O que aconteceria se todos os gatos do mundo desaparecessem?

Por , em 6.02.2012

Talvez você seja uma das pessoas que amam gatos, ou uma das que odeiam ou têm alergia. De qualquer modo, quando você passa por um gato tirando uma soneca na poltrona, ou dando uma típica arranhada na parede, a última coisa que você pensa é que eles são indispensáveis, trabalhadores pesados da casa ou do mundo.

Mas, na verdade, os especialistas afirmam que se todos os gatos do mundo subitamente morressem, as coisas ficariam rapidamente “pretas” para nós.

Os gatos, tanto de estimação quanto selvagens, podem nos enganar para que pensemos que eles dependem da nossa comida ou lixo para sobreviver, mas, de acordo com Alan Beck, professor de medicina veterinária da Universidade Purdue, eles são predadores com habilidades de caça adaptáveis. “Eles são grandes predadores de pequenos animais, e podem sobreviver solitários quando há escassez de comida, ou viver prosperamente quando há comida abundante”, afirma.

E é por isso que sentiríamos falta deles. Gatos são vitais para controlar a população de ratos e outros roedores. Beck comenta que na Índia os gatos têm um papel significante na quantidade de grãos perdidos por conta de consumo ou contaminação por ratos. Em outras palavras, pode até ser verdade que os humanos alimentem os gatos, mas sem eles, nós teríamos menos alimento.

Mas quão dramaticamente a população de ratazanas iria aumentar se os gatos subitamente desaparecessem? Vários estudos já foram feitos para tentar descobrir esse dado.

Um deles, de 1997, descobriu que o gato comum doméstico mata mais de 11 animais (incluindo ratos, pássaros, sapos e outros) no período de seis meses. Isso significa que os nove milhões de gatos do Reino Unido (onde o estudo foi realizado) matavam coletivamente algo próximo dos 200 milhões de espécimes por ano – sem incluir os animais mortos que não eram levados para casa.

Outro estudo, da Nova Zelândia, em 1979, descobriu que, quando os gatos de uma pequena ilha foram quase dizimados, a população de ratos rapidamente quadruplicou.

E se a população de roedores se multiplicasse, causaria uma cascata de outros efeitos no ecossistema. Na mesma ilha da Nova Zelândia, por exemplo, os ecologistas observaram que, conforme os ratos aumentaram no lugar dos gatos, o número de ovos de alguns pássaros, que os ratos comiam, diminuiu. Se os 220 milhões, aproximadamente, de gatos domésticos do mundo morressem, a população de alguns pássaros cairia muito, enquanto os predadores de ratos, fora os gatos, iriam aumentar.

“Todas as espécies têm um impacto”, afirma Beck. [LiveScience, Foto de Ikerender]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

49 comentários

  • Roberto Costa:

    Se todos os gatos do mundo desaparecessem, meu amigo Fábio, de Curitiba, entraria em colapso e se suicidaria….

  • Rodrigo Souza:

    Não existe churrasco de gato. O gato não tem carne suficiente para os pedaços do espetinho. E o sabor é incrivelmente melhor que o de vaca!

    • Anderson Froes:

      isso vc pensa , porque não foi no haiti lá eles são tão pobres que comen até gato , vai lá pra vc ver , e sim vdd gato vira churrasco por lá .

  • wesley rodrigues anastacio:

    Errei no comentario é *dejetos infectados

  • wesley rodrigues anastacio:

    Para o tiago que disse:
    “”A toxoplasma seria erradicada isso seria muito bom””
    Error-reiniciando tiago
    A falta de gatos aumentaria a taxa de toxoplasmose.Mas porque?
    Em outra materia sobre os gatos disse que eles sao infectados pelo motivo de comer ratos que a maioria sao portadores da toxoplasmose,pensa comigo….ratos fazer ninhos e defencam em tudo eles praticamente “rolam” no coco,alem de transmitir outras doencas,se acabarem os gatos,+ ratos,ratos+ratos=muitos ratos muito ratos+invasao domiciliar=desejos infectos por toda casa+pessoas sem uma otima higiene=pessoas infectadas por toxoplasmose 🙂 🙂 🙂

