Galáxias ultraluminosas: o que são? Descubra aqui!

Por , em 19.07.2012

Observadas pela primeira vez na década de 1980, as galáxias ultraluminosas infravermelhas (ULIRGs, na sigla em inglês) são, como o nome sugere, o tipo mais luminoso de galáxia conhecido.

O que são galáxias ultraluminosas?

Tais estruturas despertam a curiosidade dos astrônomos até hoje. Como se formaram, afinal? Duas hipóteses foram criadas pouco depois da descoberta: a primeira, de 1988, sugere que essas galáxias seriam uma fase evolutiva de quasares (corpos astronômicos de alta energia, muito maiores que estrelas, mas menores do que galáxias); a segunda, de 1998, propõe que são fruto da fusão de várias galáxias.

Observações mais recentes reforçam esta última hipótese. Usando equipamentos específicos, astrônomos analisaram a galáxia ultraluminosa Arp 220 e encontraram um par de “caudas” (formadas por estrelas e gases interestelares) com 50 mil anos-luz de comprimento. Estudando as propriedades luminosas dessa estrutura, eles concluíram que Arp 220 é resultado da fusão de pelo menos quatro outras galáxias, o que pode se aplicar a outros exemplares de galáxias ultraluminosas.[Science Daily]

8 comentários

  • Alberto Campos:

    Esta galáxia apresenta poeira cósmica concentrada horizontalmente. Pelo visto, não sofre interferencia do redshift, pois se isto acontecesse seria vista mais vermelha, ou sua cor foi auterada propositalmente. Realmente faltam dados importantes.

  • Rafael Domingos:

    dahora o site, haha

  • xXLUCASXx:

    pode ser, que seja uma galaxia ultra-compacta, digo, as estrelas com orbitas muito proximas, mas suficientemente afastadas umas das outras para evitar colisoes.

  • Alberto Campos:

    Realmente faltam dados. Seriam galáxias com pouca ou nenhuma poeira cósmica em seu interior? A poeira cósmica filtra os raios azul e ultravioleta e deixa passar o vermelho e infravermelho.

  • Andre Luis:

    Quais seriam estes “equipamentos específicos”? Apenas telescópios com infravermelho? Fiquei com dúvida, pois se é Ultra, não seria ultra do “espectro de cores”? A galáxia tem ultra luminosidade “infravermelha”. Ela é visível apenas no infravermelho ou não?

  • Antonio Carvalho:

    blá,blá

    • Antonio Carvalho:

      eu só postei isso pq eu queria ver se minha foto aparecia. achei muito interessante o artigo. ah e eu não consigo excluir o outro comentario

  • Brunno Oliveira:

    First.

Deixe seu comentário!