Nave da época soviética vai passar cinco meses no espaço
A cápsula espacial Soyuz, criada em 1968 pela União Soviética, no auge da Guerra Fria, será agora usada em uma missão que retrata bem a globalização. Levando dois astronautas russos e um norte-americano (que seriam rivais da corrida espacial na época em que a Soyuz foi construída), a nave partiu na semana passada para sua 19ª missão desde que foi reformulada pela última vez, em 2003. Soyuz, aliás, significa “união” em russo, o que aumenta o simbolismo da ocasião. A cápsula decolou da base espacial de Baikonur, no sul do Cazaquistão, uma ex-república soviética.
Os três tripulantes passar cinco meses em uma estação espacial na órbita terrestre, se juntando a outros três que já estão no local. Alexander Kaleri, Oleg Skripochka e Scott Kelly, eis o nome das feras, chegaram à plataforma orbital no último sábado. Para o americano Scott Kelly, aliás, a missão tem um sabor especial. Se o voo marcado para fevereiro do ano que vem, de uma nave da NASA chamada Endeavour, não se atrasar, Scott Kelly será acompanhado em órbita por seu irmão, Mark. Será a primeira vez que dois irmãos estarão juntos no espaço.
A nave Soyuz, embora pouca gente saiba, tem um significado especial para o Brasil. Foi a bordo dela que, a 29 de março de 2006, o astronauta Marcos Pontes tornou-se o primeiro brasileiro a ir ao espaço. Para as próximas missões, contudo, não está prevista a participação de nenhum tripulante da América Latina. [BBC News]
16 comentários
E DELIZE É COM Z DESCULPE AI GENTE
Corrigindo expande é com x e wormhole não tem e risos desculpe
César pensei em outra possibilidade, certa vez eu li que o universo pode ter a forma de um donuts, imagine só se enviamos uma sonda na superfície desse ” doce” ela deslisa e depois volta retorna a nós , como se estivessemos por dentro desse doce,essa aceleração negativa pode ser a curva interna desse cosmos, olhamos algumas partes do universo e ele parece que se espande , já em outros se contrai, para mim a unica explicação seria um wormehole em forma de donuts.
A sonda não está voltando. De fato, ela está se afastando, só que mais lento do que deveria. Como se uma força 10 milhões de vezes mais fraca que a gravidade naquele ponto estivesse funcionando. Na prática é assim, a sonda deve estar diminuindo sua velocidade com uma aceleração “a”, mas ela está diminuindo a velocidade com uma aceleração um pouquinho maior, 1,00000001*a. É uma coisa que só os astrônomos conseguem perceber, e só por que eles tem condições de fazer medições muito precisas de tempo e distância.
Por falar nisso e sobre a sonda que está voltando alguem sabe alguma coisa? Fiquei fascinada , um universo iôiô risos
Viu César, o Kelvin também achou, e digo mais
não é em qualquer papelde bala que se encontra as informações que voce compartilha conosco adoro seus comentários.Obrigada pela generosidade .
A Katarina está certa, deveriam lhe colocar como um dos editores Cesar rsrs, caramba guri, além de comentar em praticamente todas as “boas” notícias, faz comentários bons e construtivos 😉
Parabéns!
Katarina, sou leitor compulsivo. Leio até papel de bala.
Cesar tenho acompanhado suas respostas meu amigo onde é que vc aprendeu tudo isso?
Na verdade a Soyuz é descendente direta da Soyuz de 40 anos atrás, ou seja, basicamente é a mesma nave, apenas com algumas atualizações tecnológicas, e sua equivalente americana não é o ônibus espacial, mas a Apollo, que foi abandonada em 1973 em favor dos ônibus espaciais.
Hoje é consenso entre os americanos que os ônibus espaciais são bons, fizeram boas missões, mas que talvez teria sido melhor se eles não tivessem existido, se a NASA tivesse persistido nas Apollo e Saturno. Hoje seria mais fácil voltar à Lua, por que a tecnologia dos ônibus espaciais não serve para ir além da órbita baixa da Terra, enquanto a Apollo podia ser usada para ir tanto para a órbita baixa como para a Lua.
-oOo-
Um detalhe, na tradução ficou faltando a informação: a Soyuz vai acoplar com a Estação Espacial Internacional, ou EEI (ISS na sigla em inglês).
A Soyuz é a nave “retornável” da Rússia. O equivalente russo ao ônibus espacial. E essa atual não tem nada da época da corrida espacial soviética, só o nome.
Meu, esses caras tomaram anti tetanica?
Isso é que é exemplo verde de reciclagem, ou seria sovinice … pode bem ser falta de grana sei lá !? Mas de qualquer maneira melhor assim. Concordo com Marcos boa sorte aos tripulantes.
Tomara que todas essas viagens traga coisas boa para nós.
Garanto que é na ISS que eles vão ficar hospedados 😀
Olá todos !
🙂
Bem, boa sorte para os tripulantes !
Abraços