7 fatos completamente absurdos sobre a gravidade

Por , em 13.06.2009

Um professor meu explicava que a diferença entre gravidez e a gravidade é que uma destas forças puxa para o centro da Terra e a outra para o centro da igreja. A gravidade é aquela coisa que todos conhecemos e achamos que entendemos. Ela deixa nossos pés no chão e o mundo girando em torno do sol.

Mas, se você começar a pensar, as certezas sobre a gravidade começam a flutuar. Confira algumas das coisas sobre essa força da natureza que simplesmente não fazem sentido.

7. O que é a gravidade?

newton vs einstein

A noção Newtoniana da gravidade era boa e simples: você pula, a gravidade te traz de volta à terra. Você chega ao topo, essa força acelera você de volta para baixo. A teoria de Isaac Newton funcionava bem, mas aí veio Einstein e mudou tudo. A teoria da relatividade fez com que a gravidade se tornasse uma propriedade inerente ao universo, e não aos corpos. Até hoje não se sabe qual das duas teorias é mais corretas: a teoria Newtoniana já foi utilizada para lançamentos de foguetes até a lua com sucesso, por exemplo, e a de Einstein também foi usada com sucesso, mas ainda não se sabe como as propriedades quânticas da massa, energia e do espaço-tempo criam o fenômeno da gravidade.

6. Por que a gravidade só puxa?

porque graviade puxa

Todas as outras forças da natureza têm opostos, só a gravidade não. Por quê? Especialistas acreditam que a resposta se encontra no campo quântico. “Não sabemos se a gravidade é mesmo só uma força de atração”, afirma Paul Wesson, da Universidade de Waterloo, no Canadá. Wesson menciona a existência da matéria escura, que age na expansão do universo, como uma possível força contrária à gravidade.

5. Por que a gravidade é tão fraca?

gravidade fraca

A gravidade é a mais fraca de todas as forças fundamentais. Pense no esforço que você faz para dar um pulo. É pouco, certo? E a força exercida pela gravidade, portanto, também é fraca. O que faz com que ela seja tão diferente? De acordo com a teoria das cordas, a mais aceita atualmente para explicar os fenômenos naturais, a gravidade seria fraca porque o universo teria mais que as três dimensões conhecidas, e essa força “vazaria” para outras dimensões, fazendo com que só conseguíssemos sentir uma parte de sua força total.

4. Por que a gravidade é perfeita?

gravidade perfeita einstein

Devemos todos os dias agradecer a exatidão da força da gravidade. Se ela fosse um pouco mais forte, o universo como o conhecemos não teria sido formado. No momento do Big Bang, em que o universo surgiu, surgiram também duas forças: a matéria e o espaço-tempo em expansão, em que a matéria existe. A disputa entre as duas forças é perfeitamente equilibrada com base na constante gravitacional G.

3. A vida precisa da gravidade?

astronauta no espaco

Desde plantas até animais, todas as formas de vida parecem necessitar da gravidade para funcionar. Experiências mostram que plantas que foram criadas no espaço tiveram pouco crescimento e pequena produção de amido, além de outras dificuldades. Outra experiência, que investigava o desenvolvimento de ovos de codorna sem gravidade, demonstrou que nenhum ovo chegou a ser chocado: sem gravidade, a gema do ovo fica flutuando, em vez de estável.

Humanos têm problemas por outro motivo: sem a gravidade, os pulmões têm maior dificuldade em ficar no lugar, piorando a respiração. O crescimento dos ossos também é prejudicado, pois eles dependem do peso do corpo para crescer apropriadamente.

2. Podemos ir contra a gravidade?

anti gravidade

As pessoas sonham em criar um escudo contra a gravidade, mas ninguém conseguiu isso. Pelo menos não até hoje. Um efeito chamado magnetismo gravitacional, que diz que um corpo girando pode arrastar o espaço-tempo e criar um campo magnético-gravitacional talvez consiga este feito algum dia.

1. Algum dia teremos uma teoria quântica da gravidade?

gravidade quantica teoria

A mecânica quântica e a teoria da relatividade, as duas melhores que explicam como o universo funciona, têm uma séria dificuldade em entender o mundo dia a dia como o conhecemos. O problema, segundo especialistas, é quem ainda ninguém conseguiu juntar as duas para criar uma teoria quântica de qualidade. [New Scientist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (34 votos, média: 4,47 de 5)

35 comentários

  • Marcelo Ribeiro:

    Tenho certeza que o efeito de dobra no espaço-tempo sobre si mesmo influência a o espaço-tempo entre as partículas atômicas.

