O smartphone dobrável pode estar mais próximo do que você imagina

Por , em 4.05.2014

Há muito tempo que a tecnologia dobrável é uma promessa, mas os avanços têm sido lentos. O vídeo acima, porém, mostra um tipo de hardware de dobraduras que pode ser o sonho dos fãs de sci-fi se tornando realidade, dentro de poucos anos.

IMG_7042 (1)

Este protótipo foi elaborado pelo Laboratório de Mídia Humana da Queen’s University (Canadá). É um smartphone totalmente funcional que usa três telas separadas que se encaixam. O projeto, chamado de PaperFold, foi desenvolvido pelo professor Roel Vertegaal e seu aluno Antonio Gomes.

“No PaperFold, cada display pode agir independentemente ou como parte de um único sistema”, explica Vertegaal, professor da Faculdade de Computação e diretor do Laboratório de Mídia Humana da Queen’s University. “Isso permite que o dispositivo tome várias formas, fornecendo suporte para tarefas móveis que requerem um grande espaço ou teclado sob demanda, mantendo-se ultracompacto, ultrafino e leve”.

upload2

Além de ser um gadget que promete chamar atenção, o smartphone parece particularmente útil para navegação (parece um pouco como um mapa em papel, então esta praticidade pode não ser tão surpreendente). A equipe diz que ele pode ser usado para exibir instruções de direção sobre todas as telas ou para dobrar as telas em conjunto e criar uma espécie de globo do Google Earth.

“O smartphone PaperFold adota as técnicas de dobradura que fazem do papel tão versátil, e as emprega para mudar visões ou a funcionalidade de um aparelho, bem como alterar a sua tela de forma flexível”, conta o professor.

upload3

O design pode não ser o mais prático possível, mas o PaperFold pode nos dar uma uma visão interessante do que seria a tecnologia dobrável em um futuro próximo. [Gizmodo, Engadget, Human Media Lab]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

Deixe seu comentário!