Milhares de movimentos dos olhos evitam cegueira

Por , em 16.02.2009

Um estudo mostrou que humanos fazem milhares de movimentos com os olhos que os impedem de perderem a visão.

Os movimentos quase imperceptíveis mostraram que um olhar totalmente fixo e firme é impossível. Mesmo quando tentamos fixar os olhos um objeto que está parado, nossos olhos estão sempre se movendo.

Alguns especialistas achavam que esses movimentos eram os resultados de algum erro no sistema neurológico. Mas as recentes descobertas mostraram que eles são controlados pela mesma área do cérebro usada quando procuramos uma manchete no jornal ou rastreamos um objeto em movimento.

Anteriormente também se descobriu que — como há vasos sanguíneos no interno do olho criando um efeito de ‘fiação entre a lente e o filme’ — estes movimentos rápidos permitem que o olho consiga ter um campo de visão completo sem pontos cegos.

Os cientistas agora acham que esses movimentos também tem uma função vital – já que atualizam as imagens gravadas na retina que, de outra forma, desapareceriam.

Richard Krauzlis, que coordenou os estudos, manteve o foco na região do cérebro que é responsável pelos movimentos oculares de “seguir” um objeto.

“As imagens que se formam na retina eventualmente desapareceriam de nossa visão se fossem perfeitamente estáticas. Os pequenos movimentos dos olhos, no entanto, permitem que a cena que vemos mude, mesmo que imperceptivelmente, e atualizem a imagem formada constantemente” explica Krauzlis “Isso faz com que não fiquemos cegos” completamente. [Telegraph]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 3,00 de 5)

1 comentário

  • Falcone Big:

    Interessante funcionamento do nosso “CCD”.
    Se entendi direito, na verdade então não existe uma “persistência” da imagem na retina? É como se fosse um scanner fazendo uma varredura de campo dentro de uma região focal, e depois o cérebro analisa os bastonetes e os cones com uma frequência mais alta do que o nosso consciente interpreta como movimento (acho que 24 quadros por segundo) ?

Deixe seu comentário!