semana sem beber ou comer QUALQUER BEBIDA OU ALIMENTO q contenha água, pra eles veem se n morrem desidratados, muito simples =]

    • Vinícius D.:

      Não morreriam simplesmente por desidratação já que a água possui outras funções fisiológicas.

  • Miguel:

    Essa afirmação é tão estupida! A ignorância arrebentou com a escala!

  • Vincent:

    Mas afinal, de onde eles tiraram que agua nao hidrata?

Deixe seu comentário!