O que, exatamente, são as manchas do Sol?

Por , em 22.07.2010

Se você não sabe muita coisa sobre astronomia a idéia de manchas no Sol pode parecer meio estranha. Afinal, como um astro tão quente e brilhante pode ter manchas em sua superfície?

Na verdade, normalmente, não há muitas manchas no Sol. Elas são partes “frias” da estrela – a temperatura média delas é 2700 graus Celsius, enquanto a de outras áreas chegam a 5 mil graus Celsius.

As manchas são causadas por tempestades magnéticas na atmosfera do Sol, inibindo a transferência de calor da parte interior do astro para algumas áreas da parte exterior (em um processo conhecido como convecção – o mesmo das aulas de física, lembra?).

De acordo com a Enciclopédia Concisa de Van Nostrand, uma mancha solar possui duas partes distintas. O meio escuro, conhecido como “umbra”, e uma parte mais clara que cerca a umbra, chamada de “prenumbra” .

As manchas solares não são permanentes e aparecem, quase sempre, aos pares. As menores, com menos de cinco quilômetros de largura, podem durar menos de um dia. As maiores registradas duraram até duas semanas.

Elas foram notadas desde tempos antigos, mas foi só em 1610 que Galileu Galilei as analisou cientificamente. [Lifes Little Mysteries]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

15 comentários

  • Cléo Sertóri:

    legal

  • Joselito:

    Harasem Emerson, obrigado pela sua defesa. Valeu. U q não entendo foi essa confusão dos internautas. Eu afirmei q não existe oxigênio no sol. Simplesmente, eu não sabia como era a reação para provocar o calor e fogo no sol. Mas, eu compreendo a situação. Para aqueles q me ajudaram na explicação eu agradeço de coração.
    “O Sábio Nunca Diz Tudo o Que Pensa, Mas Pensa Sempre Tudo Que Diz.”

  • Harasem Emerson:

    Poxa,pessoal!!Tenho absoluta certeza que o Joselito é bem desinformado sobre o assunto,o rapaz só precisa é de um pouco mais de informação!!1E para os Nerds que acham que sabem tudo,porque não TENTAM dar uma aula de Metodologia Científica Aplicada para um Bacharel especializado no assunto?Meu Deus,tem gente que julga as opiniões dos outros como se as pessoas hossem cobaias experimentais das clarezas de idéias que mal conseguem discernir uma pessoa leiga na questão,um que se passa por itelectual sem mesmo ser,um analfabeto metido a burro…O Joselito apenas foi humilde,e as pessoas que o entenderam pelo seu jeito simples de se manifestar questionando tal assunto,lhe foi muito oportuna a oportunidade de aprender com pessoas experientes o que ele provavelmente nem imaginava em existir.Joselito continue sempre,por mais que as pessoas o julguem pelas suas perguntas, a querer sempre ter o mais aprimorável entendimento vindo de pessoas que vem à este site,não para zoar,mas,sim,para oferecer auxílio à quem nescessita de respostas…Um abraço á todos…

  • haliel:

    e n foi comentado q as manchas negras n são negras?! na verdade são é uma ilusão de ótica… elas são vermelhas por serem áreas mais frias…como a área ao redor é mais quente é brilhante, elas parecem postos escuros.

  • Daniel:

    A única coisa que me assustou no post do Genivaldo, foi a gramatica… ._.

  • Genivaldo:

    No momento certo os ventos solares chegaram a terra e o seu escudo não aguentará os micron amperes por amperagem será muita alta e passaram direto para a superficie planetaria é onde causará uma temperatura tão alta que os humanos não suportara, isto acontecerá dentro de pouco tempo seus efeitos já começamos a sentir e em 2011 é o começou da contagem regressiva para a humanidade.

  • Marcos:

    Olá a todos !
    Cláudio, tenha calma com o Joselito 🙂
    Todos nós temos dúvidas em alguma coisa e a dele é até pertinente para uma dúvida …
    Abraços a todos

  • Leco:

    Joselito pega fogo porque ele é composto de fósforo e alguem acabou riscando.(OWNED)

  • Marcos:

    Não há fogo no Sol, lá são atomos livres que a pressão e a temperatura de aproximadamente 15 milhões de graus faz a fuzão do hidrogenio em helio, praticamente a pressão faz que os vazios do átomo se unam, é o jeito mais limpo de produzir energia e olha que são bilhões de toneladas por segundo.

  • Augusto:

    @marcos vinicius

    É certo que o hidrogênio é combustível mas necessitaria de um comburente para queimar (esse muito conhecido oxigênio) mas o que acontece na superfície das estrelas não é combustão, as chamas podem (ou devem) decorrer das reações de fusão nuclear que ocorrem nas estrelas gerando energia.

    Abraços!

  • Claudio:

    Po Joselito isso foi brincadeira neh??

    Marcos se nao foi brincadeira, explica melhor pro rapaz.

    O sol nao pega fogo Joselito, vc ta certo, pra pegar fogo precisa de comburente. O sol faz fusao nuclear, o jeito mais limpo e eficiente de gerar energia. Fundindo atomos de hdrogenio formando helio.

    Mas continuo achando q essa pergunta foi uma brincadeira!

  • Alex:

    kkkkkkkkkkk se não tem oxigênio como ele pega fogo.

  • Marcos Vinícius:

    Joselito
    As estrelas usam Hidrogênio como combustível, é até bem mais eficiente que Oxigênio.
    🙂

  • Joselito:

    Sou ignorante. se não tem oxigênio no sol, como é q ele pega fogo ?

  • Jaqueline:

    Humm… interessante!

Deixe seu comentário!