Os ursos polares ainda podem ser salvos da extinção

Por , em 21.12.2010

Cientistas previram em 2007 que dois terços dos 22.000 ursos polares do mundo desaparecerão até a metade do próximo século. Agora, pesquisadores afirmam que reduzir as emissões dos gases do efeito estufa globalmente poderia salvar os ursos polares e seu habitat Ártico.

Estudos anteriores sugeriram que as emissões industriais de gases do efeito estufa já poderiam ter aumentado as temperaturas globais, o que resultaria em rápida perda de gelo, talvez irreversível, no Ártico. Agora, a nova pesquisa afirma que essas previsões terríveis podem ser evitadas se as sociedades industriais agirem rapidamente para reduzir as emissões.

A chave para o argumento é a conclusão de que não há um “ponto de inflexão” no Ártico, além do qual a batalha já está perdida.

Os pesquisadores testaram o que aconteceria se os seres humanos permitissem que as emissões de gases do efeito estufa subissem até ao nível em que perdas rápidas de gelo começassem a ocorrer, e, em seguida, parassem o aumento das emissões nesse ponto.

Eles descobriram que, se os seres humanos fizessem isso, o gelo continuaria a declinar após esses eventos de perda rápida, mas haveria alguma recuperação substancial e, em seguida, a manutenção do gelo marinho ao longo do século. Ou seja, a boa notícia para os ursos polares é que não existe um ponto de inflexão para além do qual os animais e seu habitat ártico não pode se recuperar.

Segundo os pesquisadores, as previsões negativas “esquecem” muitos fatores. Há uma série de outros fatores termodinâmicos, como o congelamento rápido, que tende a compensar os efeitos que estão trabalhando para fornecer esses pontos de inflexão.

Mas os pesquisadores alertam que essa é apenas uma previsão. Para se ter uma boa compreensão física do mundo natural, é importante executar modelos de previsão. Mas é igualmente importante lembrar que eles são apenas modelos, e não a realidade. Normalmente, há vários futuros possíveis, e não um futuro certo. [BBC]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (2 votos, média: 5,00 de 5)

20 comentários

  • Ricardo Baptista:

    Eu não acredito que hoje em dia, as pessoas continuam a acreditar em TUDOOO, sem no mínimo se questionarem sobre o assunto. Sim, e a Verdade Inconveniente do Al Gore?! O que tem? já se questionaram que pode eventualmente existir outra teoria? Quem sabe se não é a verdadeira! Os ursos polares nunca estiveram em extinção, tudo isso é pura propaganda. Estudos provaram que inclusive a sua população aumentou em relação aos últimos dados estatísticos. Eu não vos censuro porque a informação que passa na midia deveria ser correcta, mas a verdade é que o aquecimento global não é mais a alteração do clima por culpa do homem, é um tremendo negócio que alberga milhões de postos de trabalho e dinheiro. Como já disse, antes de tomarem uma decisão sobre algo, sejam cépticos sobre o assunto, pesquisem os dois lados, e tirem a vossa própria conclusão, pensem por vocês mesmos e não deixem os outros pensarem por vocês.

    Deixo agora uma pequena ajuda em relação à minha opinião. É um link que tem um filme que lançou uma grande controvérsia no EUA (the global warming swindle), o filme trata da teoria oposta ao aquecimento global, isto deve deixar-vos confusos sobre o assunto, o que é bom, significa que pensam, e ainda vão a tempo de tirar a vossa própria opinião!

    http://poressemundoadentro.wordpress.com/2008/09/26/as-mentiras-globais-the-global-swindle/

    É esse o link, o vídeo esta dividido em 9 partes, quando acaba a 1ª, avancem para a seguinte, e só tirem conclusões quando acabarem de ver o filme. Alguma questão podem entrar contacto comigo.

    Ricardo

  • Bspy:

    criancinha, vc como o ze da feira tem uma visao muitu limitada so ver oq ta em cima do seu nariz… ou vc nao sabe q o planeta eh um organismo vivo e que nos somos apenas parte disso.. para essi planeta continuar vivo todos os organismos (animais,plantas, homems) precisam viver em harmonia e em paz respeitando o espaço do outro. mas nos hj somos um cancer na terra destruindo o planeta q nos acolheu…abram suas mentes e enxerguem o caminho que tamos seguindo… se nao entendem o que nos aqui estamos falando entao calem a boca e continuem suas vidas e deixe esses assuntos pra quem sabe.. nao importa se o aquecimento global eh verdadeiro ou nao, o que importa eh que agente esta consumindo tudo sem controle invadindo o mundo sem dar espaço para natureza… e concerteza essas coisas desequilibram nosso planeta e sofremos consequencias disso seja ontem, agora ou amanha.

