O nascimento de uma cigarra

Por , em 23.07.2009

O grito da cigarra pode chegar facilmente a 120 decibéis, nível danoso para a audição humana, ou pode ser inaudível para nós e mesmo assim fazer os cachorros uivarem de dor.

Depois de saírem de seus ovos as cigarras vivem um ciclo de vida debaixo da terra que dura entre 4 a 17 anos, dependendo da espécie. Em seguida elas passam por uma metamorfose deixando seu exoesqueleto para trás, como você pode ver a seguir, para se aprontarem para o acasalamento.

Seu alto zumbido é o chamado de acasalamento emitido pelas cigarras macho, pois as fêmeas não emitem som. O barulho é produzido através da vibração das membranas na parte inferior do seu abdômem.

O som é tão alto que até as cigarras precisam se protegem com uma membrana especial que se dobra para evitar que seus tímpanos sofram danos. Mesmo assim há algumas fêmeas que “explodem” por causa do barulho.

cigarra cigarra cigarra cigarra cigarra cigarra cigarra cigarra

[Oddity Central, Wikipédia]

10 comentários

  • Clarice Tarrago:

    O som das cigarras ativa a glándula pineal….

  • duda:

    cruz credo nunca vi uma cigarra na minha vida,nascendo ele e orroroso.leca

  • Priscila:

    uiiiiiiiiii q nojooooooooo

  • claudeir:

    que top o exoesqueleto da cigarra!

  • ariane:

    Eu viquei enprecionada,porque eu nao imaginava que o nacimento da cigarra podia ser assim.Eu etnho certeza que quem quiser saber sob a vida,o nacimento,o canto etc,nao eria gostar porque ja eu gostei muito e essas que um dia se entereceu pesquiso engual eu isso é bom para quando o seu filho ou sobrinho quiser saber voce ja sabe a resposta.Isto foi muito mas muito intereçante para mim e outras muitas pessoas que pesquisaram e matou sua duvida.PESQUISE E SAIBA TUDO SOB UMA CIGARRA.FAÇA ENGUA EU E OUTRAS PESSOAS QUE É PELO SEU BEM.Gostei deste recado que vi no conputador,pesquise e saiba sob a vida da CIGARRA.TE PESSO ESTE FAVOR PELO SEU BEM NAO PELO SEU MAL E PARA TER INTELIGENÇIA SOB A VIDA DA CIGARRA.OBRIGADA

  • larissa gabriele longo:

    q legal um nascimento de uma cigarra ne!!to rosa ciclete bem…

  • Leo Pereira:

    Cedric, não seja infeliz por ter sorte de não ouvir zumbidos de cigarras em Brasília. Isso é um mérito, não ouví-las. Esse zumbido é prejudicial a saúde auditiva e constantemente, se ouvido, pode causar distúrbios cerebrais.

  • Felipe:

    4 a 17 ANOS? =o

  • Cedric:

    Infelizmente em muitas regiões as cigarras não existem mais.
    Em Brasília por exemplo, havia diversas espécies de cigarras e com o passar do tempo nunca mais escutei-as… É uma pena.

  • yara:

    Nossa meu Deus eu não sabia que uma cigarra vivia tanto e que emitem som tão alto e que as femeas não produz som e que elas explodem de tão forte que e o barulho.Muito enteressante espero que continuem assim sempre isso e ciência esso e aprendizagem eu adoro Ciências e Biologia

Deixe seu comentário!