O que acontece nos confins do corpo humano?

Por , em 26.03.2015

A olho nu, o seu corpo pode não parecer um lugar que tem muita ação. Mas é só olhar mais de perto que conseguimos ver batalhas microscópicas sendo travadas em todos os momentos de cada dia. De um lado, estão os invasores, de outro, os sistemas que lutam para defender a gente.

Bactérias atacam as células brancas do sangue

Este vídeo mostra como as bactérias espiroquetas atacam as células brancas do sangue na boca. Estas são as bactérias que causam inflamações e outras doenças gengivais. A primeira das células já está sucumbindo à ação das bactérias.

Nossa pele

A pele é a reunião de células comuns do corpo e faz a divisa entre a parte de dentro do nosso corpo e o mundo exterior. No vídeo, as esferas translúcidas são suor e as grandes formas pontiagudas são pelos. Conforme o zoom se aproxima milhares de vezes, é possível chegar ao “coração” da pele e enxergar células como lipídeos e a estrutura da epiderme.

Sangue sob ampliação de 1000x

A maioria do vídeo mostra as hemácias, células vermelhas do sangue. Conforme as lentes e a lâmina do microscópio são movimentadas, é possível ver também leucócitos, as células brancas do sangue. O balé é hipnotizante. Ao final, é possível ver grandes placas vermelhas com rachaduras, que mostram o sangue seco.

Piolho sob um microscópio eletrônico de varredura

Esta animação colorizada de um piolho humano foi feita com um microscópio eletrônico de varredura. Logo abaixo do animal de aparência monstruosa, está um fio de cabelo. As imagens foram colorizados por meio de uma reconstrução 3D do inseto.

Esperma sob ampliação de 1000x

Esse vídeo mostra o ritmo frenético dos espermatozoides humanos em meio ao sêmen – composto por dois líquidos, o seminal e o prostático. É possível ver alguns espermatozoides lutando para se soltar conforme o líquido seca.

Células T assassinas atacam o câncer

A célula verde vista nesse vídeo é uma célula assassina T, que se aproxima das células cancerígenas (em azul) para fazer o seu trabalho de defesa. Conforme a filmagem avança, é colocado um novo filtro e a célula assassina aparece em amarelo e em toda a sua majestade enquanto luta contra o câncer. Esse processo de exterminação acontece diariamente dentro de nós.

Carrapato mordendo a perna de um homem

Com um zoom de 300x, é possível ver detalhes impressionantes do almoço deste carrapato. Podemos assistir seu maxilar se movendo conforme se alimenta do sangue humano – substância que sustenta sua dieta hematofágica. Estes aracnídeos fazem um corte na epiderme para poder chegar ao seu alimento.

Cabelo humano

Neste vídeo simples, imagens consecutivas mostram o cabelo humano, cada vez com o zoom mais aproximado, até chegar a uma ampliação de 1700x. Com a proximidade, podemos observar as estruturas capilares que formam o fio e os intrincados padrões da cutícula – camada do fio que protege a região interna.

Glóbulos brancos atacam um parasita

As imagens mostram o trabalho de equipe das células brancas atacando um parasita. Ao final do vídeo, nem conseguimos mais ver o intruso, que está tomado pelos leucócitos. [io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

Deixe seu comentário!