O Sol está calmo?

Por , em 10.06.2010

No período chamado “mínimo solar”, o Sol fica mais quieto, sem explosões – e, nos últimos anos, o Sol está ainda mais calmo. Essa fotografia que mostra um sol perfeitamente redondo, sem as enormes ondas de fogo que normalmente aparecem por lá, foi tirada na semana passada.

Mas, através dessa imagem, podemos ver, com detalhes, a atividade que ocorre na superfície do sol, mesmo sem as explosões normais.

As partes mais escuras do Sol (aquelas duas manchas) são as partes mais ativas. Atualmente o Sol está saindo do mínimo e se movendo para seu máximo, e ele irá ficar muito mais ativo – então fotos como essa serão muito raras. [Nasa]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (1 votos, média: 5,00 de 5)

15 comentários

  • Cléo Sertóri:

    lindo mas da medo

  • aparecido de freitas da silva:

    NAO SEI SE E SINAIS DOS TEMPOS MAS ESTE SOL ESTA LINDO SO DEVERIA TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE TEMPERATURA, DIMENSSOES, ETC,SOU LEIGO DESCONHECIA A MAIORIA DAS INFORMAÇOES NOS COMENTARIOS, CONHEÇO A BOLACHA PASSATEMPO

  • Nei:

    É só medir o diâmetro do Sol na foto e dividir pelo diâmetro real do Sol que é 1391000 quilometros. Não esqueça de transformar as unidades.

    Professor Nei

  • geografo:

    gostaria de saber a escala da imagem

  • Sybas:

    É cada comentário besta aqui heim!

    Nos foquemos no assunto, não nos erros de português ou no curso de alguém.

    Afinal para o universo somos todos iguais xD

  • HenriqueRodrigues:

    Thiago Wesley, na boa, cultura mesmo é você conhecer um pouco melhor sua língua…

  • Thiago Wesley:

    Marcelo, o que me deixa irado, é quando uma pessoa que não tem conhecimento nenhum sobre o assunto critica sem antes pesquisar, infelizmente esse é o mal do brasileiro, e temos que conviver com isso 🙁

    Quando eu falei em 2012, eu não me referi a profecia, mais sim em bases ciêntificas, como por exemplo. A cada 11 (onze) anos, o sol enfrenta sua máxima solar, que é o periodo em que ele está mais ativo, e isso irá acontecer no o final de 2010 e estará em seu apse no final de 2012 (inclusive existe uma matéria sobre isso aqui na hyper), com sertesa vc saberia disso se antes de criticar estudasse, isso se chama CULTURA.

    Abraço!

  • João:

    O período de máxima e mínima do sol é cíclico.. então se fosse acontecer estrago assim já ia ter acontecido antes ¬¬ (e o ciclo não demora muito.. é coisa de 10~20 anos)

    E sobre 2012.. é só conhecidencia, se não me engano essa máxima vai acontecer no final de 2012 até 2013.

  • Genivaldo:

    Infelizmente os ventos solares dentro de pouco tempo atingirá a terra que não aguentará tamanha energia magnetica e aumentará de tal forma que muitos morrerão queimados é coisa terrível que vamos ver a camada de ozónio e todo campo de proteção não aguentará, Isto é uma verdade infelizmente para a humanidade.

  • Marcelo:

    Demoro pra coloca 2012 na história.
    Se um cachorro peida na igreja, pronto, é 2012!

  • Thiago:

    Thiago …

    Tambem li isso uma vez … sera que vai acontecer mesmo como aconteceu em 1882(se nao me engano) que queimou todas as linhas de telegrafo?

    se acontecer isso, estaremos hiper ferrados. sem agua, luz, telefone, alimento ………

    vou fazer meu estoque de bolacha passatempo =)

  • Thiago Wesley:

    a maxima solar estará em seu àpse em 2012

  • João Paulo Roque:

    _Colocaremos um luzeiro para separar o dia da noite, estas foram as palvras ditas nos dias da criação da terra entre Jesus e o seu pai celestial.

  • thomas:

    “As partes mais escuras do Sol (aquelas duas manchas) são as partes mais ativas.”

    acredito que as partes mais escuras sejam as menos ativas, chegam a 500°C de diferença entre as partes claras.

  • Andrew:

    Pois e como esta excrito na biblia, os sinais do Ceu. =)
    Logo, logo seremos arrebatados.

Deixe seu comentário!