Novo planeta é encontrado na zona habitável de sua estrela

Por , em 11.11.2012

Astrônomos descobriram um novo planeta muito parecido com a Terra que pode abrigar as condições necessárias para a vida. Batizado de HD 4030g, esse planeta está localizado na zona habitável de sua estrela hospedeira. A descoberta foi feita usando dados do espectrógrafo Harps, do ESO (Observatório Europeu do Sul), o mais preciso do mundo para buscar planetas fora do nosso sistema solar.

HD 4030g, o novo planeta

A “super Terra” (planeta parecido com o nosso, mas muito maior) faz parte de um sistema solar de seis planetas que orbitam a estrela HD 40307, que é parecida com o nosso sol, mas um pouco menor e mais fria. O exoplaneta está localizado em uma região em que o nível de radiação emitido pela estrela pode permitir a existência de água líquida na sua superfície.

Astrônomos acreditam que o HD 4030g tem uma massa pelo menos sete vezes maior do que a da Terra, e provavelmente gira em torno de seu próprio eixo, em vez de orbitar sempre com a mesma face voltada para sua estrela. Isso permite que o planeta apresente ciclos de dias e noites como nosso planeta, e aumenta as chances de que alguma forma de vida possa existir por lá.

Mais de 800 exoplanetas (planetas fora do sistema solar) já são conhecidos pelos cientistas, mas apenas uma minoria se encontra em uma zona habitável. Mais difícil ainda é encontrar um planeta como HD 4030g, que além de estar na zona habitável de sua estrela, também faz movimento de rotação similar ao da Terra.

O planeta HD 4030g está relativamente próximo de nós, a apenas 42 anos-luz de distância. Isso significa que futuramente telescópios poderão ser capazes de estudá-lo olhando diretamente para o planeta alienígena. [DailyMail/Space]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

12 comentários

  • Johnes César Gonçalves Batista:

    Fico empolgado com a possibilidade de descobrirem uma planeta como o nosso, com continentes, oceanos, lagos, florestas e até com uma atmosfera como a nossa, mas me dar pena, pois esse planeta poderia ser vitima de nós humanos, ser explorado, ter seus recursos naturais arrancados, e com certeza, a Terra faria a mesma coisa que Portugal fez com o Brasil, a Terra mandaria para lá toda sua escoria, bandidos, assassinos, prostitutas e outras pessoas imprestáveis, contaminando o planeta, como Portugal fez com o Brasil, espero que se esse planeta for habitável, espero que sejam inteligentes como nós, mas possam se defenderem da colonização humana, mas se não, com certeza essa vida seria animal!!!

  • Isac Santos:

    A ciência trabalha com probabilidades possíveis ou não, a principio é uma grande descoberta para a humanidade, mais ainda há muito caminho a se percorrer e claro a ser estudado profundamente.

  • Chuck Norris®:

    Se fosse possível, eu toparia fazer uma viagem só de ida para conhecer este planeta.

  • Andre Luis:

    Eu fico bastante animado com estas descobertas! Eu creio que em breve se tenha condições de pesquisar melhor estes planetas. Eu acredito que a vida fora da Terra seja abundante nas mais variadas formas, havendo muitas totalmente diferente de tudo o que conhecemos e imaginamos aqui na Terra!

  • Gargwlas:

    animo galera…. só algum cientista esbarrar numa evidencia qualquer e descobrir como manipular energia escura q é possivel chegar la sim

    quem em 1900 imaginaria chegar na china em poucas horas?? viagem de navio levava até meses.

    depois de santos dumont caiu dias, depois horas

    foi soh uma questao de descobrir com usar a natureza

  • dio:

    “O planeta HD 4030g está relativamente próximo de nós, a apenas 42 anos-luz de distância.”

    Como se fosse facil e desse pra ir até la

  • The Solar System:

    42 anos-luz ainda é muito até para um telescópio.

  • Rone100theone:

    42 anos luz de distancia é ali na esquina em comparação com a vastidão do Espaço. Sete vezes mais massa que a terra significa que uma pessoa de 70 kg pesaria 490! Este deve ser um planeta completamente gasoso.( ou não) Seria muito interessante visualizar diretamente este e os outros 5 planetas do sistema. Acredito que será com o telescópio James Webb. Jonatas estou certo?

  • Fagner Lago:

    Mais uma possível casa.

    • Johnes César Gonçalves Batista:

      Seria ótimo, tomará que somente famílias e pessoas de bem possam ir para lar!!!

  • Alberto Campos:

    Para a existencia de vida não basta a distância que está o sol de um planeta. Temos que ter uma lua como a nossa, uma atmosfera semelhante e muitos outros requisitos. É praticamente impossível que existe outro planeta habitado ainda mais com inteligencia.

Deixe seu comentário!