  • mucarey:

    Só sei de uma coisa, quando viajei em 2011, a minha cachorrinha foi para um hotel, ficamos 20 dias, os ratos entraram dentro da minha casa e até subiram na minha cama. Isto tudo em um mês. Quando voltamos ao normal com a cachorra na minha casa, os ratos sumiram.
    Na casa da minha mãe teve gato ou gatos, e os ratos não chegavam perto. Durante um curto período em que ela não teve gato, os ratos chegavam.
    Logo, gatos ou cachorros são exímios caçadores de ratos, pombas, calangos, etc. Isto é a lei da selva, se eles não estivessem domesticados, estariam nas florestas, savanas, desertos, cerrados, etc. caçando da mesma forma.
    Isso vale para grandes gatos como onças, leões, leopardos, tigres, até mesmo suçuaranas e jaguatirica, etc. Se eles forem extintos o ser humano terão muitos problemas. Imagine um mundo sem onças, cheio de capivaras destruindo as plantações, como acontecia na fazenda do meu tio.
    Logo, gosto muito de gatos e cachorros se pudesse eu teria vários deles. Mas como moro em apartamento, fico na vontade.

    • Mands Gama:

      Gato é um exímio caçador, o cachorro não.

  • José Inácio:

    APOCALIPSE!

    • Silvio Ribeiro:

      Sempre que se discute gatos e cachorros, tem que surgir um “profeta” para dizer que o gasto com esses animais mataria a fome de crianças.
      Só que esses “profetas” não movem uma palha sequer em auxílio das crianças necessitadas. Não são voluntários de nada, não promovem campanhas sobre nada em benefício delas.
      Já vi esse filme antes, milhares de vezes.
      Há um pensamento que diz:
      “Onde está o seu tesouro, está o seu coração”.
      Portanto, há pessoas que cuidam de 50, 100 cães e gatos abandonados, pois seu tesouro está neles.
      Cada um na sua e todos são úteis, de maneira global.
      Mas esses ”profetas” que só sabem criticar deveriam fazer algo de útil ao invés de apenas detratar aos que amam os animais.
      Que tal reunir uma troupe de “profetas”, cada um com sua habilidade e fazer um mutirão num orfanato ou asilo? Consertar telhado, capinar a grama, plantar flores, reparar instalações elétricas, hidráulicas, fazer uma campanha para comprar brinquedos, um novo fogão industrial, reformar computadores e doá-los às crianças pobres, pintar as paredes e tudo mais?

      Isto é obrigação do governo? Uma ova!
      É muito cômodo digitar críticas na Net e ficar de braços cruzados.

  • jodeja:

    Claro, todos os animais são importantes e não existe animal traiçoeiro. Eles têm instintos, agora, traiçoeiro , é o homem que raciocina pra fazer maldade, os outros animais apenas se defendem quando atacados.
    O cachorro doméstico acha que seu dono é um deus, pela maneira como o trata. Já o gato, acha que ele é que é deus, por isso é tratado tão bem!

  • gloria:

    Tenho umm casal de gatos q caçam de tudo e trazem as caças p\ eu ver, se é a noite eles aprontam uma miação q enquanto eu ñ for ver eles ñ param,acho q eles querem me dar o bicho morto de presente!Meu cachorrinho tbm caça ratos , houve um tempo q muitos ratos vinham p\ minha casa devido a construção de predios aquí em frente, toda noite ele matava um ,dois, até tres.Por causa dos ratos eu dou comprimidos de vermes a cada 6 meses p\ combater a toxoplasmose q é transmitida pelo rato q ñ faz mal ao gato mas é transmitida p\ humanos as consequencias são terriveis

  • Carolina:

    Fim do “Filé Minhau”…

  • iPedro Martins:

    Os churraqueiros de bairro, terão seu prejuido com os sumiços dos gatos

  • rogerio:

    amo gatos! só odeio o do visinho que matou o meu porquinho da índia.hua hua huaaaa.

