Os 9 lugares mais quentes do planeta

Por , em 12.07.2011

Oficialmente, o verão está nesse momento no hemisfério norte. Porém, o calor continua bombando em um monte de lugares. Enquanto dois terços da Terra são cobertos de água, um terço das terras remanescentes (que é um nono do total) é deserto (quase inabitável). Como você deve imaginar, todos os nove lugares mais quentes do mundo ficam em meio a esses ambientes ásperos. Já pensou morar em algum deles?

1 – Wadi Halfa, no Sudão – 53°C

Esse vale seco no topo do Sudão encontra-se na fronteira com o Egito. Em abril de 1967, a cidade de 15.000 habitantes atingiu uma temperatura de 53 graus Celsius. Enquanto o clima no norte do Sudão é geralmente muito seco, há momentos em que o ar úmido do sul pode chegar à fronteira e causar tempestades de poeira violentas, conhecidas como “haboob” (o ar úmido e instável forma trovoadas no calor da tarde). O fluxo inicial do ar de uma tempestade que se aproxima produz uma enorme parede amarela de areia e argila que pode, temporariamente, reduzir a visibilidade à zero.

2 – Ahwaz, Irã – 53°C

Ahwaz encontra-se em um deserto pouco acima do nível do mar, e quase nunca chove por lá. Durante julho, a alta média é de 47°C, quente o suficiente para fazer com que os milhões de residentes da cidade liguem os ventiladores. Ahwaz é um lugar onde a sesta é levada muito a sério: a fim de escapar do calor opressivo da tarde, lojas e empresas fecham cerca de meio-dia e reabrem por algumas horas após as seis.

3 – Tirat Tsvi, Israel – 54°C

O lugar mais quente da Ásia é a pequena Tirat Tsvi (população: 642), que registrou uma temperatura de 54 graus Celsius em junho de 1942. A cidade fica 220 metros abaixo do nível do mar. Apesar de seu clima formidável, é o local onde mais crescem árvores em Israel: 18.000.

4 – Araouane, Mali – 54,4°C

Araouane é uma pequena aldeia subsaariana que apenas 300 famílias chamam de lar. O deserto circundante é completamente estéril e um vento seco conhecido como “Harmattan” golpeia partículas finas de areia que podem obscurecer a visibilidade e se agrupar nas laterais dos edifícios. Araouane não recebe chuva suficiente para plantações, e a aldeia é dependente do comércio, caravanas que hoje movem blocos de sal de minas que se encontram ao norte. A temperatura neste ponto remoto atingiu 54,4 graus Celsius no verão de 1945.

5 – Timbuktu, Mali – 54,5°C

A cidade mais conhecida por ser no meio do nada – Timbuktu – é também um lugar muito quente. Timbuktu fica no extremo sul do deserto do Saara, alguns quilômetros ao norte do rio Níger. A cidade está rodeada por dunas de areia e suas ruas são muitas vezes cobertas de areia. Com uma alta registrada de 54,5 graus Celsius, Timbuktu é um dos lugares mais quentes do mundo. No mês de maio, máxima média de 42,2 graus Celsius não é incomum. Mesmo os meses de inverno apresentam altas de mais de 30 graus Celsius. Uma população de mais de 40.000 pessoas lutam contra esse calor com roupas desenhadas para afastar o pior do clima.

6 – Kebili, Tunísia – 55°C

Embora seja quente demais, Kebili é realmente um oásis no deserto. As 18.000 pessoas que chamam o lugar de cidade natal enfrentam ondas de calor com temperaturas superiores a 55 graus Celsius. Como a história de Kebili remonta a mais de 200.000 anos, muitos dos habitantes locais passaram adiante métodos destinados a sobreviver nos dias insuportavelmente quentes. Eles estocam água e se esforçam para manter uma temperatura corporal relativamente constante.

7 – Ghadames, Líbia – 55°C

Ghadames é outro oásis no meio de um deserto. A população berbere nativa de cerca de 7.000 habitantes vive em casas feitas com paredes grossas de lama, cal, e troncos de árvores que ajudam a protegê-los do calor abrasador, especialmente no verão. Os telhados das casas são interligados, e muitas das ruas são cobertas, permitindo maior sombra, privacidade e segurança. A cidade é tão icônica que está listada como Patrimônio Mundial da UNESCO. A paisagem se assemelha ao planeta “Tatooine”, do filme Star Wars, e a habitação da área se estende do século 6.

