O que vai suceder o famoso LHC?

Por , em 27.07.2010

E volta à pauta de discussões o Projeto Big Bang, que criou um equipamento chamado LHC (sigla em inglês para Grande Colisor de Hádrons), um acelerador de partículas que custou 10 bilhões de dólares e pretende recriar, em pequena escala, o que foi o Big Bang, explosão que deu origem ao universo. O LHC, que está instalado no subterrâneo de uma região no interior da Suíça, deve ficar em funcionamento até 2030. Mas os cientistas já pensam sobre o que irá substituí-lo.

Primeiro, vamos falar do futuro do LHC. Ele seguirá coletando informações sobre as colisões de prótons, sem interrupção, até 2012. Neste ano, haverá um desligamento para reparos, durante 15 meses, e funcionar sem paradas até 2015. Nova parada de 15 meses para atualização, e mais um período de funcionamento contínuo até 2020, quando então haverá uma melhora na capacidade, no aumento da taxa de colisão das partículas e no fornecimento de dados. Com essa reforma, ficará funcionando até 2030, quando enfim será desativado.

Quando esse dia chegar, novas máquinas estarão em operação. Há duas grandes opções: O Colisor Linear Internacional (ILC, na sigla em inglês) e o Colisor Linear Compacto (CLIC, na sigla em inglês).

A maioria das diferenças entre os dois são de ordem técnica, mas basicamente o que os separa é o seguinte: O ILC deverá ter um comprimento de 35 km, o que permitirá experimentos que, devido á falta de espaço, o LHC não pode fazer. O CLIC, por sua vez, não tem o mesmo tamanho do ILC, mas terá a capacidade de acelerar as partículas a energias maiores, o que também deverá levar a descobertas inéditas. Como ambos os projetos ainda estão em fase de testes, a decisão sobre qual será usado não será tomada agora. Os cientistas esperam ter dados suficientes para escolher uma das opções em 2012, para que em 2015 o acelerador escolhido possa entrar em operação. [New Scientist]

…Da mesma forma discordo de usar energia nuclear… Uma vez que estão sujeitos a danos como também o perigo dos lixos radioativos.
    Não conheço um país que seja mais precavido que o Japão, relativo a segurança contra terremotos e tsunamis e, veja no que deu!
    O que falta é diminuir esse progresso sem fundamento a qualquer custo!

Rodrigo, acho que vc precisa fazer um tratamento contra conceitos anti-religiosos.
    O que falo tem muito mais haver com politica/ciência que religião!
    “Certamente vai pintar alguns manés aqui discordando de minha opinão…” (28/07/2010). Acertei!

Jorginho, pare de citar frases que nunca foram ditas, isto é um site cientifico, não um lugar pra fica postando coisas que vê nessas correntes religosas.

• Diego Uchiha Doppler:

1ºMuitas dessas frases de cientistas são falácias claras, como o “design inteligente”…
    2º O nome da partícula não tem nada a ver com o fato deles acreditarem ou não em deus.
    Eu tbm acho que deviam ajudar quem passa fome, mas não acho que desistir desse tipo de experimento seja o caminho.

Com todo respeito,
    AnonimousXRY. Não odeio a ciência e deixei isso bem claro… basta observar meus post.
    Além disso, não vejo onde causei tumulto.
    Se não gostou de minhas postagens, por gentileza ignora-as!
    Ao caríssimo Douglas,vc disse :”… melhor gastar trilhoes em um projeto cientifico q possa ter frutos no futuro,
    q gastar o mesmo para alimentar as pessoas passando fome”.
    Duvido se fosse vc ou alguns membros de sua família morrendo de fome ou doenças, se vc não mudaria de idéia!
    Se o que vc comer vira merda, então não deveria comer!!!
    Sou contra sim , a esse tipo de experiência.
    Em suma, Você nunca viu falar de cientistas que crêem na existência de um Criador, vai uma pequena lista:
    O interessante e pode até paracer ironia, mas não buscam algo que chamam de partícula de D-us?
    Apenas partícula!!!
    Desejam ”descascar”o átomo e desse suas sub-partículas até chegar na sua essência.
    Afim de quê?
    Saber que energia é massa ao inverso?
    Ah! Ia esquecendo dos cientistas –
    Segue:
    o bioquímico Michael J. Behe, autor do livro A Caixa Preta de Darwin — O Desafio da Bioquímica à Teoria da Evolução; o matemático William A. Dembski; o filósofo de lógica Alvin Plantinga; os físicos John Polkinghorne e Freeman Dyson; o astrônomo Allan Sandage;Newton, Faraday, Maxwell, Kelvin, Joule ,Boyle, Dalton, Ramsay,Ray, Linnaeus, Mendel, Pasteur, Virchow, Agassiz,Steno, Woodward,Brewster, Buckland,Cuvier,
    Copernicus,Galileo,Kepler, Herschel, Maunder.
    Matemática – Pascal, Leibniz,Euler.
    “ A complexidade da natureza indica claramente que existe um Criador.” JOHN K. G. KRAMER;“ Não consigo imaginar o Universo e a vida humana sem um começo inteligente, sem uma fonte de ‘afeto’ espiritual, que se encontra fora da esfera da matéria e de suas leis. ”
    ANDREY DMITRIYEVICH SAKHARO…
    O físico australiano Paul Davies -”Não posso crer que a nossa existência no Universo seja um mero golpe do destino… um acidente no grande drama cósmico.”

