Ouça música da Idade do Ferro

Por , em 8.09.2015

Billy Ó Foghlú, um estudante de doutorado da Universidade Nacional da Austrália, criou uma réplica de um artefato da Idade do Ferro que pode reviver a música que era tocada na Irlanda antiga.

A música da idade média

Chifres complexos da Idade do Ferro e da Idade do Bronze foram encontrados em toda a Europa, especialmente na Escandinávia. No entanto, a falta de bocais dos instrumentos irlandeses sugeria que a cena musical da região nessa época passava por um momento obscuro.

Ó Foghlú sempre esteve convicto que bocais tinham existido na Irlanda, e ficou intrigado com o lendário artefato conhecido como a Lança Cônica de Navan, achando que aquilo poderia ser, na verdade, um bocal.

musica idade ferro

Sem conseguir permissão para pegar a peça antiga original e colocá-la em sua boca, Ó Foghlú obteve suas medidas e fez sua própria Lança Cônica de Navan usando uma impressora 3D. “De repente, o instrumento ganhou vida”, disse. Tocado com o bocal 3D impresso, o “chifre irlandês tinha um tom mais aveludado e mais rico”, afirma.

Um bocal torna um chifre mais fácil de tocar – mais ou menos como nossos berrantes – e estes chifres foram, de acordo com O Foghlú, muito tocados. “Estes chifres não eram apenas chifres de caça ou feitos para fazerem barulho”, diz ele. “Eles foram muito cuidadosamente construídos e reparados. A música claramente tinha um papel muito importante na cultura”. Ouça no vídeo: [Sci-News, Fast Coexist]

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (3 votos, média: 4,33 de 5)

Deixe seu comentário!