O tipo certo de comportamento de risco que te torna mais atraente

Por , em 27.10.2014

Convenhamos, se sentir atraído por um tipo de pessoa que mais parece apto a ser preso do que ser um bom parceiro de família não é de todo incomum.

A atração não é uma conta matemática. Porém, a ciência sabe que ter comportamento de risco é um fator que pode tornar as pessoas mais interessantes para potenciais parceiros.

Por quê?

Finalmente, um estudo recente da Universidade de Alaska Anchorage (EUA) sugere que pode haver uma ligação evolutiva de por que correr riscos é um comportamento atraente – mas, atenção, antes de fazer uma burrada para seduzir alguém, saiba que precisa ser o tipo certo de risco.

Se você pensar sobre os tipos de riscos que nossos ancestrais corriam, em comparação com os muitos riscos de nossa vida moderna, há uma diferença bastante óbvia.

A maioria dos riscos antigamente envolviam ação física. Por exemplo, para nossos antepassados caçadores-coletores, riscos como caçar ou fugir de animais perigosos eram vistos como ações atraentes em ambos homens e mulheres.

Por ouro lado, riscos modernos – que envolvem coisas como colar para passar em testes, não usar cinto de segurança, trair – são comportamentos vistos como pouco atraentes em ambos homens e mulheres.

No geral, para os homens, o índice de atratividade ligado a riscos físicos é maior, mas os riscos que envolvem a nossa cultura moderna não foram classificados como sexy.

O motivo é simples: enquanto os ricos antigos eram associados com aptidão genética, os seres humanos de hoje podem ter visões negativas dos riscos modernos porque eles têm o potencial para consequências negativas (por exemplo, lesões), sem o potencial de benefícios evolutivos (ou seja, bons genes).

Em suma, o risco pode ser culturalmente atraente e considerado “legal” quando anuncia aptidão evolutiva, e pouco atraente e culturalmente considerado “estúpido” quando não anuncia tal aptidão.

Então, que tipo de riscos potencialmente pode tornar uma pessoa mais atraente?

Praticar esportes radicais como mountain bike, skateboarding, escalada (especialmente em ambientes exteriores), mergulhar, treinar animais (especialmente animais perigosos), nadar no oceano, participar de maratonas etc.

Qualquer perigo que se refira especialmente a danos físicos – mas que também demonstre aptidão física – tem potencial de aumentar a sua atratividade. De resto, você só será mais um idiota fazendo gracinha que pode se machucar. [LifeHacker]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 5,00 de 5)

Deixe seu comentário!