Coca-cola espermicida, dançarina sensual… Os vencedores Ig Nobel 2008

Por , em 2.10.2008

Entre os ganhadores dos prêmios Ig Nobel da revista “Ciência Improvável” estão um arqueólogo brasileiro, um estudo sobre o uso de Coca-cola como espermicida e cientistas que descobriram que as pessoas comem salgadinhos velhos alegremente se eles fizerem um barulho crocante alto suficiente enquanto são mastigados.

Outros ganhadores incluíram os físicos que descobriram que qualquer coisa que possa se embaraçar irá fazê-lo e uma equipe de biólogos que esclareceu que as pulgas caninas pulam mais longe do que as pulgas de gatos.

O IgNobel honra pesquisas verdadeiras, mas são uma alternativa engraçada para os prêmios super-sérios da próxima semana: Os Prêmios Nobel a medicinam química, física, economia, literatura e paz.

Os editores da revista de humor científico Annals of Improbable Research (Anais da Pesquisa Improvável, em tradução livre) organizam a premiação com base em artigos publicados. Alguns dos estudos tinham a intenção de serem engraçados e outros não. Mas normalmente os “laureados” entram na piada e se divertem.

Débora Anderson, do Centro Médico da Universidade de Boston, nos EUA, juntamente com colegas, recebeu o prêmio de química por um estudo de 1985, que descobriu que Coca-cola mata espermatozóides e foi publicado na respeitada revista científica New England Journal of Medicine. Ela disse que a pesquisa foi séria, pois mulheres estavam usando o refrigerante como ducha contraceptiva e, mais tarde, para tentar se proteger contra o vírus da AIDS.

“Certamente não funcionaria como contraceptivo porque os espermas nadam muito rápido”, Débora disse. Mas a Coca-cola açucarada mata rapidamente espermas, ela disse, provavelmente porque o esperma fica encharcado. “O esperma meio que explode”, ela disse para a Reuters em uma entrevista.

O comitê do Ig Nobel criou um “prêmio de nutrição” especialmente para Massimiliano Zampini, da Universidade de Trento na Itália e um colaborador da Universidade de Oxford, que enganaram os voluntários para pensarem que estavam comendo batatas fritas (de pacote) frescas ao tocar sons altos de mastigadas crocantes sempre que eles mordiam uma.

O prêmio de biologia foi para uma equipe francesa que descobriu que pulgas de cachorro podem pular mais longe do que pulgas de gatos e o de medicina foi para uma equipe da Universidade de Duke, nos EUA, que mostrou que placebos caros funcionam melhor do que remédios falsos baratos.

Dorian Raymer, do Instituto Scripps dos EUA e seu colega, ganharam o prêmio de física por demonstrarem matematicamente porque o cabelo ou um emaranhado de fios irá inevitavelmente se embaraçar na forma de nós.

O prêmio da paz foi dado ao Comitê Federal de Ética Suíço, em biotecnologia não-humana, por adotar o princípio legal de que plantas tem dignidade moral.

Uma equipe da Universidade de São Paulo recebeu um prêmio especial de arqueologia por demonstrar como um tatu pode bagunçar um sítio arqueológico.

O prêmio de economia foi para pesquisadores da Universidade do Novo México que demonstraram que dançarinas sensuais (lap dancers) ganham gorjetas maiores quando estão no período fértil.

O prêmio de literatura foi para David Sims pelo “estudo docemente intitulado ‘Seu Idiota: Uma Expedição Narrativa da Experiência da Indignação nas Organizações’” (em tradução livre) disse o comitê.

Um dos prêmios anteriores incluem um pesquisador que escreveu um estudo sobre a cura de soluços através de toque retal e o inventor de um repelente de adolescentes eletrônico bastante utilizado atualmente em shoppings britânicos. Reuters]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (5 votos, média: 4,20 de 5)

2 comentários

  • Comentadeiro:

    Richard, mata os espermas, não significa que serve como contraceptivo, como o artigo esclarece.

  • Richard Fontana:

    Coca-cola utilizada como espermicida.

    Lógico que iria funcionar, pois a sua composição possui o Ácido OrtoFosfórico – H3PO4 -, e em uma quantificação na ordem de deixar o líquido do refrigerantes em torno de pH – Potencial de Hidrogênio 2,5 (e que se situaria entre a acidês do Ácido Acético (Vinagre) e o próprio suco gástrico humano.

    Qual organismo vivo em micro e biológica condições sobreviveria em um ambiente como este?

    Londrina, 03 de Outubro de 2008 – 17:21 horas.
    Richard Fontana
    Bel. Química
    consultor@rfontanaconsultoria.com.br

Deixe seu comentário!