O cordão umbilical é cortado muito cedo
Já no primeiro minuto de nascimento o cordão umbilical que liga a mãe ao recém nascido é cortado. Mas, de acordo com uma nova pesquisa, deixar o cordão intacto por mais alguns minutos pode ser benéfico para o bebê.
Foi apenas no último século, com o avanço da medicina, que os médicos passaram a cortar o cordão mais cedo.
Segundo os pesquisadores, o obstetra/ginecologista deveria deixar o cordão umbilical por mais tempo para que o sangue que está nele possa ir para o corpo do bebê. Além disso, ele carrega nutrientes da placenta da mãe que podem ser úteis para a criança.
Também há células tronco que ficam no cordão umbilical e que podem ser transferidas para o organismo da criança.
O risco de doenças crônicas seria diminuído, principalmente em bebês prematuros ou que sofreram outros problemas de parto.
Então, se você é uma futura mamãe, converse com seu obstetra sobre a possibilidade dele deixar o cordão umbilical intacto por alguns minutos depois do nascimento. [LiveScience]
4 comentários
uma informação muito útil, com certeza lembrarei isso quando eu me tornar papai, e para aqueles que eu conhecerem e que estiverem esperando por um filho, repassarei essa informação que é de grande valia!!!!!!!!
muito obrigado amigos do Hypescience, sempre nos mantendo super informados.
grande abraço!!
Hoje em dia o bebe nem tem tempo de saber o que aconteceu… o povo tira e já saem correndo para outra sala fazer exames… e numa sala super fria… fico imaginando o que ele deve pensar… morou meses em um local para lá de apertado, mas quentinho… então é jogado para fora sem aviso…. =)
Realmente uma boa… antigamente os bebes ficavam mais tempo com o cordão… mas a mortalidade também era elevada…
Com certeza gravarei isso para quando eu me tornar pai…
Todos os obstretas deveriam saber disso !!