    • Saprugo:

      Não odeie o gato, ele age por instinto e não tem culpa se a besta do seu vizinho não impede ele de sair para a casa dos outros. Os meus ficam apenas no meu quintal, os muros são altos e eles não conseguem subir, e consequentemente não incomodam ninguém.

  • Marcos:

    Pra mim este texto expõe algumas coisas:
    1º- A visão limitada do texto, gatos tem origem na Europa ou África, portanto todos os humanos nativos que viviam em regiões sem gato viviam numa boa, aliás nem ratos (camundongos, ratasanas, que causam doenças) existiam pois estes tbm foram exportados pelo europeus.
    2º- Os animais domésticos trazem grandes impactos ambientais, os gatos e os cabras são responsáveis (na verdade o responsável é o homem e a sua visão reducionista do mundo) até por extinção de espécies. Eles não se alimentam apenas de Ratos domésticos e baratas, se alimentam de lagartixa (que são benéficas para nós), pequenos roedores nativos como esquilos, pequenos marsupiais, borboletas, mariposas, coelhos nativos, aves nativas e seus ninhos, além de se alimentarem do alimento de animais que não tem donos como jaguatiricas, gambás, etc… Além do que hoje o dinheiro gasto com roupas, comidas, potinhos, roupinhas, dava para alimentar durante anos a população de crianças que passam fome.

    • JFSM:

      Irmãozinho!!!
      Estamos falando de hoje, meu filho!!!
      Se num eram pra existir em outras regiões do mundo, problema é do passado!!
      Acontece q hoje tem em todas as partes do mundo, e ponto final!!

    • Bom Senso:

      1º Os ancestrais dos gatos podem ter aparecido há pelo menos 100mil anos sendo que depois de vários cruzamentos e evolução temos o gato que hoje chamamos de doméstico, especies de felinos existem em todos os lugares do mundo, não só na Europa ou na Africa.

      2ª O ecossistema da Terra auto-sustentável, ou seja, tem comida em abundância para todas as especies que habitam o planeta. Quem esta bagunçando as coisas somos NÓS, os homens que como sempre acabam com o meio ambiente e gera o desequilíbrio. E mais ou menos assim:

      Nos geramos muito lixo nas cidades, isso faz a população de ratos aumenta, assim como a de outros pássaros que também se alimentam de restos, não só os gatos tem comida de sobra, tudo graças a nossa falta de consciência.

    • Saprugo:

      Sim, tenho gatos e gasto com ração de ótima qualidade, potinhos, remédios e vacinas pois eu escolhi adotá-los, e o dinheiro é meu, ganho ele honestamente e gasto ele com o que eu achar melhor. Não é por que tem criança passando fome que não vou tratar bem os animais que eu adotei.

    • Cilene Bispo:

      -.-‘ aff, os gatos também possuem origem da Ásia. E diz que o texto que é superficial 😛

    • Shirley Vieirah:

      Que beleza isso significa que você economiza e contribui socialmente para ajudar a exterminar a fome infantil?

    • Saprugo:

      Vc leu o comentário, aliás muito sensato, do Silvio Ribeiro acima Shirley? Nunca ouviu falar do “Onde está o seu tesouro, está o seu coração”? Meus animais não foram comprados, foram resgatados da rua, e como eu comentei, ganho meu dinheiro honestamente, e o uso que faço dele é uma escolha minha. Aliás, como o Silvio Ribeiro falou, o que vc faz para ajudar a matar a fome das crianças carentes da sua vizinhança? Não é aí que (supostamente) está o seu coração? Pode ter certeza que, apesar de não ser aí que está o meu coração, eu não te criticaria por isso, pois sou adepto da campanha pela vida: CADA UM CUIDA DA SUA!

