Xingar te deixa mais forte, p@rr4!

Por , em 5.05.2017

Boa notícia para você que tem boca suja: psicólogos descobriram que xingar em voz alta deixa as pessoas um pouco mais fortes.

Alguns anos atrás, o Dr. Richard Stephens, da Universidade de Keele, no Reino Unido, concluiu que falar palavrão podia ter um efeito de diminuição da dor (em um estudo, as pessoas conseguiram ficar mais tempo com a mão submersa em água gelada ao usar um xingamento de sua escolha).

Como estudo de acompanhamento, a equipe recentemente realizou mais dois experimentos para tentar compreender os efeitos mais amplos do xingamento sobre a força.

Os experimentos

O primeiro teste analisou a potência anaeróbica, testando 29 indivíduos durante uma corrida curta em uma bicicleta estacionária. O segundo envolveu 52 indivíduos submetidos a um teste de punho isométrico.

Os participantes realizaram ambos os testes duas vezes, uma vez ao repetir uma palavra neutra e, em seguida, ao repetir um palavrão de sua escolha. Semelhante ao estudo de tolerância à dor, os pesquisadores instruíram as pessoas a pronunciar os xingos em um tom calmo.

Nos dois casos, o palavrão aumentou a força dos indivíduos, seja em maior potência no teste de ciclismo, ou em pulso mais forte no segundo teste.

Mas como?

Após sua experiência anterior, o Dr. Stephens levantou a hipótese de que o xingamento podia estimular o sistema nervoso simpático do corpo, o que certamente resultaria em aumentos ligeiros observados na força e na tolerância à dor.

No entanto, no último estudo, a equipe não encontrou nenhuma evidência de sistema nervoso simpático estimulado.

“Quando medimos a frequência cardíaca e algumas outras coisas que você esperaria terem sido afetadas se o sistema nervoso simpático fosse responsável por este aumento na força, nós não encontramos mudanças significativas. Assim, ainda não sabemos exatamente por que os palavrões têm estes efeitos na força e na dor”, explicou o Dr. Stephens.

Embora o mistério permaneça, os experimentos recentes oferecem alguma justificativa científica para apoiá-lo na próxima vez que você xingar muito alto ao bater o dedinho do pé ou carregar uma caixa bem pesada. [NewAtlas]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (10 votos, média: 4,70 de 5)

Deixe seu comentário!