  • Rafael:

    A vida, como a conhecemos, depende da gravidade, óbvio não?!
    Só comecemos vida que se desenvolveu dentro de um ambiente com gravidade, toda a evolução da vida teve de levar em conta a presença da gravidade. Acho que seria um tanto estranho se a vida na Terra se desenvolvesse melhor em um ambiente sem gravidade. Talvez outras formas de vida possam se adaptar bem, como é o caso das bacterias e virus, que se desenvolvem muito bem em microgravidade…

  • Gabriel Cardoso:

    Desculpa, mas tenho que contradizer o segundo tópico de baixo para cima, “PODEMOS IR CONTRA A GRAVIDADE?”.
    Segundo o experimento de cientistas (vide contra apelo à autoridade anônima: http://www.nature.com/news/quantum-gas-goes-below-absolute-zero-1.12146) Ao chegar ao zero absoluto na termodinâmica(em Kelvin)observou-se que as partículas tomaram o comportamento de partículas antigravitacionais, comportamento calculado pelo físico teórico Achim Rosch, da Universidade de Cologne, na Alemanha.

    “…For instance, Rosch and his colleagues have calculated that whereas clouds of atoms would normally be pulled downwards by gravity, if part of the cloud is at a negative absolute temperature, some atoms will move upwards, apparently defying gravity4”

    Mandt, S., Rapp, A. & Rosch, A. Phys. Rev. Lett. 106, 250602 (2011).

  • Carlos Mateus:

    Segundo a teoria da relatividade a gravidade não é uma força mas a distorção do tecido espaço tempo a nossa volta por um objeto com massa.Quanto maior o objeto sobre o tecido do espaço maior é a distorção ou deformação.
    Segundo a teoria da relatividade,no caso da gravidade na terra,não e ela que nos puxa,mas o efeito de distorção ou deformação causado pela terra no tecido do espaço que nos empurra contra a própria terra.
    Isso pelo menos ja foi provado cientificamente observando a luz das estrelas se deflexionares na observações de eclipses solares.
    As orbitas dos planetas no sol e efeito desta distorção no tecido do espaço criada pelo sol,e como um buraco redondo concavo no tecido do espaço,onde o objeto vai girando sendo atraido para o centro.Um exemplo simples e funcionamento de uma roleta russa,a bolinha uma hora vai cair no centro.No nosso caso da terra a lua levara uns bilhões de anos até cair sobre a terra devido esta deformação do tecido do espaço.

    • Rafael Cerdeira:

      Mas a Lua se afasta aproximadamente 4 centímetros da Terra ao ano

    • Melquisedek Santos:

      Rafael Cerdeira depende da velocidade da órbita, se a velocidade da órbita da lua diminuir ela se aproximará da terra.

  • Carlos Mateus:

    Segundo a teoria da relatividade a gravidade não é uma força mas a distorção do tecido espaço tempo a nossa volta por um objeto com massa.
    Segundo a teoria da relatividade,no caso da gravidade na terra,não e ela que nos puxa,mas o efeito de distorção causado pela terra no tecido do espaço que nos empurra contra a própria terra.
    Isso pelo mesno ja foi provado cientificamente observando a luz das estrelas se deflexionares na observações de eclipses solares.
    As orbitas dos palnetas no sol e efeito desta distorção no tecido do espaço criada pelo sol,e como um buraco redondo concavo no tecido do espaço,onde o objeto vai giranto sendo atraido para o centro.Exemplo simple e uma roleta russa,a bolinha uma hora vai cair no centro.No nosso caso ex na terra a lua levara uns bilhões de anos até cair sobre a terra.

    • Redson Silva:

      quer dizer que A gravidade é o espaço-tempo?

    • Gabriel Costa Cruz:

      Mas a Lua está se distanciando da Terra

  • Alessandro Silveira:

    “Até hoje não se sabe qual das duas teorias é mais corretas: a teoria Newtoniana já foi utilizada para lançamentos de foguetes até a lua com sucesso, por exemplo, e a de Einstein também foi usada com sucesso”
    Afirmar isso é um grande erro, se sabe que a Mecânica Clássica ou Newtoniana tem um escopo muito limitado, A Teoria da Relatividade Geral é uma generalização da Gravidade Newtoniana, sendo uma das teorias mais testadas e mais bem sucedidas até hoje. Aliás muito pouco saberíamos sobre o universo sem a Relatividade Geral.
    Os exemplos são inúmeros:
    – Redshift;
    – O tempo de atraso gravitacional;
    – Dilatação do Tempo;
    – Movimento em queda livre;
    e muitos outros.
    A Mecânica Newtoniana é útil pois descreve o nosso escopo dentro do universo.

