Novo recorde mundial: indiana é menor mulher do mundo

Por , em 19.12.2011

A indiana Jyoti Amge é a dona de um novo recorde: segundo o livro dos recordes Guinness, com 62,8 centímetros, ela é a mulher viva mais baixa do mundo.

Amge é 7 centímetros mais baixa que a antiga detentora do título, a americana Bridgette Jordan.
Amge tem uma condição chamada acondroplasia, que é uma forma de nanismo, e não deve crescer mais (o Guinness informou que ela cresceu menos de um centímetro nos últimos dois anos).

Este não é o primeiro recorde de Amge, que até sexta-feira era a menor adolescente do mundo. Por completar 18 anos, ela foi declarada a menor mulher do mundo. A menor mulher do mundo já registrada foi Pauline Musters, que viveu na Holanda de 1876 a 1895, e tinha 61 centímetros.

Em uma cerimônia realizada em Nagpur, Amge descreveu a homenagem feita a ela como um “presente de aniversário extra”, e agradeceu por ser pequena, devido ao reconhecimento que isso lhe trouxe. “Afinal, se eu não fosse pequena, não tinha conseguido esse recorde e nunca teria sido capaz de visitar o Japão e a Europa, entre muitos outros países maravilhosos”, disse.

Vestida com um sari, Amge se sentou em uma cadeira ao lado de Rob Molloy, o adjudicador oficial do Guinness, para cortar seu bolo de aniversário. “É maravilhoso comemorar meu aniversário de 18 anos com um novo recorde mundial”, acrescentou.
Amge teve uma vida normal e acabou de concluir seus exames do ensino médio. Em seguida, pretende obter um diploma universitário, mas seu sonho é se tornar uma atriz de Bollywood (indústria de cinema indiana). [Time]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

11 comentários

  • Thamiris Medeiros:

    Essas pessoas q sofrem dessa doença rara de nascer pequeno falam com uma voz fina,tem ossos bem fracos,e umas coisas mais q eu esqueci…

  • amanda:

    acaraca eu nunca vi coissa assim meu deus misericordioso atté o choro é de bb

  • cris:

    http://carol-acondroplasia.blogspot.com/ entrem no blog sobre acondroplasia

  • Michel:

    Uma parte da Noticia esta errada.

    se ela é a menor mulher do mundo com 62,8cm e é 7 cm mais baixa
    a antiga deveria ter 69cm e nao 61 como se diz:

    “… novo recorde: segundo o livro dos recordes Guinness, com 62,8 ”

    “…que viveu na Holanda de 1876 a 1895, e tinha 61 centímetros.”

    • OConsultor:

      O recorde é de menor mulher VIVA.

  • Antonio Praxedes Filho:

    Que interesante esta mulher ela realmente é super pequena

  • ALX:

    Acho que aquele mineira que não deixa de ser bebe mesmo com a idade devia ser considerada a menor não acham?

    • Lulu:

      Também acho porém acredito que ela não tenha os documentos comprovando a data de nascimento dela.

  • Dellanno:

    Espero que a simpática indiana consiga tornar-se uma actriz de sucesso! Não será fácil, pois a cámara tinha que ajustar-se à estatura de Jyoti Amge, algo muito incomum. Entretanto, desejo-lhe sucesso, pois, quando conseguir, romperá preconceitos e mostrará às pessoas de baixa estatura que elas não têm de se sentirem inferiores – literalmente e psiquicamente!

  • SimonViegas (@SimonViegas):

    Cômo o repórter… e ela!!!

    Ops, brincadeira Vanessa Carmago!

  • Lulu:

    E aquela outra mulher do interior (acho) do Ceará? Que tem quase 30 anos e com a aparência de bebê?? Me parece menor do que a indiana…

Deixe seu comentário!