Mulher que possui gato tem maior chance de cometer suicídio
O maior estudo já feito de toxoplasmose e suicídio encontrou uma forte correlação entre este parasita e tentativas de suicídio: mulheres infectadas pelo parasita tem uma vez e meia mais chances de cometer suicídio.
Toxoplasma gondii
O T. gondii é um parasita que vive no intestino dos gatos. Como parte do ciclo de vida, seus oócitos são eliminados com as fezes, onde vão contaminar ratos e induzir comportamento suicida nos mesmos: o animal passa a não ter medo de gatos e a sentir atração pela urina dos seus inimigos.
Mas o parasita pode infectar o ser humano também. O contágio pode acontecer ao trocar a caixa de areia dos gatos, comer verduras não lavadas, beber água contaminada ou, o que é mais comum, comendo carne crua ou mal-passada infestada com cistos. Outra forma de contágio é usar uma faca para cortar carne contaminada e depois, sem lavar a faca, cortar as saladas ou outro alimento que não será cozido o suficiente para eliminar os cistos.
Mas a forma mais traiçoeira de contágio se dá entre mãe e filho, na gravidez. Por isto se pede às mães que evitem tocar na caixa de areia dos bichanos.
Cerca de 67% da população brasileira, e mais da metade da população mundial, está infectada pelo parasita, e não sabe.
No corpo da vítima, o parasita vai para os músculos e para o cérebro, onde, apesar de não causar nenhum sintoma que denuncie a infestação, parece estar associado a alterações de comportamento e esquizofrenia. Está explicado a fama das solitárias “loucas donas de milhões de gatos?”.
Suicídio e Toxoplasmose
O primeiro estudo que teve sucesso em apresentar uma ligação entre o parasita e o comportamento suicida foi feito pelo doutor Teodor Postolache, em 2009, e agora ele está colaborando com pesquisadores dinamarqueses e alemães, em um estudo com 45.000 mulheres na Dinamarca.
A pesquisa não explica como o parasita causa o comportamento suicida, ou se ele realmente o causa, mas há uma correlação muito forte entre a infecção com o T. gondii e o comportamento suicida, forte o suficiente para que novas pesquisas sejam feitas.
O suicídio é um problema sério de saúde pública: todo ano cerca de 10 milhões de pessoas tentam o suicídio, e cerca de 1 milhão consegue tirar a própria vida. Desvendar a relação entre a toxoplasmose e o comportamento suicida pode salvar muitas vidas.[Telegraph]
8 comentários
Qual foi o objetivo dessa matéria preconceituosa e sem nenhuma referência bibliográfica relevante? Foi o de aconselhar as donas de gatos a abandonarem seus bichinhos de estimação? Caso haja um moderador para este site, abandono de animais e crime. Uma pequena observação, só se pega toxicoplasmose de gatos através dá ingestão de fezes contaminadas. Acredito que nenhum dos leitores tenham este hábito.
Informação totalmente preconceituosa. Onde foi publicada? Quem publicou? Cada vez mais percebo que este site só gera desinformação. DECEPCIONADA.
Reportagem muito amadora, superficial e sem precisão científica, para um site que tem essa missão. Como disse a Ana Luiza, gatos domésticos bem tratados, com vacinação e alimentados com ração balanceada, dificilmente transmite a toxosplasmose. A grosso modo, a notícia equivale a dizer que ninguém deve ter um carro, pois existe uma probabilidade estatística de você sofrer uma acidente e morrer.
sempre destei gatos!!!!!!!!!!,essa materia me fez detestalos mais ainda!!!!!!
Melhor deixar as facas longe de mim e as janelas fechadas, porque nem com uma notícia dessas eu abandonaria minhas gatas. Ás vezes esse tipo de notícia faz com que pessoas “fracas das ideias” larguem seus bichinho por medo e ignorância. Basta tomar mais cuidado ao entrar em contato com a caixinha de areia, por exemplo. Eu sempre utilizo luvas e tomo banho assim que termino. Deveria ter esse tipo de esclarecimento para não haver abandonos por parte de desinformados.
Somente os gatos infectados (não é todo o gato que tem a toxoplasmose, muito pelo contrário) eliminam o toxoplasma nas fezes e ele só irá transmitir a doença caso tenha uma queda de resistência. Nesse caso, irá eliminar o protozoários – oocistos (‘ovos’) – pelas fezes, que demoram de 1 a 5 dias no ambiente para serem infectantes, ou seja, poderem infectar outros indivíduos.
E a transmissão direta pelo gato acontece apenas se houver a ingestão das FEZES do mesmo. Ou seja, DEIXEM DE SER PORCOS E LAVEM AS MÃOS QUANDO MANUSEAREM A CAIXA DE AREIA DO GATO!!!
A forma mais comum de contrair a doença é pela ingestão de água e alimentos contaminados. A ingestão de carne crua ou mal passada, por exemplo.
http://3.bp.blogspot.com/–HMqJDl_jLQ/Tz5KRm1XqYI/AAAAAAAACno/X6xhWIruu2A/s1600/mensagem_toxoplasmose.jpg
Ótimo esclarecimento!
Acho importante que os artigos recebam alguns cuidados antes da publicação. Nesse aqui, o cuidado deveria começar pelo título. Acho muito mais válido colocar algo como ‘Toxoplasmose pode ter relação com suicídio’, do que causar desespero no mundo dos que têm gatos colocando o título atual (que é ainda mais desesperador que o título original, apesar da semelhança). Eu mesmo, ao ler o título da matéria, abri desesperado achando que teria que ligar pra minha mãe e gritar ‘mãe, joga os quatro pela janela!’ e falando pro meu pai também descartar os dois dele (obviamente é brincadeira)… vendo que o artigo é sobre toxoplasmose, fico mais tranquilo, pois eles são veterinários e não vacilariam com isso.
Junto a isso, seria legal ter informações tipo as que você apontou, já que nem todos leem os comentários. Sei que não dá pra complementar informações em todos os artigos, mas nesse caso é crucial, já que não estamos falando de naves espaciais ou qualquer assunto distante dos meros mortais, e sim de um assunto corriqueiro: a presença, as consequências e os cuidados de quem tem animais domésticos em casa.
E um ponto a mais por essa imagem sensacional huAHUAHua
PS: Quanto ao meu pai descartar os gatos, seria por causa de sua namorada, e não dele, ok? huAHUUAhua
Comentários fechados
Os comentários deste post foram encerrados.