8 – Death Valley (Vale da Morte), Estados Unidos – 56,6°C

Death Valley é o vale mais seco e mais baixo dos Estados Unidos, condições que se somam a algumas temperaturas extremas. Em 10 de julho de 1913, os termômetros registraram 56,6 graus Celsius, a temperatura mais alta já medida nos Estados Unidos. Durante aquela semana, cinco dias seguidos marcaram 53 graus Celsius ou mais. Anteriormente, lá ficava o centro de operações de mineração de uma companhia, que arrastava minerais com mulas através do deserto de Mojave. Hoje, a maioria dos alojamentos em Death Valley é desligada quando a temperatura se eleva a 51 graus Celsius.

9 – El Azizia, Líbia – 58°C

A temperatura mais quente já registrada na Terra foi em El Azizia, na Líbia, onde um calor de 58 graus Celsius fez seu caminho aos livros de história em 13 de setembro de 1922. Dois dias de ventos quentes precederam a marca. Alguns especialistas argumentam que o calor latente pode ter sido adicionado à massa de ar devido à chuva ao sul de El Azizia. Ainda assim, as previsões dizem que as temperaturas lá são de cerca de 56 graus Celsius, não muito diferente para as 300.000 pessoas que fazem dessa cidade a sua casa.[OurAmazingPlanet]

40 comentários

  • Rafael Bastian Fagundes:

    Ja encarei 53 graus em cuiaba, o vento parece um secador de cabelo. Por isso apelidei essa cidade de HELLCITY. pior que aqui so no deserto.

  • Amanda Vidal:

    Sinceramente, é só ver em toda edição do Jornal Nacional no Rio de Janeiro é a temperatura máxima do país. E ainda mentem no Jornal, pq só registram até o máximo de 40º, pq já ouvi dizer que existe uma lei no país que, se passar de 40º, não é preciso trabalhar. O pessoal iria querer parar tudo e só voltar depois das seis, como na matéria. Mas cansei de ver termômetros nas ruas, em vários lugares, marcando acima de 40º no verão e já cheguei a ver 45º e até 47º…sem exagero!

  • Douglas Dos Santos Guerra:

    Só esqueceram de por São Paulo no dia de hoje na lista…

  • Amanda N.:

    Cuiabá , ta quase perto de TIMBUKTU, MALI que faz mais de 43 g. aqui ta 35, pqp muuito quente .

  • JANNIO TORRES:

    o lugar mais quente do mundo se chama serra talhada PE

  • rafael:

    tão falando que lá é quente..é por que não conhece Cuiaba -mt
    a unica diferença de cuiaba pro inferno é que no inferno não tem pernelongo …

  • Anonimus:

    Ainda dizem que o nordeste é quente LOL

  • Éder Augusto:

    Aqui em Curitiba nas raras vezes que a temperatura passa de uns 30 graus ja estou morrendo.

  • claudemir da silva:

    são lugares fantasticos e enigmaticos gostei da reportagem

  • Danorton Tadeu:

    Minha linda e amada Macapá, que beleza… tão fresquinha, perdão por te chamar de minha estufa particular. Eu estava enganado.

  • Everton:

    Conheço Terezina, Maranhão, Cuiaba…Mas nenhum desses lugares chega perto de Palmas no Tocantins.

    • Rafael Bastian Fagundes:

      Voce “conhece cuiaba”‘ mas ja morou aqui?
      Provavelmente vieste no inverno pra dizer uma bobagem dessas.

  • newton:

    o nome do artigo são os 9 lugares mais quentes, logo o lugar mais quente tinha que ter o numero 1 e não o 9 . Só reparem isso e não cometam esse erro de novo…

  • victor iturrriet:

    o nome do artigo deveria ser: os 9 lugares mais quentes e habitados do planeta, pois o deserto de Danakil, na Etiópia registra temperaturas de até 64 graus

  • Garcia da Montana:

    Tadinho do pessoal de El Azizia não deve ser facil por la não ,Realmente penso que Teresina ganha ,com definidas divisão de estações quente,mormaço, calor e verão

  • EuláliaReis:

    É muito quente mesmo! Eu não suportaria … Moro num lugar super legal de temperatura… Ainda bem que eu estou na boa … triste de quem tem que ficar no calor, no sol, na poeira … Eu sou previlegiada … Petrópolis é o Paraíso!Aquecimento global vai demorar a chegar aqui …. Fala sério!

