Panela especial permite cozinhar sem nunca ter que mexer a comida

Por , em 28.05.2012

A saúde tem ficado em segundo plano ultimamente, já que a praticidade de certos alimentos é um dos motivos campeões pelos quais nós gostamos de fast food e comidas industrializadas.

Mas uma nova invenção pode aliar conveniência e alimentos saudáveis: uma panela feita especialmente para os cozinheiros mais preguiçosos, que mexe sozinha a comida.

A panela, chamada de Kuru-Kuru Nabe (“panela Roda e Roda”), foi criada pelo dentista japonês Hideki Watanabe. O que um dentista tem a ver com isso?, pergunta você. Bom, tudo, afinal ele teve a brilhante ideia enquanto fazia experimentos com gesso dental.

Funciona da seguinte maneira: conforme o conteúdo dentro da panela esquenta, ela começa a girar sozinha. O sistema é baseado na termodinâmica, um ramo da física que relaciona calor trocado e trabalho realizado através de variações em temperatura, pressão e volume.

Complicado para nós, meros leigos, mas muito fácil para nós, cozinheiros. Por causa da relação do sistema com o calor, não só não teremos que mexer a comida, como também o processo de aquecimento se torna mais eficiente e a formação de espuma é “compactada”, de forma que há menos chances do conteúdo da panela transbordar.

Na verdade, na verdade, Watanabe criou um “revestimento” para uma panela, não uma panela em si. E como toda invenção criada até hoje, essa também tem suas limitações. Creio que você ainda vai ter que esperar para poder cozinhar uma “feijoada automática”, mas fazer uma sopa agora se tornou tão fácil quanto fazer macarrão instantâneo, de modo que você pode aposentar essas refeições de três minutos por uma que vai prolongar sua vida e diminuir suas chances de obesidade e doenças relacionadas.

Vamos torcer para que o mundo capitalista veja nessa panela o futuro da nação, e resolva investir na produção em massa de Kuru-Kuru Nabes.

A boa notícia é que essa não é a primeira vez que alguém tem tal ideia: já existe uma panela que mexe a comida sozinha, baseada em uma espátula no fundo do recipiente, que supostamente evita que a comida queime. Não sei se funciona bem, mas porque você não compra uma, testa e me fala?[Gizmodo]

Vote: 1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars

1 comentário

  • Andhros:

    Para quem arruma sua própria bagunça, vai precisar de um esforcinho a mais pra lavar essa belezinha!

Deixe seu comentário!