O nascimento de uma cigarra

Por , em 23.07.2009

O grito da cigarra pode chegar facilmente a 120 decibéis, nível danoso para a audição humana, ou pode ser inaudível para nós e mesmo assim fazer os cachorros uivarem de dor.

Depois de saírem de seus ovos as cigarras vivem um ciclo de vida debaixo da terra que dura entre 4 a 17 anos, dependendo da espécie. Em seguida elas passam por uma metamorfose deixando seu exoesqueleto para trás, como você pode ver a seguir, para se aprontarem para o acasalamento.

Seu alto zumbido é o chamado de acasalamento emitido pelas cigarras macho, pois as fêmeas não emitem som. O barulho é produzido através da vibração das membranas na parte inferior do seu abdômem.

O som é tão alto que até as cigarras precisam se protegem com uma membrana especial que se dobra para evitar que seus tímpanos sofram danos. Mesmo assim há algumas fêmeas que “explodem” por causa do barulho.

cigarra cigarra cigarra cigarra cigarra cigarra cigarra cigarra

[Oddity Central, Wikipédia]

• Clarice Tarrago:

O som das cigarras ativa a glándula pineal….

• duda:

cruz credo nunca vi uma cigarra na minha vida,nascendo ele e orroroso.leca

• Priscila:

uiiiiiiiiii q nojooooooooo

• claudeir:

que top o exoesqueleto da cigarra!

• ariane:

• larissa gabriele longo:

q legal um nascimento de uma cigarra ne!!to rosa ciclete bem…

• Leo Pereira:

Cedric, não seja infeliz por ter sorte de não ouvir zumbidos de cigarras em Brasília. Isso é um mérito, não ouví-las. Esse zumbido é prejudicial a saúde auditiva e constantemente, se ouvido, pode causar distúrbios cerebrais.

4 a 17 ANOS? =o

• Cedric:

Infelizmente em muitas regiões as cigarras não existem mais.
    Em Brasília por exemplo, havia diversas espécies de cigarras e com o passar do tempo nunca mais escutei-as… É uma pena.

• yara: