Pare de tomar energéticos imediatamente: estudo

Por , em 16.11.2018

Energéticos até têm cara de inocente, mas trazem muito mais malefícios do que benefícios. Eles são ruins para o fígado, para os dentes, para sua cintura e até podem influenciar nas dores de cabeça, irritabilidade e depressão.

Mas se você precisa de outros motivos para deixar de consumir esta bebida, aqui vai mais um estudo. Desta vez pesquisadores da Universidade de Texas (EUA) concluíram que apenas uma dose de energético pode estreitar os vasos sanguíneos pouco mais de uma hora depois do início do consumo da bebida. Isso aumenta o risco de ataque cardíaco e derrame.

Vasos comprimidos

Os pesquisadores estudaram os efeitos da bebida no endotélio, uma camada fina de células que recobrem os vasos sanguíneos. Os participantes do teste eram 44 adultos saudáveis que não fumavam, na faixa dos 20 anos.

O endotélio foi testado antes e 90 minutos depois do consumo de 700 ml de energético. Para isso, os pesquisadores utilizaram uma técnica de ultrassom chamada dilatação fluxo-mediada de artéria.

Uma hora e meia depois de consumir a bebida, o diâmetro interno do vaso sanguíneo ficou, em média, pela metade. Isso significa um problema agudo na função vascular.

Este efeito acontece por causa de ingredientes como cafeína, taurina e açúcar.

Energético antes de treino


Se você por um acaso bebe energético antes de praticar atividades físicas, é melhor interromper este hábito imediatamente se não quiser sobrecarregar seu sistema vascular. Atividades físicas exigem o máximo possível de fluxo sanguíneo para que o oxigênio chegue aos músculos rapidamente.

Este efeito observado no estudo, em que os vasos ficam muito mais estreitos que o normal, restringem a entrega do oxigênio para os músculos. Seu desempenho vai ser pior e seu coração vai ter que trabalhar duas vezes mais para realizar a mesma tarefa.

Quer saber qual é a melhor dieta pré-treino? O Dr. Emil Hodzovic, médico e fisiculturista, ensina aqui. [Men’s Health]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (20 votos, média: 4,65 de 5)

Deixe seu comentário!