O eclipse assistido de um avião parece o fim dos tempos
A companhia aérea Alaska Airlines foi muito gente boa e mudou seu plano de voo na última terça-feira apenas para que os passageiros de seu avião pudessem ver o único eclipse solar de 2016.
No caso, muitos astrônomos estariam a bordo. Atendendo a suas súplicas, a linha aérea mudou o horário de sua viagem de Honolulu, no Havaí, a Anchorage, no Alasca a fim de que os nerds apreciassem essa beleza da natureza a 35.000 pés de altura (mais de 10 mil metros).
O avião partiu no dia 8 de março às 14:00, 25 minutos mais cedo do que o habitual. O eclipse, com dois minutos de duração, seria perdido caso a mudança não fosse feita. Um plano de voo especial foi preparado para encontrar a rota mais eficiente e levar em conta o tempo e o vento.
Pelo menos, os astrônomos foram solidários e compartilharam esse entretenimento a bordo de primeira classe no YouTube, de forma que nós também podemos nos maravilhar com a cena.
É possível ouvir os aplausos enchendo a cabine conforme a visão de fim de mundo da sombra da lua se alinhando com o sol forma uma corona. Parece o apocalipse, e é lindo, não? [Gizmodo]
1 comentário
Se tem astrônomo tão idiota quanto o filmador e voando de primeira classe, eu devia ter estudado astronomia…