    • Susan Raine:

      Toda espécio tem um papel na natureza, inclusive os gatos… Se você está tão preocupado com os gastos que algumas pessoas fazem por conta dos animais e acha que deveriam ser gastos com crianças pq vc mesmo não sai da frente do computador e vai ajudar as mesmas?

    • Mands Gama:

      O dinheiro que você gasta com internet por mês, dá para comprar uma cesta básica para uma família. Sabia disso?

  • eulalia Reis:

    É mesmo gente! Só quem tem gato que sabe! Eles são muito carinhososo e intelientes … além de limpinhos!Meu amigo perdeu um e ficou um grande vazio! Eles tem instintos que sabem quem está doente e quem vai morrer! Fala sério!

  • José Elias:

    Os gatos serão extintos, se continuarem vendendo espetinho na esquina.

  • Lisandra:

    Quem tem ou já teve um gato e este é ou foi criado com amor, sabe o quanto esses animais retribuiem o carinho e a atenção que nós dispensamos a eles. Essa história de que gato é interesseiro, traiçoeiro e falso é balela! Meus gatos respondem (“falam”) quando eu chamo, querem dormir comigo, têm ciúmes de mim com os outros, ou seja, criaram laços sociais e afetivos. Amo cachorros, mas minha paixão são os gatos! =^..^=

    • AZTECA:

      Penso exatamente igual a ti.Algumas pessoas costumam projetar
      nos animais as suas próprias características condenáveis.
      Quem diz que o gato é falso e traiçoeiro nunca conviveu com um
      deles.É um animal nobre e altivo que seleciona as pessoas a quem irá amar,sem servilismos,mas incondicionalmente.
      Amo e respeito todos os nossos “irmãos” animais,mas o gato é o
      meu preferido,seja ele “pelo curto brasileiro” ou tenha o mais
      refinado pedigree.

  • cecilia:

    Pra mim, a melhor função dos gatos é na decoração da nossa casa. Onde tem um gato, o ambiente fica muito mais bonito! Deus me livre um mundo sem gatos!!!

  • tiago:

    A toxoplasma seria erradicada isso seria muito bom

    • Cartman:

      A Toxoplasmose é uma doença transmitida PRINCIPALMENTE pela carne crua mal-passada. Foi registrado o maior número de casos da doença no Sul do país, onde é muito comum um grande consumo de carne bovina.

      Tenho amigos que nunca tiveam gatos dentro de casa e o resultado do exame foi positivo para a toxo.

      Cuidado com o que fala, com a informação que você dissemina na Internet sem saber. Pesquise bastante, pergunte a um profissional qualificado para se certificar do que é o correto.

      A carne, de qualquer procedência, deverá ser congelada por pelo menos 72h antes do preparo para o consumo. Muito cuidado com a carne de porco, que deverá sempre ser muito bem cozida.

      Até mesmo a carne que por ventura seja oferecida a animais domésticos deve passar pelo mesmo tratamento, para que o bicho não seja infectado.

      Sobre os gatos: caso eles estejam infectados, saiba que só liberam o “ovo” contendo o protozoário apenas uma vez na vida. E você precisa passar a mão no cocô do gato e levar até a boca. Quantas pessoas você conhece que têm esse tipo de prática? Pelas pessoas que conheço e convivo que possuem gatos, posso assegurar que jamais vi esse tipo de situação ocorrer.

      Ajude a espalhar a informação correta, pelo seu bem e das pessoas que você gosta.

      Abraços!

  • Cristiano:

    Bom tem a história da peste negra que comprova isso. Já que ela se propagou na época de caças as bruxas e gatos eram ligados a bruxas, a peste se espalhou ainda mais já que na verdade a doença se propagava através dos piolhos dos ratos.

  • Carmem:

    Com certeza, e causaria uma grande quebra na cadeia alimentar. Sem falar na falta que faria toda beleza dos bichanos. Miauuu!!!!!!