    Afirmar que a Teoria das Cordas é a teoria “mais aceita atualmente para explicar os fenômenos naturais” é outro equívoco que deve ser corrigido ou pode dar falsas afirmações aos seus leitores.

    Em relação à Gravidade Quântica, não vou entrar no mérito, mas sugiro que pesquise sobre o assunto.

    PS. Não confunda Matéria Escura com Energia Escura.

  • Ed aud hudson:

    6- Porque a gravidade só puxa ?
    Segundo Einsten a gravidade é uma deformação no espaço tempo provocada pela massa, quanto maior a massa maior a deformação, o que acontece é que essa deformação no espaço empurra os objetos massivos, o espaço está ¨dobrado¨ agora sobre nós nos empurrando e nos esticando para o centro da terra entre outros, dizer que a gravidade é uma força que puxa não esta correto, também de certa forma não está correto dizer que a gravidade é uma força que atrai, alguns vídeos mostram a gravidade como um afundamento em uma teia ou bidimensional no espaço procurando tentar descrever como a gravidade funciona …( http://www.youtube.com/watch?v=2xcSAJlA-W0) mas não é um bom exemplo porque faz parecer que a terra por exemplo em relação ao sol ¨cai¨em uma espécie de ralo provocado pela massa do sol, Einsten imaginou para explicar o espaço como se ele fosse um aramado tridimensional entrelaçado, mas sempre ilustram uma imagem como se a terra estivesse escurregando por um ralo provocado pelo sol e não sendo compelida pela distorção do espaço que se curva dentro de si mesmo.

  • Rafael Santanna:

    “Deus”, “Jesus” foi o cara mesmo, foi o primeiro ser humano à voltar no tempo. Mudou toda a estruturação social humana, eliminou marcas sociais que acabaram por permitir a vida tal conhecemos e eliminou preceitos que levariam SIM à extinção humana. Agora é só curtir a tecnologia e esperar o “juízo final” que não passa do último grau da evolução social onde nos serão entregues todas as verdades incontestáveis. kkkkkkk

    • Luiz Junior:

      kra, isso foi um pensamento ou é uma teoria que vc leu em algum lugar mesmo? pq pra mim faz muito sentido…

  • Campos:

    Pergunta 6 – Porque a gravidade só puxa? Wesson mensiona a matéria escura, o certo é a energia escura. Esta força não existe. É uma ilusão de ótica, como explicado no blog:
    “Olhando o Universo”.

  • Juares:

    Suponho que a distorção espaço-tempo está sendo manipulada no futuro,e consequentemente civilizações terrenas, e não extraterrenas, estão nos visitando,utilizando meios de transporte que fazem uso do que chamaria de “força anti-gravitacional”.É uma Hipotese para os ovinis.

  • // hey, hey! //:

    como Deus é preciso e zeloso, criou a gravidade perfeitinha para nós
    não devemos à gravidade, devemos a ele

    • Igor Dias:

      Sim Deus é o cara foi o primeiro diretor de Hogwarts

    • Jacson Magno Junior:

      Você tem que estar brincando.

  • Misleine:

    A teoria gravitacional de Newton ainda é valida so que para referenciais menores e serviram de base pa Einstein formular a su ateoria da relatividade geral, como a energia escura e a materia escura são feitas de elemento que ainda não conhecemos as duas teorias se tornam obsoletas para definir o porque da expansão acelerada do espaço………

    E pelo o que me parece a teoria de Einstein vai valer pra menos tempo que a de Newton que foi de + de 200 anos.

  • Robson Lima:

