Oceanos, graças à emissão de gases nocivos, estão ficando mais ácidos

Por , em 24.08.2010

Os oceanos da Terra, basicamente, estão absorvendo tanto dióxido de carbono que estão começando a ficar ácidos.

A maioria dos pesquisadores da área, que acredita no aquecimento global como um fenômeno real e mensurável (há os céticos também), afirma que a atividade humana e, principalmente a queima de combustíveis fósseis, contribuiu para que o efeito estufa normal do planeta se intensifique a níveis muito superiores. Todo esse carbono despejado pelas emissões fica na nossa atmosfera.

Um modelo computadorizado feito por alguns desses especialistas mostra que um terço dessas emissões de carbono é absorvido pelos oceanos do planeta – e que a substância estaria causando a acidificação da água, comprometendo a vida marinha.

De acordo com essa pesquisa, o pH da água dos oceanos em 1750 era de 8,2. Atualmente é 8,1 – quanto mais baixo é o pH, mais ácida é a água. Se o oceano continuar a absorver a quantidade crescente de dióxido de carbono, em 2100 o pH do mar chegada a 7,7. Parece pouco, mas, provavelmente, boa parte da vida marinha não conseguiria se adaptar (leia-se “evoluir”) para sobreviver em águas mais ácidas.

Com apenas uma espécie de alga, por exemplo, sendo extinta, os animais menores que se alimentam dela também acabam desaparecendo por falta de alimento. Com esses pequenos animais desaparecendo, os grandes animais também ficam sem comida, desequilibrando todo um ecossistema. No fim isso afeta, também, a nossa cadeia alimentar e a nossa economia – então a alteração do pH pode parecer um problema pequeno, mas é digno de preocupação [DailyTech]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

3 comentários

  • geraldinho:

    Investirei nas ações das empresas que fabricam anti-ácidos!

  • ana paula camoesas:

    minha linda,e o que é que isso tem a ver com a acidez dos oceanos? a mim boicotaram por eu ter mandado duas vezes o mesmo comentário,embora eu tenha a certeza que o problema não foi esse

  • Bruno de Loreno:

    É mais uma prova de que devemos criar consciência de que se continuarmos à agredir nosso planeta, nossos filhos,netos não vão mais poder ver e usar as maravilhas que podemos ter hoje.

Deixe seu comentário!