O que o abanar de rabo de seu cachorro significa

Por , em 6.11.2013

Segundo um novo estudo da Universidade de Trento (Itália), o abano de cauda dos cães pode ter mais significado do que pensávamos.

Os cientistas afirmam que os cães têm diferentes respostas emocionais dependendo da direção desse abano. Por exemplo, ver outro cão balançando a cauda para a direita mantém os caninos relaxados, enquanto ver um colega balançar o rabo para a esquerda parece induzir estresse.

43 cães domésticos de várias raças participaram do estudo. Os animais foram equipados com um colete que monitorava seus batimentos cardíacos, e foram colocados em frente a vídeos que mostravam outros cães abanando o rabo para a esquerda ou para a direita.
Os animais de estimação que assistiram o rabo balançar para o lado esquerdo exibiram comportamento mais ansioso e tiveram um ritmo cardíaco mais acelerado, enquanto os cães que assistiram a um de seus colegas abanar o rabo para a direita ficaram tranquilos e até começaram a se aproximar da tela, sugerindo que viram o abano como um sinal de companheirismo.

No entanto, os pesquisadores dizem que isso não deve ser interpretado como uma forma de “linguagem secreta” do cão. Eles acreditam que a direção da cauda no abano e as reações dos outros cães a isso são respostas automáticas enraizadas nos diferentes hemisférios do cérebro canino.

Assim como o cérebro humano controla diferentes emoções e comportamentos nos lados esquerdo ou direito, a direção do abano no cão pode corresponder a ativação hemisférica.

“Em outras palavras, um cachorro olhando para um cão abanando com um viés para o lado direito – e mostrando, assim, ativação do hemisfério esquerdo, como se estivesse experimentando algum tipo de resposta positiva – também produz respostas relaxadas”, disse Giorgio Vallortigara, um dos pesquisadores do estudo. “Em contraste, um cachorro olhando para um cão abanando com um viés para a esquerda – mostrando ativação do hemisfério direito, como se estivesse experimentando algum tipo de resposta negativa – também produz reações ansiosas, como o aumento da frequência cardíaca”.

Vallortigara e seus colegas dizem que compreender essas respostas pode ajudar a melhorar o bem-estar dos cães, e talvez até a desenvolver novas estratégias para mantê-los calmos no veterinário. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

2 comentários

  • Guilherme Euripedes:

    Até onde eu consigo entender, quando um cão abana o rabo é tanto pra esquerda quanto pra direita.

    Entendi nada…

  • Luis Mendes:

    significa que quando ele era pequeno não fizeram a crueldade de cotar o rabo dele…
    e também que um cachorro abanando o rabo para a direita é um bom sinal 🙂

Deixe seu comentário!