    7. O que é a Gravidade?
    O que sentimos como gravidade na é o efeito da distorção do espaço-tempo, causada pela matéria.
    6. Porque a Gravidade só puxa?
    A visão de que a gravidade Puxa vem da noção newtoniana da força que está constatemente puxando, mas na versão relativisica de campo gravitácional, meio que vc escorrega pelo distorção do Espaço-tempo, ou seja a gravidade não é uma força de atração, mas um fenomeno tempo-espacial, acredito que se ouver como manipular a curvatura do espaço-tempo pode-se-ia reverter o efeito gravitácional.
    5. Porque a Força da gravidade é tão fraça?
    justamente por isso a gravidade não é bem uma força, pelo menos não como as outras, e a questão de ser fraca é relativa, por exemplo, manter um palente do tamanho da terra ou jupter em orbita, não é algo que a força forte, ou fraca ou eletromagnetismo faria, e seguindo a lógica de que a gravidade é causada pela distorção espaço-temporal, quanto mais matéria, mais dirtorção, e por consequência mais forte o campo grvitacional, e o oposto também é válido, menos matéria, menos distorção = gravidade mais fraca. por isso a nivel átomico a gravidade fica tão insignificante, e em macro escala mantem uma galáxia unida.
    4. porque a gravidade é perfeita?
    outro conceito relativo, podemos achar que ela é perfeita para tudo que existe, mas ela pode não ser perfeita para outras coisas, por não ser perfeita para essas coisas tais coisas não existem e não podem indagar-se o porquê da gavidade não ser perfeita para elas, imagine que peixes dentro de um aquário afirmem como a água é perfeita para eles(oxigenação, temperatura etc.), e que eles (como se conhecem) não existiram se a água não tivesse exatamente aquelas codições.

    3. A vida precisa de Gravidade?

    Sim, a vida como a conhecemos. Interprentando a vida como um um estágio “Evoluído da matéria”, se essa evolução dá matéria se dá em uma ambiente gravitácional essa vida será lógicamente dependente da gravidade, e não se tem conhecimento de outras formas de vidade além da terra, e principalemente que se desenvolvam e um abiente sem gravidade, e acho pouco provavel, então podemos dizer sim a gravidade é requisito para vida.
    2. podemos ir contra a gravidade?

    Em tese, como comentei acima, acredito que se for possivel manipular a distorção do espaço-tempo que causa o que sentimos como gravidade, seria possivel reverter o efeito, talvez o magnetismo seja a chave para isso, há quem diga que é possivel.

    1.Algum dia teremos um teoria quântica da gravidade?
    Acredito que sim, alguns teóricos das cordas acham que a teoria descrever a gravidade, mas a coias começa a complicar quando surgem as dimensões extras.
    eu tenho um ideia, que é a seguinte: na teoria das cordas, as cordas vibram de a cordo com as dimensões extras. Mas comeceia a pensar o contrario se for a vibração da corda que faz distorções quâticas no espaço-tempo e os teóricos das cordas interpretaram como dimensões extras. mas naverdade seria a forma mínima de matéria (Corda), produzindo a forma mínima da distorção do espaço-tempo(já que a gravidade é o resultado dessa distorção), ou seja gravidade quântica.

    Ps: comparado a cientistas, minhas noções das teorias são as mais simplóres possíves e posso tá disconsiderando muita coisa, mas no momento essa são minhas reflexões, sobre as questões propostas.

    • Jorge Claudio Sousa:

      tenho mais uma teoria pra vc sobre a gravidade

  • franbogado:

    A gravidade é algo tão mais conceitual quanto como “lei de física”!
    Se observarmos bem, veremos que mesmo a “lei da gravidade” obedece a alguma outra lei que a obriga a reunir, recolher, ajuntar as coisas em torno e para si.

  • Robert Gower:

    Primeiro, perdoa meu portugues sou estrangeiro, e nao tenho acentos no meu teclado!
    7- A gravidade eh uma propriedade inerete de energia e nao do universo.
    Nenhuma teoria pode ser provado, mas pode ser falsificado ( leiam Karl R. Popper para um entendimento moderno e compriensivel de o que eh ciencia).
    Mecanica Newtoniano ja foi falsificado. Ou seja, encontraram exemplos em que nao funciona! Tudo comecou com problemas com mercurio (a planeta). E mec. newtonian falha em escalas muito grandes e muito pequenos. Enquanto mecanica relativistica nunca foi falsificado. Logo, nesse sentido mecanica relativisita eh “mais correta”.
    6- Existe varios forcas sem oposto. Forca forte nuclear por exemplo, eh a forca que uni quarks e gluons em protons e neutons.
    5- Super cordas certamente nao eh a teoria mais aceita!

    Sugiro que consulte um fisico antes de publicacao, ou wikipedia:
    http://en.wikipedia.org/wiki/Gravitation

  • Robert Gower:

    7- Gravidade eh uma propriedade de energia, e nao “do universo”. Nenhuma teoria pode ser comprovado. Mas pode ser falsificado (Karl Popper), e mecanica Newtonian falha em varios experimentos. Especialmente em escala muito pequena ou muito grande. Logo, nesse sentido mecanica relativistica eh mais aceita. Mesmo a newtoniana sendo ainda util.
    6- Varios forcas da natureza nao tem oposto….q nem forcas forte de interacao. Eh a forca que segura quarks e gluons para forma protons e neutrons. E tem varios outros exemplos no nivel subatomico.
    5-Super cordas certamente nao e a mais aceita!

