Novo sistema avisa sonolência do motorista monitorando músculos faciais

Por , em 7.12.2011

Está com sono? Então é melhor não dirigir. Ou instalar o novo sistema da marca Denso que verifica sinais de fadiga no motorista. Ao contrário dos sistemas existentes que analisam os olhos, o novo verificador do nível de sonolência rastreia movimentos musculares sutis de toda a face. Ele alerta quando os motoristas estão muito cansados antes deles adormecerem e causarem um acidente.

Uma câmera apontada para o rosto do condutor é monitorada por um software personalizado. 17 pontos distintos do rosto do motorista são monitorados o tempo todo enquanto ele está atrás do volante, permitindo que o sistema capte os movimentos e o nível de atividade dos músculos faciais.

Piscar constantemente é um sinal de que alguém está realmente com sono, mas a expressão do rosto é um indicador mais sutil do nível de sonolência. Monitorar toda a face, e não apenas os olhos, é mais eficaz e seguro para que o motorista saiba quando deve encostar a cabeça no travesseiro, e não no volante. [Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • asdf:

    nossa, esse sistema parece incrível! se ‘virassem’ ele para ajudar a mapear a estrada, iriam evitar 150 vezes mais acidentes…

  • Rafael:

    Taí a máxima utilidade da tecnologia de reconhecimento facial, salvará vidas!

Deixe seu comentário!