O que as mães querem dos patrões

Por , em 13.05.2012

A mamãe que acabou de retornar da licença maternidade tem diferentes necessidades e prioridades.

Embora a maioria volte para o trabalho por pressões financeiras, o segundo maior motivo para elas retornarem é por que gostam do trabalho que fazem e querem continuar na carreira que escolheram.

Pesquisa recente mostrou que as mamães estão muito mais interessadas em ter um pouco mais de flexibilidade nos horários do que em ter uma licença maternidade maior, ou uma licença paternidade.

A pesquisa foi conduzida por uma empresa especializada em colocar profissionais no mercado de trabalho, a TheLadders, e envolveu 250 mulheres em empresas dos mais diversos ramos, como construção, educação, engenharia, finanças, recursos humanos, advocacia, marketing, ciência/medicina, imobiliárias, vendas e tecnologia.

A maioria já procura por empresas que prometem flexibilização nos horários de trabalho para quem retorna de uma licença-maternidade, mas a pesquisa descobriu que em algumas empresas isto “é só para inglês ver”: a mãe que usa esta flexibilização acaba sendo penalizada de uma ou outra forma.

Além de problemas com a política da empresa, muitas mães relataram frustrações com os colegas de trabalho. Alguns até davam algum apoio, embora não demonstrassem realmente compreender o novo estresse a que elas eram submetidas, e haviam os colegas que ficaram ressentidos com as novas prioridades e cronogramas das mãezinhas.

No Brasil, existe toda uma legislação que ampara a mãe trabalhadora, mas mesmo assim acontecem casos que surpreendem, como a doméstica que trabalhou 12 anos na mesma casa e foi demitida depois que voltou da licença maternidade.

Além da compreensão de patrões e colegas, é preciso apoio mesmo, por que o retorno da licença maternidade é uma fase de transição e adaptação, e muitas mães se sentem deprimidas e culpadas por deixar seus filhos em casa. Se não tiver o apoio e compreensão do chefe e dos colegas, ela pode simplesmente optar por ficar em casa cuidando do filho, ou buscar emprego com quem ofereça o apoio e compreensão.

Oferecer a possibilidade de flexibilizar o horário ou trabalhar em casa é uma boa maneira de manter uma boa profissional, e que vai ficar melhor, já que a experiência da maternidade costuma trazer mais maturidade à mulher.[LiveScience, BusinessNewsDaily]

1 comentário

Deixe seu comentário!