“Pelos” do nariz podem indicar a hora exata da morte
Apesar de parecer tão fácil nos programas de TV determinar a hora da morte de um corpo, a prática exige muitas adivinhações difíceis (a menos que alguém tenha visto o fato, é claro). Uma gama de fatores ambientais e outras circunstâncias podem influenciar a declaração do horário de morte estimado.
Mas uma equipe de cientistas italianos encontraram um relógio embutido na cavidade nasal humana que indica que um corpo foi morto e que pode ajudar na estimativa do horário de morte com mais precisão.
Existem várias maneiras para os examinadores forenses avaliarem a hora da morte – taxa de decomposição, o estado de rigor dos músculos, a temperatura do corpo – mas as circunstâncias específicas da morte muitas vezes podem influenciar os indicadores e introduzir variáveis que são difíceis de explicar.
Agora, os pesquisadores teorizaram que os cílios nasais – pequenas projeções digitiformes no nariz que ajudam as mucosas a expulsar bactérias e poeiras para fora do nariz – continuam a pulsar após a morte. Para testar sua hipótese, a equipe coletou amostras de 100 cadáveres recentemente falecidos para examinar as características dos cílios pós-morte.
Eles descobriram que os cílios realmente continuam pulsando até 20 horas após a morte e que o batimento diminui a um ritmo previsível e consistente durante esse tempo, independentemente de fatores ambientais. Isso significa que as equipes forenses e médicos poderiam usar a velocidade com que os cílios de uma pessoa estão batendo para fazer da determinação do momento da morte de uma pessoa: pura ciência. [Popsci]
21 comentários
Agora é só retirarmos os pelinhos do nosso nariz e esperarmos a morte chegar. Ou fazer como Raul Seixas… Esperando a morte chegar… Moooorre! Mooorre!
Um ataque cardíaco fulminante seguido de morte súbita num momento de sexo oral; o espírito sentirá o cheiro da coisa por horas antes de partir para o além.
Confesso que não entendi a materia, rs
Partindo do principio, que a ciência explica quase tudo e a religião não explica nada, talvez, essa “descoberta” esteja certa.
Sou contra a sua teoria, mas sei que o ato de crer em uma ideologia é relativo. Sabemos que não existe verdade absoluta, tanto para a ciência quanto para a religião. Agora se você analisar o que a ciência e religião querem dizer em um ambito geral, ambas falam a mesma coisa, porem a ignorância de muitos cientistas e religiosos provoca confrontos ideologicos. Veja bem, a ciência diz que o universo foi criado a partir do Bigbang, a religião fala em SENTIDO SIMBÓLICO que Deus criou o universo. O bigbang baseia-se em uma força/energia criadora. Deus também pode apresentar as mesmas características de força/energia criadora. Portanto, tanto faz você chamar de Bigbang ou Deus, estará se referindo a mesma coisa.
Nossa como você é presunçoso.
então meu amigo é um morto-vivo, o nariz dele mais pelo do que eu no sovaco
Isso esta me cheirando a morte.
Eles podiam descobrir agora se conseguem desvendar o dia que a pessoa irá morrer né xD
eu tive essa ideia também, ja tava entrando em choque ahahha
Eu também tive essa impressão!
Também foi nisso que pensei.
Achava que tinha sido só eu!
Olha, também pensei isso. 😀
O título é de dúbia interpretação e talvez propositalmente. Resta cada consciência seguir a linha de pensamente reinante.
Quanta gente pensou a mesma coisa… e eu também. O título dá a entender que já existe um cálculo capaz de mostrar quando será o fatídico dia.
O título trollou todo mundo XD
Seria uma coisa sinistra ver o legista enfiando o dedo no nariz do morto. Hehe, acho que 20 horas é pouco tempo pra analisar, aqui no Brasil, até o legista chegar, já é tarde. 🙂
Corrigindo, até a polícia chegar, já e tarde.
Incrível,quando morrer já vou ter essas dicas em minha mente 😉
Você poderá subornar os peritos criminais que começarem o uso desta nova técnica.