  • Bspy:

    eh graças a caras como ze da feira q tamos hj aki… infelizmente muitos magnatas do petroleo e das industrias em geral e ate politicos q so visam o crescimento sem se importar com a poluiçao pensam como esse cara ai… infelizmente essas pessoas tem o poder do mundo nas mãos e a consequencia disso tai… vc, ze da feira so ta vendo o que acontece com os ursos, mas esta esquecendo dos furacoes e outros desastres naturais que exterminam nossa raça aos poucos graças a nós mesmos. nao sao so os ursos que estao morrendo…

  • Tata:

    O Zé da Feira, vc deveria ir cuidar de verduras!!!!Deixe os comentários para quem se importa e tem o minimo de cultura e bom senso para se preocupar com questões “pequenas” como essa:O AQUECIMENTO GLOBAL!!!!!!
    Vc provavelmente não deve pensar no mundo que seus filhos, sobrinhos, enfim alguem que vai nascer ainda vai viver nos proximos 50 anos.

  • nono:

    Mas para isto seria preciso extinguir o homem?

  • Criancinha:

    A cidade em que eu vivo provavelmente dizimou minhares de espécies nativas da fauna e flora, e eu não me lamento por isso.

    O homem é a espécie dominante. Ele decide como as demais espécies serão tratadas. Se ele resolve proteger alguma outra espécie justamente por interesse próprio, seja para fins de pesquisa, contemplação, deleite, alimentação, fornecimento de um equilíbrio no ecossistema, que seja. Não há Direito no mundo animal, mas só o do homem.

  • Ze da Feira:

    Desculpe a menssagem de natal , plagiei o HomerSimpsons. Mas não aguentei.

  • Ze da Feira:

    Nao procuro ser aceito ,nem quero seguidores. você não vê em nenhum comentário meu ofensas a ninguém, só tenho minha singular opinião. Sou respeitoso mesmo com que me chama de burro , ignorante, hipocrita etc.. Pérai…, tÔ pensando… Hipócrita ? Taí, posso ter muitos defeitos , mas esse não , pois sempre falo o que penso.

    Massagem de natal do Ze da Feira.

    Nesse dia temos que lembrar daquele cara que nasceu a muito tempo atras, ele tinha cabelos compridos e idéias muito avançadas para sua época. Ele revolucionou nossa civilização e nossos corações. lembrece dele.

    A é , e dirigia aquele carrão azul tambem. kakakaka

  • ?????:

    Ze da Feira, você está prestes a bater o recorde de notas ruins de comentários( e já são 4) em um só artigo, estou cansado das pessoas criticando os seus comentários e você se defendendo e se explicando.

    So sei que pouquíssimas pessoas(inclusive eu) concordam com você, pelo que tenho observado todos(inclusive eu) acham que você é daquelas pessoas ignorantes e ingênuas que não se importam com o meio-ambiente e que buscam razões fúteis e ilógicas para se explicar:

    “não mataria nenhum bicho sem necessidade , nem urso polar. mas se ele cruzar o meu caminho e nossos interesses se contraporem , tenho obrigação sobrevivente de aniquila-lo.”

    Agora faço parte daqueles que o critica.

  • Ze da Feira:

    Cristiano , fui criado na roça já cansei de matar porco . não tenho nenhum problema com isso. É estranho , mas você pode criar um porco por quase um ano , ele sempre vai atraz de você no chiqueiro e fica até seu amigo. Mas quando chega o dia dele e você olo olha , ele sabe e sai correndo feito maluco. quando vê a faquinha de estocar coração então , ele entra em desespero. mas já não tem mais jeito. Se fosse o contrario eu tambem ficaria desesperado. AINDA BEM QUE É EU QUE ESTOU COM A FACA. kkkkk

    Voltando ao assunto do post, não mataria nenhum bicho sem necessidade , nem urso polar. mas se ele cruzar o meu caminho e nossos interesses se contraporem , tenho obrigação sobrevivente de aniquila-lo.Eu devo isso aos meus antepassados, não posso decepciona-los. Nossas gerações passadas já sofreram muito na mão da mão natureza. mas chegamos a onde estamos . VIVA OS CRO-MAGNON. TENHA ORGULHO.

    Olha cristiano , não se engane ,a vida é esta mesmo , o mais forte sempre vai vencer o mais fraco, e é exatamente por isso que a vida esta sempre a evoluir. Infelizmente esta é a regra. Quem não quiser segui-la ou não puder, sucumbirá.

    Só mais uma , aquecimento global humano é mentira , nenhum cientista comprometido com a verdade assina em baixo. Al Gore é o maior palhaço do seculo XX , e no futuro ele vai ser lembrado por ser um farsante. tanto é que americano não engoliu.

