O momento incrível em que um gafanhoto troca sua “casca” deixando uma réplica perfeita de si
Um fotógrafo amador conseguiu registrar um raro espetáculo da natureza: um gafanhoto trocando sua “pele” velha, deixando para trás uma réplica perfeita de si mesmo.
Com cuidado, mas com determinação e destreza, o inseto levou 40 minutos para jogar fora sua casca dura exterior, chamada exoesqueleto, enquanto pendurava-se em um pedaço de grama.
Adhi Prayoga, 41 anos, assistiu a transformação em seu quintal em Mataram, na Indonésia, e pegou o momento em câmera. “Eu observei o gafanhoto conforme ele começou a virar a cabeça para baixo, movendo o corpo para liberar a pele velha. Então, vi algumas formigas interessadas no processo”, conta.
Esta é uma fase de metamorfose do gafanhoto. Ovos eclodem em ninfas, que parecem pequenos adultos sem asas e órgãos reprodutivos. Ninfas trocam de “casca” muitas vezes conforme crescem até se tornarem adultas.
Há cerca de 10.000 espécies de gafanhotos, com a maior crescendo cerca de 11,5 cm de comprimento. Enquanto gafanhotos comem plantas, seus predadores incluem pássaros, besouros, roedores, répteis e aranhas. Algumas moscas também comem ovos de gafanhoto. Tal casca abandonada pode ser uma boa distração.[DailyMail]
11 comentários
Grande coisa, peçam a um fotografo que tire fotos do passo a passo da fêmea da espécie Homo sapiens no momento em que veste a “casca”!!! Aí sim vocês vão ver o quão demorado e complicado pode ser um processo natural de transformação…
Já vi essa “roupa” quando morava na roça, bem como de cobras, mas gostei de saber como acontece o processo. Sou fascinado pelas maravilhas da criação, e cada manifestação delas aumenta minha reverência por quem projetou, criou e mantém tudo isso. Já tem gente pegando pedras… falar em Deus é proibido. Mas pense: pessoas de sensibilidade ao ouvirem uma bela obra musical se interessam em saber quem é o autor, ou o pintor de um lindo quadro, etc… etc… E estas nem se comparam com as maravilhas naturais, como esta que você apresentou. Parabéns pela matéria!
Impressionante…
Que formiga safadinha. Mordeu o ” rabo” do gafanhoto , este teve que se “descapelar” para se livrar dela, mas a espertinha percebendo a ” trambicagem” do GAFA imediatamente mordeu o novo “rabo ” dele. Adorei
Nesse processo há uma certa quantidade de glicose que não foi utilizada, liberada pelo gafanhoto. Foi isso que atraiu a formiga. Ela não tava bolinando o gafanhoto não gente!
Mas q raios essa formiga tava fazendo ????
Que raios está fazendo aquela formiga??!!
Agradeço ao hypescience por essa reportagem, pois, recentemente
tive oportunidade de ver várias ”cascas” de gafanhoto fixadas em uma caixa d’água e fiquei por entender o que seria aquilo.
É uma réplica perfeita do bicho!!!
Que câmera boa
Ainda acho que o fotografo estava tirando foto da formiga trolando o coitado do gafanhoto