Não, isso não é um alien

Por , em 17.03.2015

Ao contrário do que diziam as especulações, um animal de aparência estranha que rastejava pelos destroços de uma plantação de palma não é um alien.

Em vez disso, ele é um sinal do estado trágico em que estamos. O vídeo, extremamente triste, mostra um urso malaio, que, quando saudável, é assim:

urso alien

A razão exata de por que a criatura no vídeo parece mais com Gollum do que Pooh ainda não é conhecida. No entanto, a resposta dos trabalhadores da plantação local oferece algumas pistas.

“Nós ficamos chocados. Nenhum de nós jamais tinha visto tal coisa. Um de nós, então, bateu no animal até que ele parecia ter desmaiado”, um trabalhador contou a um jornal local. “Pode ser uma espécie rara de urso. Quando ele recuperou a consciência, nós o obrigamos a voltar para a selva”. O vídeo mostra a fuga do animal atordoado após o ataque.

Nas redes sociais, a criatura agonizante foi apelidada de “Chupacabra da Malásia” – também conhecida como “o nome que se dá a qualquer bicho que desconhecemos”. Outros optaram por uma explicação extraterrestre, aparentemente convencidos de que o espaço oferece explicações mais coerentes do que a incrível diversidade da vida na Terra, já que acreditam que ele é um alien. No entanto, a identificação de que o animal se trata de um urso malaio foi confirmada por várias fontes.

A página do Facebook Nature Talks Back usou o vídeo para chamar a atenção para o sofrimento dos animais em Bornéu. A extraordinária riqueza das florestas tropicais de Bornéu está sendo sacrificada por causa da plantações de palmeiras, que têm crescido a uma taxa assustadora, causando uma destruição alimentada pela recusa de muitas grandes empresas a pagar mais pelo óleo de palma cultivado de forma sustentável.

Os ursos malaios (Helarctos malayanus) estão entre as espécies ameaçadas por este processo – isso depois de sua população já ter sido dizimada em mais da metade do que era antes. Embora sejam caçados comercialmente no Sudeste Asiático, em Bornéu a principal ameaça para o urso malaio é o desmatamento, que prejudica simultaneamente dezenas de outras espécies.

No Brasil, desde 2010 há um Programa Nacional de Produção Sustentável de Óleo de Palma (ou dendê), de acordo com o qual fica proibido plantar palma em 96,3% do território nacional, coisa que só pode ser feita por produtores que tiverem o Cadastro Ambiental Rural (CAR) de sua propriedade em dia. [IFLS, Ministério da Agricultura]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

5 comentários

  • lu0901:

    Isto é só mais um entre os exemplos da crueldade e estupidez que só um animal é capaz de realizar em nome da ganância, o homem.

  • Jean Marques:

    Pobre animal, provavelmente está todo quebrado. Imagina o que eles não fizeram ao encontrar um animal que nunca tinham visto antes…

  • Nika:

    E ainda vão e batem no coitado até ele desmaiar?
    Qual é afinal o problema do ser humano?
    Tadinho…

    • Cesar Grossmann:

      O ser humano é um predador oportunista. Este é um comportamento bastante natural.

  • Gean Medeiros:

    Infelizmente só mais um dentre tantos absurdos que temos que engolir todos os dias…

Deixe seu comentário!