Ovo fossilizado de dinossauro revela que eles eram habitados por vespas

Por , em 20.07.2011

A descoberta de casulos de vespas antigas dentro de um ovo fossilizado de dinossauro sugere que esses insetos eram parte importante da cadeia alimentar na Era dos Dinossauros.

Os casulos foram escontrados em um ovo de titanossauro (um dos maiores dinossauros que habitaram a Terra) de uma coleção de cinco ovos que foram encontrados em 1989 na região da Patagônia, na Argetina.

Mas foi apenas recentemente que os cientistas descobriram que um dos ovos quebrados continham pequenas estruturas em forma de salsicha. Essas estruturas de poucos centímetros seriam de um inseto próximo as vespas modernas.

As vespas podem ter sido indispensáveis para os dinossauros. Os cientistas acreditam que elas causavam pequenas fraturas na casca dos ovos, se alimentando da parte da gema que estava apodrecendo e a limpando.

A presença de vespas sugere que uma comunidade complexa de invertebrados se desenvolveu em torno dos ovos podres de dinossauro, já que os insetos estão no topo da cadeia alimentar decompositora.Vespas e necrófagos teriam ajudado também na limpeza de ninhos, eliminando possíveis patógenos. [LiveScience]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

6 comentários

  • tarso:

    mas também poderiam ser uma especia de parasita não?

  • joão junio:

    ser que a partir desses ovos seria possivel reconstituir o dna dos dinossauros

    • david:

      eu tambem queria que eles podessem existir eles podiam pegar o dna e refaser um dinossaurio recriar eles

  • Lokky:

    Legal

  • Emilio:

    Ola,Stephanie,gostei da materia.Que tal escrever sobre a cidade onde mora;no presente.Sugestão:ovos do pernelongo da dengue.E só.

    • Anderson Thiago:

      O quê??? Ovos de pernelongo da dengue? Que p**** é esta???

Deixe seu comentário!