Confira os primeiros sons gravados nos anéis de Saturno

Por , em 3.05.2017

A nave Cassini acaba de enviar para a Terra os primeiros sons gravados enquanto atravessava os anéis de Saturno. Os arquivos de som chegaram enquanto a nave se preparava para realizar o segundo mergulho nos anéis. O primeiro mergulho aconteceu no dia 26 de abril.

Esta foi a primeira vez que pudemos ouvir o som desta seção do espaço, e também foi a primeira vez que uma sonda penetrou nos anéis de Saturno e esteve na área entre o planeta e os anéis.

Cientistas ficaram surpresos ao perceber como esta região é vazia. “A região entre os anéis e Saturno é um ‘grande vazio’, aparentemente. Cassini vai continuar na sua rota, enquanto os cientistas trabalham no mistério do porquê o nível de poeira ser mais baixo que o esperado”, afirmou o gerente de projeto da Cassini, Earl Maize, que trabalha no laboratório de propulsão a jato da NASA em Pasadena, Califórnia.

A NASA explicou em uma nota que quando a Cassini passava pelos anéis, seus instrumentos de rádio e ondas de plasma (RPWS) detectaram centenas de partículas do anel, como já era esperado. A surpresa aconteceu quando a sonda ficou entre os anéis e o planeta, e tudo ficou estranhamento quieto.

“Os RPWS detectaram centenas de partículas do anel por segundo quando atravessou o plano do anel logo ao lado dos anéis principais de Saturno, mas detectou apenas alguns pings no dia 26 de abril. A equipe do RPWS esperava ouvir muitos pops e cracks ao atravessar o plano do anel para dentro do espaço entre o planeta e anéis, mas os assovios apareceram com clareza surpreendende”, diz trecho da nota.

“Foi um pouco desorientador. Não estávamos ouvindo o que esperávamos ouvir. Eu escutei os dados do primeiro mergulho várias vezes e posso contar nos dedos das mãos o número de impactos de partículas que ouvi”, diz o líder da equipe, William Kurth.

A boa notícia é que ainda há 20 outros mergulhos agendados para acontecerem nas próximas semanas, então os cientistas vão poder coletar muitas informações. No próximo mês de setembro a sonda deve realizar o último mergulho e se queimar na atmosfera de Saturno. [Science Alert]