Galileu Galilei;Nicolau Copérnico;Einstein(1879-1955),Nobel de Físico em 1921, pela descoberta do efeito foto-elétrico, disse: “Quanto mais acredito na ciência, mais acredito em Deus”.
    O criador da teoria da relatividade afirmou: “A ciência sem religião é paralítica; a religião sem a ciência é cega”;

O grande cientista francês Louis Pasteur (1822-1825), fundador da microbiologia, descobridor da vacina, que revolucionou a medicina e salvou muitas vidas dizia: “A pouca ciência afasta de Deus, a muita ciência leva a Deus”.

A lista é grande,meu caríssimo.
    Apesar de eu não ser um cientista, acredito que isso deva responder que faço num site de ciência.

• edilson:

tudo é inevitável. A vida é bela e o poder da mente é que mandará na materia quantica!

as pessoas tem medo de saber a verdade
    ninquem é contra a ciencia até q ela vá contra deus e seus principios,
    eu acho melhor gastar trilhoes em um projeto cientifico q possa ter frutos no futuro,
    q gastar o mesmo para alimentar as pessoas passando fome.
    daqui dez anos aquele projeto cientifico vai dar alguns frutos
    e o dinhero gasto para alimentar os famintos
    vai ter virado merda.
    algum dia as pessoas vao parar de passar fome
    sem ajuda ou com ajuda
    mais avanços cientificos
    apenas com ajuda

• Matreiro:

Tem gente aí com medo de descobrir que o Gênesis não existiu…

Um adendo: cara que tem medo de 2012 tem que ser ignorante. Provavelmente tenha medo de lobisomem e boitatá também.

• AnonimousXRY:

desculpe jorginho, mas o que voce que ‘odeia’ a ciencia está fazendo num blog como esse?
    pra causar tumulto?

• marcio:

que palhaçada!!!!ano 2012 não está pronto,só ano 2030 funcionar LHC,eles estão medrosos desligar e não sabem nada maquiná e morrer de rir uhsuhsushsushusaaa

• conan:

Bem que poderiam inventar uma maquina dessas para retirar o gás carbonico, e toda a poluiçao da atmosfera ne?

• Diego Uchiha Doppler:

E mesmo que não encontrem o que procuram, eles vão acabar descobrindo outras coisas que serão úteis pra gente. Muitas das descobertas da humanidade foram feitas assim.

Bianconero seja bem vindo! ”Um” a mais ou a menos não fará diferença… Quando diz: ”Este site afirma que tem «os leitores mais inteligentes da internet», mas eu aqui só… ”
    Acho que vc não entendeu.
    Mas vou tentar resumir:
    Não sou contra as pesquisas científicas. Mas sua obcecação por coisas que em nada edifica… Principalmente a uma humanidade que confia e acredita em tudo, menos no autor da criação.
    Não dou crédito a uma ciência que tenta a qualquer custo buscar o ”elixir” da eternidade.

Se vc não sabe, a micro ou nano eletrônica não nasceu de aceleradores de partículas, mas graça ao microscópio eletrônico e o domínio dos chips (micro/nano-circuitos integrado).
    A intenção desse acelerador é pesquisar ”n” partículas” na velocidade da luz, colidindo-se.
    Arquivarão todos os tipos de reações diante desse impacto.
    Eles não têem uma idéia exata que poderá suceder…

Em troca de quê?
    No fundo tudo é energia e a própria onda eletromagnética é massa ao inverso?
    Einstein já previu isso em sua M C² = E.
    Que bem nos trará esses experimentos?

Quando criaram a bomba A e H, seus secundários idealizadores imaginavam usar para fins pacíficos?
    Precisamos de ciência que faça um mundo melhor.
    Uma ciência que ao invés de criar joguinhos violentos e outras coisas que chamo de lixo tecnológico; crie meios de acabar com a desigualdade ,doenças e fome.
    Uma ciência menos egoísta e menos competitiva comercialmente.

Pra que clonar?
    Pensa que terão vida eterna em fazer cópia de si?
    Pois não conformo com esse tipo de ciência.

Para finalizar. Penso cientificamente como Lavoisier… Tudo se transforma e a (MC²=E).
    Não confio em ciência atrás de saber os mistérios de D-us.

