Os ursos, o sono e as viagens espaciais

Por , em 27.02.2011

Como uma pesquisa sobre o tempo de hibernação dos ursos pode ajudar o homem a viajar pelo espaço? Parece estranho, mas não é. Um grupo de cientistas está estudando como os ursos conseguem ficar dormindo e sem comer por até sete meses seguidos, durante o período de hibernar. Desvendar este mistério poderá ajudar os humanos a sobreviver em longas viagens espaciais.

Para o estudo, pesquisadores juntaram alguns ursos e os colocaram em “quartos” de alta tecnologia para que hibernassem. Eles mediram a temperatura dos bichos, seu metabolismo e consumo de oxigênio. Sobre o estudo eles escreveram:

“Os ursos hibernam dentro de caixas de madeira de 0,8m³ com palha, como cama, e equipadas com câmera infra-vermelhas, detectores de atividade e antenas de telemetria. Água e comida não foram providos. O ar de dentro das caixas foi continuamente coletado para registrar o consumo de oxigênio (medição da taxa de metabolismo). Depois de acordarem espontaneamente na primavera, as gravações continuaram e a taxa mínima de metabolismo apresentada em 24 horas de jejum foi determinada, durante a hibernação, apenas a cada quatro noites, durante cada mês”.

A pesquisa rendeu dois resultados. Os cientistas observaram que os animais dormem encolhidos para preservar seu estoque de água e comida e se mexiam pouco, apenas para se ajeitar na palha. O que assustou os estudiosos foi que, mesmo com um metabolismo 25% mais lento que o normal, os ursos mantiveram o corpo aquecido durante a hibernação. A variação foi de cinco ou seis graus, principalmente durante os meses mais frios, depois a temperatura corporal voltou a aumentar. Apesar de ser um dado impressionante, os pesquisadores ainda não conseguiram explicar por que isto acontece. Eles especulam, no entanto, que seja para manter a atividade neural destes animais.

Mas, e as viagens espaciais?

Este estado de sono profundo no qual os ursos entram durante a hibernação são chamados de “suspended animation” ou “estado de animação suspensa”. Quem assistiu o filme Vanilla Sky lembra que o personagem principal fica anos neste estado, sonhando com imagens produzidas por uma empresa. Mas, ele podia escolher acordar a qualquer momento, como os ursos. Eles ficam meses dormindo e depois acordam para viver normalmente.

O que os cientistas buscam é uma maneira de fazer um humano hibernar para poder aguentar os anos de uma viagem espacial. Os ursos são bons objetos de pesquisa porque são grandes e mamíferos. Os astronautas que toparem, provavelmente ficarão dormindo em cubículos, em posição fetal como os ursos, se mexendo de vez em quando, mantendo sua temperatura, e não congelados em câmaras futurísticas como nos filmes de ficção científica.

Contudo, o problema continua sendo o mesmo: como induzir o estado de hibernação nos humanos. Há preguiçosos por aí que podem passar o dia inteiro dormindo, mas, sete meses? Não dá. Seria preciso uma terapia genética? Além disso, as viagens espaciais durariam décadas e não meio ano como o tempo de soneca dos ursos. Como extender este tempo de hibernação? Este estudo é só o primeiro passo para encontrar estas soluções. [io9]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

8 comentários

  • Brenda:

    Isso é ridiculo!
    Eu sou preguiçosa, já cheguei a durmir por 14 horas, mais seis meses é impossivel.

  • Thiago Luiz:

    No que diz respeito a engenharia genetica, seria necessario alterar os genes responsaveis pela produação de serotonina (hormonio que relaxa o corpo durante o sono), ou entao, doses diarias desse mesmo hormonio precisariam ser injetadas nos tripulantes, afim de nao deixa-los despertar.

    De fato as alterações necessárias, chegam a niveis geneticos!Quem sabe mapeando o genoma do Urso Polar, nao se descobre como ele consegue adormecer por tanto tempo.

    Precisamos lembrar que a natureza levou seculos para “moldar” o organismo de animais como o Urso, nao será de um dia para o outro que nós seres humanos vamos nos adaptar a vida “hibernativa” desses grandes mamiferos.

  • Juliano:

    Lembrei do filme “Um Maluco no Espaço” onde há uma missão tripulada para Marte o cara vai acordado os 8 meses…
    E tbm do filme “Avatar”, onde os tripulantes ficam mais de cinco anos durmindo para chegar na lua Pandora.
    A hibernação é uma ótima saída para as viagens espaciais, mas ainda há muitos problemas a serem superados, como os raios cósmicos. Talvez nós não vejamos viajens interestelares tão cedo… =/

  • Lucyano Valdez:

    O Homem foi feito pra trabalhar, comer, sobreviver, e se reproduzir, não pra hibernar assim, um tempão todo. Pura perda de tempo essa pesquisa. Se conseguirem isso, os efeitos colaterais serão seríssimos para o dorminhoco.

  • Ozzy:

    humanos nao hibernam pq Deus quiz assim… hehehe

  • eduardo:

    Se deixar eu hiberno mais q um urso……. kkkkkkkkkkk……

  • O Holandês Voador:

    Tem vezes q da vontade de dormir por uma semana, pra esquecer o mundo. XD

  • Dúvida:

    Porque humanos não hibernam?

Deixe seu comentário!