Por que temos sonhos estranhos e pesadelos

Por , em 13.11.2012

Sonhos estranhos já foram associados com presságios, medos e desejos. Estudos sugerem, porém, que nossos sonhos (mesmo os mais estranhos) são uma forma usada pelo cérebro para “digerir” as experiências do dia-a-dia. “A estrutura e o conteúdo do pensamento é muito parecido com a estrutura e o conteúdo dos sonhos. Eles podem ser produtos da mesma máquina”, apontou o neurocientista Matthew Wilson durante o evento “The Strange Science of Sleep and Dreams” (“A Estranha ciência do Sono e dos Sonhos”), promovido em novembro pela Academia de Ciências de Nova York.

No evento, Wilson apresentou um trabalho desenvolvido junto com outros cientistas em que usou sons para manipular os sonhos de ratos. Durante os experimentos, as cobaias ouviam um determinado som a cada vez que passavam por trechos específicos de um labirinto; ao reproduzir estes sons enquanto os animais dormiam, Wilson e sua equipe fizeram com que os ratos sonhassem com o labirinto (usando eletrodos, os pesquisadores puderam observar quais neurônios eram ativados durante o sono).

Em um experimento similar (e com os resultados também apresentados no evento), a cientista Erin Wamsley, da Escola de Medicina de Harvard, reuniu voluntários para estudar o vínculo entre os sonhos e as experiências vividas no mundo real – ou, mais especificamente, entre a memória e o sono na fase não REM (mais fragmentados do que os da fase REM, que significa Rapid Eye Movement, ou movimento rápido dos olhos).

SONHO ESTRANHO

Alguns participantes relataram ter sonhado com um jogo de videogame que jogaram horas antes, a pedido dos cientistas (no jogo, eles percorriam um labirinto). Curiosamente, aqueles que sonharam que estavam no jogo apresentaram uma melhora de desempenho no dia seguinte – pensar sobre o jogo enquanto estavam acordados, contudo, não causou efeito prático algum.

Depois de jogar um segundo jogo (desta vez sobre esqui), houve participantes que relataram ter sonhado que estavam esquiando. Conforme atingiam uma fase de sono mais profunda, os sonhos se tornaram menos “óbvios”, e a relação com o jogo ficou menos clara. Um dos voluntários, por exemplo, sonhou que estava seguindo pegadas na neve ao invés de esquiar. De acordo com Wamsley, o sonho pode ter sido uma maneira de refinar a habilidade do participante de caminhar sobre a neve.

Tanto nos ratos como nos humanos, os neurônios ativados durante o sonho eram da mesma região do cérebro, o hipocampo, associada com memória espacial.[LiveScience]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (4 votos, média: 4,75 de 5)

7 comentários

  • Marcio Fangs:

    As imposições da Ciência,são tão falhas e voláteis,quanto qualquer outro ramo do conhecimento humano.O que hoje é uma verdade absoluta,amanhã em um passe de mágica,pode mudar inesperadamente.Evolução Científica??? Não…parâmetros falhos de um conhecimento falho e limitado como todos que pertencem à saga humana.Se uma “verdade absoluta”,deixou de valer,obviamente que a mesma nunca existiu.Não se substitui uma mentira por outra.

    • josoco:

      Meu amigo, a ciÊncia é algo extraordinário, fantástico, falta porém aos homens que estudam os sonhos e outro fenÔmenos correlatos, procurarem desenvolver uma sesNibilidade para entrarem em contatos com os humAnos desencarnado. NB: eu não sou espíritta, não gosto de religião, SOU LIVRE PENSADOR.

  • JHR:

    Gostaria que algum pesquisador explicasse como o cérebro consegue, no sonho, criar sensações de algo que nunca fizemos e que não há registro ou lembranças.
    Exemplo: Sensação de estar voando.

    • GusC:

      Se você consegue se imaginar voando acordado, consegue fazer o mesmo dormindo. Mais facil recriar a circunstância se você já voou de avião, helicoptero, balão, etc. Indo ainda mais além, muitas vezes nosso inconsciente nos coloca em situações em que acabamos “nos surpreendendo” (ou nosso consicnete se surpreende) com o rsultado, por ex quando matamos alguem em um sonho.

      Por isso pare de pensar besteiras em relações a sonhos, viagem astral, etc porque isso é tudo besteira.

    • Roberto Marques de Oliveira:

      a fantasi de voar é subsconsciente, então vc ao dormir libera esta fantasia e sonha voando, talvez vc diga eu nunca fantasiei voar entretanto em criança sim, como nosso cerebro registra tudo principalmente a memória biologica, então vc aos sonhar seu hd encontra este arquivo e vc flutua, voa sem gravidade ete e tal

    • josoco:

      As imagens oníricas são de assuntos relacionados com o nosso dia a dia tem em alguns momentos são como conselhos, orientações para mudar aspectos de nossa vida. Estas imagens são fabricadas não na nossa mente, mas na mente de seres espirituais que cuidam de nós , do nosso bem estar.
      Exemplo: uma pessoa que sonha que sua casa saiu voando e foi para outro estado e na queda a casa se espatifou. Pode ser um sonho avisando que a mudança que vc pretendia fazer pode dar errado. É com esta pespectiva que os sonhos devem ser analizados…

    • Rayssa Mainette:

      Se sonhar que a casa flutuou e pousou em outro estado, com certeza que a pessoa estava lendo ou assistindo o Mágico de Oz. Kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Deixe seu comentário!