Dinossauros protegiam seus ovos, de acordo com esses ninhos encontrados na Mongólia

Por , em 17.07.2019

Um novo estudo canadense descobriu que dinossauros faziam ninhos em grupos e protegiam seus ovos como os pássaros de hoje em dia fazem.

“Os dinossauros costumam ser retratados como criaturas solitárias que faziam seus ninhos sozinhas, enterraram seus ovos e depois iam embora. Agora mostramos que alguns dinossauros eram muito mais gregários. Eles se uniam e estabeleciam uma colônia que provavelmente protegia [seus ovos]”, explica François Therrien, paleontólogo do Museu Real Tyrrell de Paleontologia, no Canadá.

Os ninhos

Os pesquisadores descobriram um grupo de 15 ninhos com mais de 50 ovos com cerca de 10 a 15 centímetros de diâmetro em um local do Deserto de Gobi, na Mongólia. Estima-se que os ovos tenham 80 milhões de anos.

Os cientistas também puderam identificar o tipo de dinossauro que os colocou, por conta de sua aparência exterior: provavelmente um terópode não aviário, grupo que inclui velociraptors e tiranossauros.

Pouco mais da metade dos ninhos teve pelo menos um ovo chocado, estimativa feita com base nos fragmentos de cascas encontrados no local. Essa taxa de sucesso relativamente alta é parecida com a de aves e crocodilos modernos que protegem seus ninhos, em comparação com espécies que os abandonam.

Protegendo os ovos

Por enquanto, essa é a mais antiga evidência da existência deste tipo de comportamento antes da evolução dos pássaros modernos, 66 milhões de anos atrás.

Os paleontólogos já teorizavam que a “nidação coletiva” poderia ter surgido como comportamento entre os dinossauros, mas provar isso sempre se mostrou um desafio – mesmo quando ninhos de dinossauros eram encontrados juntos, ficava difícil dizer se haviam sido postos ao mesmo tempo, ou em épocas diferentes no mesmo local.

Já o local de nidificação da Mongólia ofereceu uma oportunidade inédita. No meio das camadas da formação desértica de 286 metros quadrados, havia uma fina faixa de rocha vermelha brilhante conectando todos os 15 ninhos relativamente intactos. Uma vez que tal faixa vermelha liga todos os ovos, é provável que os dinossauros os tenham colocado juntos, durante uma mesma época de reprodução.

Isso indica que os animais se juntavam e guardavam seus ninhos a fim de proteger seus ovos de predadores e outras ameaças.

Ressalva

Embora o paleontólogo Daniel Barta, da Universidade Estadual da Califórnia em Los Angeles (EUA), concorde que essa taxa de sucesso possa indicar que os dinossauros estavam provavelmente cuidando de seus ovos, é preciso levar em conta que ovos chocados e atacados por predadores têm aparências muito parecidas. Assim, essa é uma possibilidade a ser descartada.

Um artigo sobre o estudo foi publicado na revista científica Geology. [ScientificAmerican]