  • JFSM:

    Realmente o ser humano é uma praga!
    É o ser vivo que mais consegue se adaptar a diferentes ambientes, até msm em um lugar desses!!!

    • Gabriel:

      E por causa dessas pragas que você esta ae acomodada comendo doritos e tomando coca-cola na frente do seu pc…

  • Carlos Machado:

    cade Cuiaba??? esse inferno aqui é foda!!

  • Ed:

    Aquecimento global é o aumento da temperatura média dos oceanos e do ar perto da superfície da Terra,e, não o aquecimento da temperatura média do planeta e dos oceanos.

  • Everton:

    Como têm pessoa burra e/ou desinformada. OMG
    Aquecimento global não significa que os desertos vão ficar mais quentes. O aquecimento ocorre nos oceanos também, o que 0,1 graus celsius pode significar variações graves em correntes oceânicas e levar a lugares onde nunca nevou a ter nevasca, por exemplo.
    Existe sim variações climáticas naturais durante a vida do planeta Terra, mas o ser humano está adiantando este processo.

    • Matilde:

      Quando colocarem impostos altíssimos sobre a emissão de carbono vamos ver quem é burro e desinformado.

  • Ernane PEdro:

    Ei mas não falaram de Teresina ok?

  • roberto l:

    Me lembro de quando os americanos queriam montar uma base militar no Egito para fornecer armamentos na guerra do golfo, os primeiros fuzileiros sofreram de insolação e congestão por causa do calor.rsrsrs

  • clarice:

    caramba!!!! e eu que achava minha cidade quente…

  • Baltha:

    Aquecimento global????
    Não existem provas dessa teoria.
    Como já mencionado aqui, é só jogada pra
    aumento de impostos.

    • Matilde:

      O clima da Terra sempre esteve em mudança. Aquecimento global é uma treta.

  • ale:

    Obrigada por me fazer rir essa hora da manha…….hahahahaha essa foi de mais…..

  • CristianoR:

    ….kkk queria ver a mulherada num destes lugares, se aqui no Brasil já tiram a roupa, lá então tinha que andar peladas…kkk
    Parabéns pela matéria! Ótima!

  • Rajmx:

    o décimo lugar mais quente, só pode ser Teresina-PI, o sujeito q vai para o inferno tem q fazer estágio lá. Onde as estações do ano são super definidas. Calor, mormaço, quentura e verão.
    Água do coqueiro ferve é no pé.
    Só aguenta com uma breja bem gelada !!!

    • Jéssica:

      uhahahuhahu….boa

    • Flor de Lis:

      Realmente, Rajmx,, Teresina é uma caldeira,, ferve… e digo mais: urubu só voa com uma asa, pq tem q usar a outra pra ir se abanando…rsrsrs.,,, mas te digo q Caxias (Maranhão) também não fica atrás não, viu… ô terrinha quente…aff

  • Lucas IF:

    Éhh, e a gente ainda reclama do calor no Brasil…

    Nossa EL AZIZIA, LÍBIA. O que chamou mais atenção foi o fato de 300.000 pessoas morar no lugar desse.

    Abraço

  • zeus:

    Lugares lindos!!!!

  • Mr. “X”:

    Da qui a alguns anos estes lugares provavelmente serão inabitáveis …..com o aquecimento global agravando…….

  • Hugo:

    Reparem que, destas marcas, a mais recente é de 1967, mais de 40 anos atrás. Onde está o aquecimento global?

    • Everton:

      Você acha mesmo, que aquecimento global iria provocar recordes de temperatura?
      Aquecimento Global é o aquecimento da temperatura média do planeta e dos oceanos, o que pode provocar, inclusive, tempestades e nevascas.

  • Márcio M:

    Não sabia da existência de tamanhas temperaturas! Não quero passar perto.

  • HORACIO LEONI:

    Senhores. Meus parabéns pela ótima matéria. Abraços.

Deixe seu comentário!