  • Cristiano:

    Zé da feira disse :
    “se um urso polar tivesse a chance ele comeria você e toda sua familia. nao podemos ter piedade nao. temos que aproveitar nossa chance , não sabemos se vamos ter outra no futuro. fomos vítimas por milhões de anos, agora ta na hora de darmos o troco.”

    Pois é, Zé da Feira, e por acaso o ser humano tem alguma piedade ao matar a família de outros animais para se alimentar??? Não matamos bilhões de “famílias” de vacas, cabras, porcos, etc???
    Ou você se esqueceu do churrasco do domingo onde você e seus amigos comeram quilos de um boi, nem tanto por fome, mas apenas por deleite gastronômico???
    Mas, claro, desse fato você não se lembra, afinal, você não teve que enfiar a faca no pescoço do boi e vendo o animal berrando seu último suspiro… E o urso que é o ser do “mal”…
    Não estou entrando na discussão sobre o clima e nem fazendo apologia ao vegetarianismo, até porque sou “carnívoro”, mas vamos deixar de ser um pouco hipócritas, não é mesmo???

  • Curiti Boca:

    Parabéns Zé da Feira e Mister_x. demonstram que são gente que pensa e que se informam. Não como a maioria que repete q o que ve no Discovery Channel, National Geographic e Superinteressante! Mais gente aqui deveria discutir teorias e ideias e não insultar ao outro por pensar diferente como estou vendo ultimamente. Olha o gringo chamando outro de “ignorante” ou DimasDark acusando o outro de não ter compaixão! Isso é discutir ciência ? Agora voltando a notícia, logo,logo, já vamos ver por aí pessoas com a camiseta “salvem os ursos polares !”

  • Ze da Feira:

    Tô com você Mister-x , aquecimento global causado pelo homem é a besteira que eu já ouvi. Um arroto que qualquer vulcãozinho por aí emite 10x mais co2 na atmosfera que o homem nos ultimos 100 anos.

  • Mister_X:

    Por medições de satélite, o mês de novembro fechou em apenas 0,38°C acima da média histórica, dentro da margem de 0,5°C ~ -0,5°C, portanto, oficialmente um mês normal, e em dezembro a média deve cair ainda mais.

    Por enquanto o ano mais quente da era dos satélites continua sendo 1998 e mesmo assim por dados coletados a partir das bolhas de ar, das camadas de gelo retiradas da estação Vostok na Antartida, e mesmo assim 1998 teve uma temperatura média bem abaixo da idade média, quando a média do planeta era muito mais alta do que a atual.

  • gringo:

    Zé da Feira, ou estás no gozo, ou és mesmo ignorante.

    Em relação ao aquecimento global se é verdade ou não, existem muitas teorias.

    Agora, nós como o mais destemido predador à face da terra, se decidirmos acabar com todos os seres vivos do planeta, acabamos nós próprios por ser extintos.

    Não é a o planeta que temos de salvar, ele ainda vai durar vários biliões de anos, e novas formas de vida surgirão. É a nós e às formas de vida que conhecemos que temos de salvar e preservar.

  • Mister_X:

    Legal, mas agora postem todas as teses que são contra o aquecimento global, e outras que são contra a origem antropogênica do aquecimento global. Aquecimento global pra mim é baboseira de gente querendo ganhar dinheiro em cima de nós.

    Mostrem o outro lado, o dos céticos do “global warming”.

  • Ze da Feira:

    dimas, já disse isso aqui uma vez mas vou repetir pra voce. a natureza ditou as regras da evolução e agora só porque esta pendendo querem mudar ? se um urso polar tivesse a chance ele comeria você e toda sua familia. nao podemos ter piedade nao. temos que aproveitar nossa chance , não sabemos se vamos ter outra no futuro. fomos vítimas por milhões de anos, agora ta na hora de darmos o troco.

  • ?????:

    Acho muito difícil que os ursos polares sejam salvos da extinção e provavelmente não serão. Isso é nossa culpa por nossa incapacidade de aceitar mudanças radicais nos nossos padrões de vida e também da incompetência dos políticos que não tomam nenhuma providência, e o urso polar não é única espécie que vai ser extinta.

  • DimasDark:

    Cara vc não tem compaixão? nós somos animais como os ursos, e mamíferos ainda por cima. Só que com características diferentes que nos fizeram evoluir e essa evolução causou no prejudicar de outras espécies. Podemos até ter inteligência, mas ela não está sendo totalmente usada como deveria

  • Ze da Feira:

    Deixa eu entender direito. Vamos sacrificar nossos confortos modernos pra salvar ursinho polar ? Vai se f@#$% urso polar.

Deixe seu comentário!