O astronauta canadense Chris Hadfield, comandante da Estação Espacial Internacional, respondeu em um vídeo uma dúvida dos curiosos: como os astronautas fazem exercício no espaço, em gravidade zero?
Parece divertidíssimo flutuar no meio das estrelas, mas o fato é que a falta de gravidade pode ser muito prejudicial aos astronautas. Com a falta de resistência, eles perdem coordenação muscular, massa muscular, massa óssea, etc. Para se ter uma ideia, um astronauta perde, em média, 2% de sua massa óssea para cada mês que passa no espaço.
Sendo assim, eles precisam malhar. E, aparentemente, fazem basicamente as mesmas coisas que fazemos aqui na Terra: correm em uma esteira, levantam peso, etc. No entanto, eles precisam ficar cuidadosamente amarrados por uma corda – por causa da mesma chatinha gravidade zero. Além disso, precisam malhar pelo menos duas horas todos os dias para manter sua massa muscular e óssea.
No vídeo acima, da CSA (agência espacial canadense), é possível ver alguns dos aparelhos que se encontram lá na estação, e como os astronautas se arramam ou os utilizam para poder se exercitar com sucesso.[Gizmodo]