Obesos mórbidos são sedentários por 99% do tempo

Por , em 26.03.2009

Um novo estudo examinou a média de exercício diário que obesos mórbidos (aqueles cujo índice de massa corporal está entre 40 e 49.9). A conclusão é os obesos mórbidos são realmente muito mais sedentários do que você imagina. Essa parcela da população é sedentária por 99% do dia e, em média, caminham 2500 passos por dia, quando o correto seria caminhar, pelo menos, 10 mil passos diários. Isso prova, mais uma vez, o elo entre obesidade, problemas cardíacos e falta de exercício físico.

Obesos mórbidos são muito mais sedentários do que você imagina

Os pesquisadores usaram um sensor corporal preciso para medir a atividade física dos voluntários (que não tomavam remédio para emagrecer ou faziam dieta) durante 72 horas, período no qual a pessoa seguia sua rotina normal. Posteriormente, testes envolvendo exercícios cardiorespiratórios foram realizados.

A maioria dos voluntários com obesidade mórbida foram classificados como sedentários. Em média, 23 horas e 51 minutos diários são gastos dormindo ou em atividades sedentárias (como assistir TV e ficar no computador). Os oito minutos restantes são gastos em atividades físicas moderadas (caminhar, por exemplo).

A obesidade contribui para cinco das dez doenças com maiores taxas de mortalidade: doenças cardiovasculares, infarto, diabetes, hipertensão e câncer. E, além disso, novas tecnologias encorajam o indivíduo a se mover menos e a gastar menores quantidades de calorias.

A falta de atividade física dessas pessoas não deve ser seguida como exemplo – exercícios moderados ou intensos sempre são benéficos à saúde. Até mesmo caminhadas curtas, com pouca velocidade, podem trazer mais qualidade de vida. Com o tempo, se as caminhadas forem regulares, a capacidade aeróbica da pessoa aumenta e a chance de doenças fatais diminui.

Os pesquisadores esperam que suas descobertas incentivem a prática de exercício da população. [Science Daily]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,00 de 5)

Deixe seu comentário!