Quanto à quântica: Estão aperfeiçoando o computador quântico e não usaram nenhum acelerador de partícula!
    Na verdade a próprio quantum diante desse choques, tomarão efeitos, segundo o grau das desordens no meio.

Eles vão estudar os efeitos dos feixes de partículas até o ano de 2030 e depois disso, (ou antes), usarão meios maiores e com maior poder (potência).
    Até lá (se o planeta ainda for habitável), certamente as geleiras terão derretidas, cidades inundadas, temperatura acima dos 40°…
    Mega tsunamis, além de frios abaixo dos -10° em algumas regiões… Além de mega terremotos.

Como deve ser bem informado, deva saber sobre uma grande tempestade magnética do Sol, prevista para os próximos anos?
    Sabe que poderá acontecer com nossa frágil tecnologia?
    Cara, já somos escravos da tecnologia! Isso é bom?
    Se faltar energia no mundo por dia, haverá caos e grandes prejuízos… Além de vc não poder acessar a WEB? (rs)
    Já pensou o quanto somos dependentes?
    Se você não sabe, quem domina a tecnologia, domina o mundo.

Precisamos de tecnologias que nos traga resultados imediatos para solução do Planeta.
    Precisamos conscientizar que somos além de carne, alma e espírito.
    Sobretudo, buscar o verdadeiro sentido da vida que se resume em apenas viver-bem.
    Buscarmos D-us, e tenho certeza que Ele restaurará esse mundo.
    Ufa! Encerro por’aqui agradecendo ao’s moderadores e demais pessoas que leram esse monólogo comentário.
    Pense bem .

• rdt:

Vocês sinceramente acham que iriam pôr bilhões e bilhões de euros só pela vaidade de descobrir novas partículas?

Óbvio que não. Esses experimentos científicos vão dar margem a toda uma nova gama de tecnologias que nos serão úteis no século XXI. O aperfeiçoamento de tecnologias existentes é limitado; a descoberta de novas propriedades físicas possibilita chegar a conhecimentos muito mais avançados.

• robert:

Que venha o ILC ou o CLIC!
    Ficarei ansioso pelo início das atividades de um desses aceleredores. Mas também espero que o LHC ache o Bóson de Higgs.
    Que venha o futuro!

• Bianconero:

Não sei se sabem (robson e jorginho), mas foi a mecânica quântica, que foi provada por aceleradores como este, que vos trouxe toda a microelectronica… Nomeadamente, telemoveis, televisões, computadores e por aí além…

Eu não acredito na teoria de tudo que os físicos estão a tentar descobrir aqui. Mas acredito que quanto mais tentarmos chegar a ela, maior inovação vai haver, maior conhecimento, e, talvez quem sabe, podemos arranjar maneiras de sair da Terra e povoar outros planetas do universo!

Sou muito mais a favor de experiências de pensamento, mas o que é que isso prova?! NADA, meus amigos!

E só pessoas com uma mente tão fechada é que não têm curiosidade sobre de onde tudo isto vem e para onde vai.

E caro amigo jorginho: pegue nos seus castigos acima.

Cumprimentos

• Robson José Cõgo:

Tanto dinheiro, e pra que?
    O que pode melhorar a vida do povo?, saber sobre a origem do universo
    Tem muita vaidade nesse meio,
    Outro dia fizeram um evento internacional pra decidir se Plutão é um planeta ou não.
    Os governos deveriam ser mais seletivos quanto a aplicação de verbas.
    Ainda bem que no Brasil o dinheiro pra pesquisa é irrisório.
    Tem muito doido com PHD

• Diego Uchiha Doppler:

Essa não vou nem entrar em discussão…alguem com mais paciência no momento acabe com a falácia do curto prazo vs longo prazo…

Estão mesmo querendo fuder o Planeta .
    Esse tipo de ciência eu condeno e cientistas/patrocinadores.
    Pela curiosidade o macaco perdeu uma das mãos e o homem procura um meio de se destruir de forma avançada.
    Que suas almas queime no inferno!

Espero que o mundo crie uma ordem e condene esse tipo de experiemento… que não contribuem em nada para humanidade.
    Não sou contra a ciência, desde que seja para o bem geral.
    US$ 10 bilhões doado para pesquisas duvidosas que nem esses otários sabe ao certo que podem resultar desse experiemento!
    Deve sim, criar uma lei mundial impedindo uso dessa máquina.
    O mundo não é deles e não têem o direito de fazer o que quiseres.
    Certamente vai pintar alguns manés aqui discordando de minha opinão… que SF com eles !!!

• Leila Maria Rinaldi Vieira:

Com tantos boatos envolvendo o ano de 2012, em acontecimentos terríveis no planeta, este acelerador está mais para fim de mundo do que para princípio.
    Desculpem, mas tudo que sofremos tem a mão do ser humano e espero, sinceramente, que este invento não seja mais um envolvendo tragédias