Nós também escutamos com os olhos

Por , em 11.09.2013

Nas apresentações com fantoches, o público olha sempre para os bonecos, mesmo quando podem ver o ventríloquo – o artista que consegue projetar a voz sem mover os lábios. Isso acontece porque, em certos momentos, os olhos podem dizer ao nosso cérebro de onde está vindo um som de maneira mais convincente do que nossos ouvidos. Deste modo, mesmo que o som esteja vindo do ventríloquo, temos a impressão de que é o boneco que está falando pelo movimento da sua boca.

Uma série de pesquisas realizadas na Universidade Duke (EUA) com humanos e macacos demonstrou que o cérebro não necessita de estimulação visual e auditiva simultaneamente para localizar a fonte de um som. Em vez disso, foi descoberto que o cérebro reconhece onde está um som de maneira mais eficiente quando recebe estímulos visuais isoladamente do que quando recebe informações dos olhos e dos ouvidos ao mesmo tempo.

De acordo com pesquisadores, essas descobertas são importantes porque podem ajudar no desenvolvimento de dispositivos para que pessoas com problemas de audição aprendam a localizar a origem dos sons de maneira eficiente. Assim, também seria mais fácil a comunicação com essas pessoas em ambientes ruidosos.

“Há um enorme potencial para o desenvolvimento de tecnologias que ajudem pessoas com problemas de visão ou audição”, afirma Norbert Kopco, psicólogo e neurocientista que trabalhou na pesquisa. Kopco explica que, quando um dos sentidos pode fornecer informações que outro sentido não pode, a compreensão de como o campo visual e o auditivo interagem é essencial para o desenvolvimento de novos dispositivos para pessoas com deficiência. [The Chronicle/MedicalXpress]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Jhonata Ferreira:

    A meu ver o titulo acima esta incorreto, nao sei como foram descobrir isso agora, pois é muito obvio, o ouvido foi feito para ouvir e a capacidade da audição nos ajuda um pouco a identificar a origem do som, mas o papel da audiçao é ouvir. Se voce colocar um artista tocando bateria em um local distante voce vai ouvir perfeitamente, porem nao ira saber o ponto exato em que a bateria está, mas se a bateria estiver mais perto no seu lado direito ou esquerdo por instinto voce vai ter uma noção de onde ela esta, mas nao ira ver os pontos exatos que o baterista esta acertando o instrumento com as baquetas, ai que a visão nos ajuda, ela irá ver de onde é a origem do som com exatidão. Os olhos nao escutam.

Deixe seu comentário!