  • eduardo:

    Tenho 3 gatos em casa (um macho e outra fêmea, o outro é uma mistura dos dois kkkkkkkk).
    No início tudo são flores… não entrava uma barata sequer em casa. Hoje, os bichanos até fazem amizade com esses insetos nojentos…
    Todos os dias encontrava um rato falecido na varanda. Agora, esse trabalho ficou para os meus dois cachorros, que tiveram que assumir essa tarefa qnd perceberam que os meus gatos estavam fazendo uma rave no quintal com os roedores… gatos safados…..

  • Thalyz Guilhermat:

    As pessoas precisam acabar com essa ignôrancia a respeito dos animais, crêndices tôlas, pré-conceitos sem sentido e todas essas bobagens do passado. Se não aprecia um determinado animal, tudo bem, mas aprenda a respeitá-los e ao seu espaço. Tudo e todos no planeta tem a sua função, nada foi criado “por acaso”, a ciência está aí, pra comprovar tudo isso.

  • Mauro:

    Acabei de olhar pra minha “predadora selvagem adaptada”, ela fez miau pra mim.

  • Lucas Machado:

    Unico animal que não faria falta se sumissem subtamente, é o homem…

    • Mauro:

      Eu iria sentir a minha falta.

    • Cilene Bispo:

      Aff Mauro

  • Angel:

    Todos os animais são importantes para o equilibrio do meio ambiente.

    E eu iria ficar muito triste se todos os gatos sumissem…

    • Mauro:

      Olha, se uma gatinha igual você sumisse subitamente da terra, eu morreria! bjo. :p

    • Gyver:

      Então para que é que as ratazanas são importantes? É que eu não iria ficar nada triste se todos os ratos sumissem.

    • Glauco:

      As ratazanas são importantes para alimentar os gatos, ué!

  • iPedro Martins:

    Ainda acho que eles vão dominar o mundo

    • Marciana de Souza Telles Xavier:

      Que coisa boa, amei!!!! KKKKKK
      O mundo seria bem mais fofinho

  • Silvio:

    Se todos os gatos fossem exterminados, consequentemente a proliferação dos ratos traria sérios problemas de saúde para a população.
    A contaminação por doenças transmissíveis seria generalizada, tanto na área rural, como urbana.

    Infestação de ratos nas escolas, no cinema, nos restaurantes, nas igrejas, baladas, cozinha, nos armários, no banheiro, no quarto, dentro do metrô, avião, ônibus, hospitais, escritórios, elevadores.

    Um caos total, como nos filme de terror

    Num filme fictício sobre aranhas, década de 1958, ocorre o oposto. Com a eliminação dos ratos por produtos químicos, houve a proliferação das aranhas, que invadiram as casas.

    Um episódio clássico de perturbação ecológica foi a introdução do coelho uropeu na Austrália.
    Levado para aquele país no século XIX, esse mamífero ali se multiplicou em níveis insuspeitáveis ao se ver livre dos predadores naturais e logo se converteu numa praga para a lavoura.

    Quanto aos ratos, melhor mantermos nossos amigos bichanos por perto e na ativa.

    Abs:
    Silvio

  • Stéphano:

    Fico muito feliz de isso ser só uma suposição! Lá na casa da minha bisavó, que mora pra fora (na zona rural) os gatos são importantes não só para proteger as plantações dos ratos como também para segurança, pois eles são muito bons em atacar cobras!

  • Carlos:

    Utilidade dos Gatos: caçar animais pequenos e roedores e para que muitos não saibam ele captura insetos como baratas e outros, controlando o número de insetos rasteiros.

    Agora para descontrair: Os churraqueiros de bairro, tb terão seu prejuido com os sumiços dos gatos. rsrsrs

  • Ana:

    Ainda bem que isso é só uma suposição…com certeza eles fariam muita falta…

Deixe seu comentário!