O atleta mais rico do mundo veio da Roma Antiga
Se você hoje fica assombrado com as cifras milionárias que alguns atletas, especialmente jogadores de futebol, recebem para competir, escute essa: o atleta mais bem pago da história da humanidade foi um condutor de bigas.
Exatamente: se você já assistiu algum filme sobre Roma antiga, talvez tenha visto os jogos do Circo, no Coliseu. Nesses eventos, havia de tudo – lutas entre gladiadores, cristãos e prisioneiros de guerra sendo comidos por leões, e corridas de bigas, carroças puxadas por quatro cavalos. Nesta categoria, foi descoberto que um carroceiro iletrado, Gaius Appuleius Diocles, ganhou como prêmio por uma vitória a obscena quantia de 35.863.120 sestércios.
A descoberta foi feita por pesquisadores da Universidade da Pensilvânia (EUA). Um Professor da instituição, Peter Struck, afirma que isso seria o equivalente a 15 bilhões de dólares atualmente. Com isso, nosso amigo Gaius seria considerado o 33º homem mais rico do mundo, de acordo com a lista da Revista Forbes. Entre os atletas, nem vale comparar: o contrato mais alto do mundo, na atualidade, é do jogador de Baseball Alex Rodriguez, e vale US$ 275 milhões. Dinheiro de pinga, comparado à fortuna que Gaius Diocles arrematou. [Live Science]
18 comentários
Bem ja que duas pessoas disseram ser ele lusitano ,saudemos portcale
Muito interessante, não sabia desta.
Mas bem, a vida continua a mesma, quanto maior o risco de seu investimento, maior a oportunidade de lucro. No caso eles arriscavam diretamente suas vidas.
Nelson, parte da Lusitânia viria a ser Portugal.
Apenas a lamentar não referirem que o atleta em questão era Lusitano, território agora chamado Portugal.
Obviamente esta quantidade excessivamente elevada deve ter sido dividida entre os muitos herdeiros dele após seu assassinato…
Neste caso, naquela época como agora, o ócio produz estes desatinos, tudo por nada.
O atleta arriscava a vida, ?5% de sobrevida, entravam 20 para um vivo e vitorioso, lembram do filme Ben Hur, com CHARLTON HESTON no papel principal, por conta de uma glória efemera. A sobrevida à duas corridas se reduzia à 0,25%, sobreviviam 25 em 10000. Voltava a arriscar para morrer. Enfim é algo da natureza do homem louco que foge a compreensão dos mortais.
ta que ele ganhou tanto, mas pra ter ideia o quanto isso realmente vale temos que saber quanto valiam as coisas, pq se o pao fosse 1 milhao ja nao ganhou tanto… de todo jeito ele ganhou muito mas temos que saber se foi absurdademente muito ou so muito
São sestércios, Sr. Harrison
E VEJA QUE, ISSO OCORREU NA ROMA ANTIGA.
ENTÃO, NOS DIAS ATUAIS,OS (FAMOSSOS) JOGADORES DE FUTEBOL SERIAM OS TRATADORES DOS CAVALOS DAQUELES DIAS.
35.863.120 o quê ? laranjas ?
Jogador de futebol q nada…. o lance é ser corredor de bigas… kkkkkkkkkk
Antonio, quando se faz este tipo de comparação, já se está comparando o valor de compra. A quantia é obscena por que o poder de compra era obsceno, como seria hoje, mas é claro que na época não havia muita coisa para comprar: belas escravas, umas vilas em locais turísticos, como em Pompéia e Herculano, e bancar bacanais e saturnais até morrer de tédio.
mas antigamente eram esportes de verdade….vale até a vida, honra… impiedade, emoção…etc
Qual terá sido o destino de tanto dinheiro? É, porque naquela época não havia Caderneta de Poupança.
na certa essa é a modalidade esportiva mais importante da época para tão bem
Imagina o combate que ele passo pra ganhar isso
1000 gladiadores no coliseu esilo free-for-all e no last stand
uhahuahauhuhauhahua
Acredito que este valor é relativo, ou seja não teria na época o mesmo poder de compra.
Só mais uma informação. Era originário da Lusitânia, que mais tarde viria a ser Portugal.