    Perdoa meu portugues sou estrangeiro. Nao sou fisico, sou matematico
    q entende um pouco de fisica. Sugiro q consulte um fisico antes de publicar.

  • Campos:

    Não estaria a gravidade inclusa num dos itens necessarios para que a vida exista. A distancia que estamos do sol seria um dos itens, a água é outro ítem, o oxigênio outro,etc. O mesmo talvez aconteça com a gravidade. Um pouco maior não existiria vida, um pouco menor também.

  • Ivo:

    “… aí veio Einstein e mudou tudo.” E assim é a ciência. Evalui através da relatividade. Perfeito!

    • Gabriel Cardoso:

      Na verdade ele não mudou nenhuma teoria da física, apenas hipóteses, ele, em verdade, acrescentou! Mudar uma teoria em relação a mecânica clássica ou a uma pequena ponta da quântica é uma afronta a obra Philosophiae Naturalis Principia Mathematica e Óptica, ambos do mesmo autor: NEWTON.

  • Source_Code:

    Comentando a linha 3. A VIDA PRECISA DA GRAVIDADE?

    Gostaria de lembrar que achei esse “teste” meio ilógico de ser realizado por que todo o tipo de vida que conhecemos foi desenvolvida num ambiente com gravidade. É pegar seres de milhares de anos de existência e tentar ver o que vai dar! Portanto creio que seria mais correto:

    “3. OS SERES VIVOS QUE CONHECEMOS ATUALMENTE PRECISAM DA GRAVIDADE?”

    • Gabriel Cardoso:

      Haha, é só um erro de português, creio que não queriam ir contra a Mendel, Darwin e Lamarck.

    • Davi Nonnenmacher:

      Além de que, segundo a seleção natural proposta neste site, os seres vivos se adaptam ao ambiente, onde este ambiente é o planeta terra (com a gravidade), então, não me surpreende que uma planta não sobreviva no vácuo, pois, se ela foi “moldada”, digamos assim, apenas para a gravidade, não precisa ser muito inteligente para perceber que fora da gravidade ela não sobreviveria. Uma planta é um organismo muito complexo para ser colocado no espaço, talvez algumas bactérias ou seres minúsculos teriam um desempenho melhor.

  • Zulfa António:

    Adorei saber mais sobre a gravidade.
    Ja imaginou, derepente tudo perder a gravidade, e ficarmos
    todos e tudo a flutuar?

  • R.Arnoldi:

    Taí uma das “descobertas” antigas e que ninguém sabe como age sobre os corpos. Me pergunto se o que afirmei é verdadeiro ou não, pois no dia em que decobrirem como neutralizar ou montarem equipamentos que levitam, o que acontecerá com todos os demais tipos de energia atual? De prospecção, refino, transporte à vendas? Porque tal equipamento produzirá tanto força de atração como repulsão gerando a própria energia. O que acontecerá com as fronteiras politicas com imóveis? Desde que eu possua tal equipamento terei minha casa ou o que quer que seja pairando sobre determinado local gerando caos também no mercado mobiliário. Qual seria a tecnologia para controlar tantos objetos voadores? Enfim acredito que poderia haver um caos generalizado devido a depednência que hoje temos de um sistema e de repente mudaria tudo e levaria décadas para se reorganizar a sociedade, só que desta vêz de maneira global.

  • Pablo Moreno:

    Interessante o artigo, mas deve-se tomar cuidado

    A questão número 3 referente a vida precisar de gravidade é bem relativa, já que a vida que conhecemos se originou em um planeta com uma gravidade bem estabelecida, no curso evolutivo os organismos se adaptaram para a gravidade da Terra.
    Isso não significa que todos os organismos no universo precisam da mesma gravidade que nós temos!

  • Juliana:

    Uma correção: no número 6, é a Energia Escura, e não a Matéria Escura que pode ser responsável pela expansão acelerada do Universo, sendo a fonte de uma força de repulsão contrária à gravidade.
    A Matéria Escura é usada pra explicar a observação de efeitos gravitacionais maiores do que seriam se fossem causados pelos objetos ‘luminosos’ detectados na vizinhança.

  • Tony:

    O melhor artigo que já vi aqui até agora, esclareceu muita coisa, gostei mesmo, valeu

Deixe seu comentário!